[Resenha] Para Sempre Ana

by - sexta-feira, dezembro 09, 2011

Olá,queridos!
Hoje venho lhes apresentar a resenha de um livro envolvente,cativante e magistral.Estou me referindo ao livro Para Sempre Ana do autor Sérgio Carmach, publicado pela editora Caravansarai.



Confiram a resenha:

                                                                            SINOPSE
Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.


Editora: Caravansarai
Páginas: 336
ISBN: 978-85-89862-51-6

Blog do autor: Clique Aqui
Blog do livro: Clique Aqui
Classificação:


A estória se passa no distrito de Três Luzes, uma pacata cidade que cujo dito popular tem esse nome porque alienígenas costumavam visitar a cidade com suas naves. 
Como toda cidade pequena, Três luzes é um lugar pacato e sem muitos acontecimentos extraordinários. Devo destacar a maneira como o autor descreve o comportamento e os costumes de seus moradores. Conheceremos a tradicional família Rigotti composta por Nestor_ um renomado médico; Márcia _ a esposa, sempre muito simpática e Carlos, o filho intransigente e imaturo. Outra figura emblemática que conheceremos é Padre Motta que esconde muitos segredos. Carlos namora Cris, a bela professora da cidade. É numa confraternização de Natal, que a família Rigotti passará por uma transformação que mudará definitivamente suas vidas. 

Nesse momento,conhecemos Ana que surge com uma criança no colo e afirma que Caio é filho de Carlos. A partir desse momento, Carlos fará de tudo para provar que não é o pai dessa criança. Todos os personagens escondem muitos segredos. E o autor vai revelando cada um desses segredos aos poucos. Um deles por sinal, me deixou perplexa, com tamanha criatividade do autor.(Cheguei a pensar : Mas,isso não pode ser possível! ) 
Fiquei abismada com a revelação de tais segredos. E senti muita raiva de Ana no início da estória.Mas, como todos nós sabemos, ninguém é tão bom quanto parece e nem tão mal quanto pensamos. Todos os personagens são muito bem construídos. 

Até o momento eu só vinha lendo livros que desde o começo me agradavam muito. E Para Sempre Ana foi o único que logo no início, fiquei com o "pé " atrás. Talvez por querer que as coisas acontecem rápido demais, sendo assim, achei que não me agradaria muito com a estória. Paguei com a minha língua..rsss... Para Sempre Ana é aquele tipo de livro que prende muito a sua atenção, que descreve os fatos em seu mínimos detalhes. Com uma narrativa cheia de mistérios, ela vai nos prendendo a cada parágrafo. Estou sendo muito sincera, no início não gostei muito, acho que pelo tom dramático demais que o livro possui. 
Todos os sentimentos são lançados sobre Ana. Amor e ódio transitam sobre o personagem. No início a odiamos, mas no fim chegamos a torcer por ela, já que Ana é uma grande vítima. 

Devo destacar que Sérgio é um autor brilhante, ele constrói diálogos riquíssimos, cheios de vocábulos inteligentes e bem concatenados. 
Como eu li o mini-livro que ele estava oferecendo aos blogueiros, tive muita dificuldade com sua leitura devido à letra ser muito pequena. Mas, isso não impossibilitou que eu continuasse com a leitura. 
Você irá se apaixonar pela escrita de Sérgio, pois ele utiliza-se de termos bem formais e palavras por vezes rebuscadas.Eu gosto muito desse tipo de escrita, sempre muito rica e criteriosa. 
Bem,eu recomendo e muito o livro e gostaria de agradecer ao autor pela oportunidade de amar e conhecer Para Sempre Ana

Foram muitas as passagens que me agradaram no decorrer da leitura, mas irei destacar apenas uma que nos deixa bem à par do que esperar de um livro tão lindo e cheio de segredos e mistérios:

Como aprendizes da vida, todos nós temos a oportunidade de amadurecer pela experiência, de transformar as vivências amargas de outrora em tirocínio, o que nos torna, em geral, imunes às recidivas de velhos males. Mas existem espíritos de índole frouxa, capazes de cair nas mesmas armadilhas por inúmeras vezes. Mesmo um árduo esforço consciente da parte deles pode não ser suficiente para livrá-los de antigas e arraigadas tendências. Carlos, recorrente em suas atitudes e omissões quando o assunto é paixão, talvez seja um desses miseráveis. (pág. 119)
Sobre o autor:
Carioca, nascido em 1968, casado pela segunda vez e pai de três filhos, Sergio Carmach escreve romances desde da infância. Aos dez anos, embalado por um concurso literário, elaborou sua primeira narrativa longa, um conto de ficção científica chamada A Guerra Interplanetária. Aos dezesseis, começou a criar o primeiro romance, Judith e Joseph, o qual abandonou o qual abandonou ao ingressar na Faculdade de Artes da PUC e, posteriormente, no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais). No Exército, promovido a tenente temporário, participou da criação de softwares educacionais e iniciou seu trabalho como videomarker.Após elaborar as primeiras versões de Para Sempre Ana e de mais dois outros romances ( A pintora e Os demônios de Amostheus), teve um texto sobre a obra de José Saramago publicado por duas universidades : UFSC e UNESA. Nessa última,cursou Direito,tornando - se por fim Advogado.




Espero que tenham apreciado à resenha assim como eu tive o prazer de ler Para Sempre Ana. 
Comentem,pessoal!
Conto com a participação de todos!
Bjs!

Você pode gostar disso também

53 comentários

  1. É bacana qdo o livro surpreende, pq esses que a gente gosta logo de cara é fácil. Mas qdo a história evolui e nos prende, são os melhores.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Dezessete Luas (Margaret Stohl & Kami Garcia) http://bit.ly/sVYtMy

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog florzinha e é claro q já estou te seguindo...amei tb a resenha...linda!

    Xelim...='.'=!!!

    ResponderExcluir
  3. Passei para conhecer seu blog e tmb agradecer a visita. Tmb faço parte do Blogueiras Unidas.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Que resenha maravilhosa! O texto é ótimo no que tem < passa sinceridade, informação, sentimento > e ótimo no que não tem, pois não traz nenhum spoiler rs, o que não é nada fácil no caso desse livro. Parabéns! Gostei demais! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  5. O livro é realmente intrigante. Já li e tem resenha dele tbm lá no Conversa. A personagem Ana é muito forte e mostra como nós somos duais em tudo que fazemos. Gostei muito! Bjos,

    Ilmara

    ResponderExcluir
  6. Oooo Jehsus, eu não tinha terminado de escrever e apertei enter rsrsrsrsrs.
    Agora já foi, beijos Zilda
    Até a próxima resenha^^
    http://www.natocacomacoruja.com

    ResponderExcluir
  7. "Um padre que esconde muitos segredos..." Eu sempre desconfio desses padres de cidade pequena, sabe da vida de todo mundo e tals. Mas vai, agora conta o que te deixou chocada! ahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Me encantei com sua resenha, principalmente pela sinceridade ao dizer que não gostou no início. E foi por este motivo que ao terminar de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler este livro, que parece ser bem diferente dos que tenho lido até agora...
    Bjus linda.

    ResponderExcluir
  9. Olá :D Ainda não conhecia este livro, mas parece ser bom mesmo!! Fiquei curiosa pra saber o que Ana tem de segredos e mistérios. Adoro livros que mexem com nossas emoções, pois demonstram que são bons!!

    Beijos e sucesso pra você

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books 

    ResponderExcluir
  10. A-M-E-I a resenha, realmente me encantou, quando você disse que esse livro não a agradou no inicio, eu me lembrei de um que também não me agradou no inicio, mas no final eu me apaixonei, o livro é "A menina que roubava livros". Eu realmente me interessei por esse livro, já tinha visto antes algo sobre ele, mas ainda estava com um pé atras, agora no inicio do ano pretendo dar uma olhada. 
    Também estou saudades de você, mas essa semana estava bem complicada, com as provas da faculdade e tudo mais, mas prometo que não sumo mais (talvez só esse fim de semana, por causa de uma outra prova), mas estou de volta e pretendo visitar mais. 

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  11. Nossa que resenha emocionante \o/ eu nossa quero ler este livro e sem palavras para a sua resenha!!
    beijos
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oii querida, também já estou seguindo, e obg pela visitinha, adorei o seu blog, super fofo e vc tbm é uma fofa!!!! beijos, e ta att ok?

    www.regiannybarbie.blogpspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, estou morrendo de vontade de ler esse livro! Adoro livros nesse estilo, com mistérios, segredos, faz com que a cada página lida, meu coração bata mais forte (HUSHAUH sou estranha? ) Vou tentar comprar ele aqui, agora que é férias estou procurando livros bons, e esse me interessou! Obrigada pela visita no meu blog, adorei ver você lá! Bjs www.descartada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ei Zilda,
    Amei a sua resenha, e fiquei morrendo de vontade de ler o livro.
    E gostei de saber tbm que apesar de não ter se empolgado mt com o inicio, a história por fim te cativou.
    essa foi a segunda resenha que li do livro e minha vontade só aumentou.

    Bjok

    ResponderExcluir
  15. oiii , passando no seu cantinho para retribuir a visista no meu e seguir seu blog ...
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. _______ biigstick dirty sex jo9 de dezembro de 2011 às 22:36

    Quero ler '-'

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de escritores que nos deixam com a sensação que  ganhamos tempo, e  não o perdemos... Acho que é esse o caso. Amei...

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Fiquei super curiosa para descobrir os segredos... rs
    Vou colocar esse livro na minha listinha!
    BjO

    ResponderExcluir
  19. FELIZ TUDO PARA VOCÊ,ZILDA.

     NATAL, PASSAGEM DE ANO E QUE JESUS CRISTO DERRAME SOBRE VOCÊ MUITA LUZ,SAÚDE, PAZ E FELICIDADE.
     
    DO SEU AMIGO VIRTUAL, PAULO TAMBURRO.

    ResponderExcluir
  20. É, eu estou lendo e estou amando!!! :)
    Estou quase no final..Pelo amor de Deus, é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo na vida da Ana, rsrs.
    Excelente leitura!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Sabia que este livro ia ser bom... só pelo nome eu já soube. E quero muito ele pra mim...heheh
    Eu não gosto de livros que demoram séculos a engrenar na história, mas tb quando engrenam eu não quero largar. E pelo que você conta, a história sempre tem um ponto novo e não se torna cansativa.

    Gostei, bela resenha amiga...

    Bjokas \o/

    ResponderExcluir
  22. Já li outras resenhas deste livro e Todas só foram positivas e me deixaram curiosa sobre os segredos destes personagens, por isso ela já esta na listinha de Natal e com esta resenha só tenho que me conter + 17 dias..rsrs

    ResponderExcluir
  23. Oi, eu já li esse livro e fiz a resenha, mas não gostei tanto assim, só me interessei depois da página 300, e ele tem 380.


    André Luizwww.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  24. La Mademoiselle http://mademoi9 de dezembro de 2011 às 22:37

    Oi,

    esse parece ser um ótimo livro! A capa é linda e depois da sua resenha estou louca para te-lo em mãos! Adoro historia cheias de mistérios e segredos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Fique curiosa,e foi mal a minha é federal, AI UFSC *-*

    Beijinhos Blanc

    ResponderExcluir
  26. Oi Zilda,
    achei a resenha incrível! É muito bom quando nos surpreendemos com um livro assim!
    Confesso que achei a capa linda e a estoria bem diferente daquilo que venho lendo esse ano!
    Fiquei curiosa para ler esse título!!
    Parabéns!

    até mais!

    Prólogo da Leitura 

    ResponderExcluir
  27. ESTOU BEM CURIOSA SOBRE ESSE LIVRO, FAZ TEMPO Q O CONHECI E ELE ME CHAMOU BASTANTE A ATENÇÃO. PRECISO LÊ-LO LOGO!!
    ÓTIMA RESENHA, QUERIDA!!!

    @swannx 
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  28. #Aηα мαgιєяσ#9 de dezembro de 2011 às 22:37

    Oie Zilda ^.^
    Menina eu acho (tenho certeza, agora) que até agora não tinha lido uma resenha tão boa e Para Sempre Ana, ok tem muitas ai ótimas mais a sua.. eu não sei explicar porque eu gostei tanto.. hahahaha.. Está simples, mais também muito explicativa, muito com sua cara.. sei lá.. você fez a resenha muito muito muito boa..
    Explicou pontos.. e dá para perceber que você realmente gostou do livro.. rsrs..
    Preciso de um desses na minha casa, pois serio..  Eu preciso pega um livro que no inicio não vou gostar mais depois vou amar.. to precisando de um desses.. hahaha..
    Adoreei.. e parabéns.. está ótima a resenha..
    Um super beijo!

    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  29. Menina você conseguiu me deixar curiosa com esse livro hein...
    Tá na lista.
    bjs!

    ResponderExcluir
  30. Nizete - Cia do Leitor9 de dezembro de 2011 às 22:37

    Bem, pelo visto temos muitas intrigas nesta estória... BOOOOOM!
    Gosto desse ar misterioso, dos segredos que pra frente são revelados de forma bombástica!
    Sua resenha deixou curiosa pelo jeito cauteloso de expressar a boa leitura que tiveste.
    Pronto, quero ler tbm!! ^^
    Parabéns !

    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    Tbm tenho uma resenha pra vc... visite-me! 

    ResponderExcluir
  31. Oi flor, tudo bem ?

    Confesso que nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas depois de ler sua resenha, fiquei bastante curiosa!
    Gostei mesmo da sua resenha!

    Beeijos,
    Ler e se Aventurar

    ResponderExcluir
  32. Fiquei com vontade de ler agora Zilda.
    Já tinha visto essa capa em algum lugar, mas nunca tinha visto uma resenha dele.
    Ótima resenha!

    Beijão
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Nossa Zi... Este livro parece ser ótimo...
    Me deixou muito curiosa... Convenceu facil de dar atenção tanto ao livro quanto ao escritor...
    Vai para minha lista de leitura com certeza...

    Ótima resenha amiga!

    Bjos Até mais...

    Luh Figueiredos
    Biblioteca da Luh
    bibliotecadaluh.wordpress.com

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    O livro realmente parece ser interessante. Sua resenha me atraiu bastante. O livro já está na minha listinha ( que não para de crescer).

    Beijo!

    ResponderExcluir
  35. O livro parece ser bem interessante, muita gente vem falando dele. A capa ficou sensacional! E pelo que li na sua resenha ele parece ser ótimo!

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Adorei sua resenha *-*
    O livro parece ser SUPER interessante!
    E essa capa?! Linda!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Adorei sua resenha e fiquei louca para ler!!
    Fiz parceria a pouco e estou esperando o livro chegar!!
    Pelo que diz o livro parece ser muito bom mesmo=)
    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Eu simplesmente amei "Para Sempre Ana"! Foi um livro que me surpreendeu muito, não foi óbvio e eu adoro livros assim.
    Sua resenha está ótima Zilda, parabens!
    Tenha um lindo final de semana, beijos =*

    @morenalilica 

    ResponderExcluir
  39. Curti!
    Eu gosto de mistérios, suspense, leituras que prendem a atenção!!!
    Vou gostar desse!!

    bjkassssssss

    ResponderExcluir
  40. Oi flor!!!
    Parabéns pela resenha, eu adorei.
    E que bom que o livro só te deixou insegura no começo, triste é quando um livro começa ótimo e acaba perdendo o ritmo com o decorrer dos capítulo.
    Fiquei curiosíssima com o livro, e essa capa é linda de mais :)

    Beijos
    Lis - Batalha Luterária

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pela resenha Zilda! Já li Para Sempre Ana e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Bacana, Zilda!
    Já tinha ouvido falar antes da obra e me pareceu realmente boa. Com essa resenha agora, temos mais um indício a respeito da qualidade da narrativa.
    Meus parabéns pela resenha e meus parabéns ao autor de Para Sempre Ana.

    ResponderExcluir
  43. Muito legal! Parabéns.

    ResponderExcluir
  44. Olá, Zilda! Eu adorei a forma sincera e rica com que você escreveu essa resenha! Mas preciso ser sincera e falar que não me despertou vontade de ler o livro. Para começar, o fato dele ter uma narrativa não muito linear já não me dá muita vontade de ler, e outra coisa é a escrita formal e rebuscada, da qual não sou grande fã. Não é que eu goste de coisas mal escritas, também! ahahaha É só que eu prefiro uma linguagem simples e tudo o mais!
    Mas, em contrapartida, eu achei interessante o enredo do livro! ;)
    Beijos,
    Gabi

    ResponderExcluir
  45. Se eu já estava maluca pra ler o livro ,agora estou ansiosa de verdade.Adoro esse tipo de literatura, sua resenha bem feita  nos deu uma pitada do que esperar a cada página, parabéns!

    Viviane
    Razão e Resenhas
     http://vivianeblood.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. OLA ZILDA. FAZ ALGUM TEMPO Q NAO LEIO NEHUM TIPO DE LIVRO. A TEMPOS ATRAS EU LIA DE TUDO, MAS ACHO Q A INTERNET ME DEIXOU UM POUCO AFASTADA DOS LIVROS. E PIOR AINDA, OUTRO DIA FUI ESCREVER UMA CARTINHA PRA ENVIAR JUNTO COM MIMOS NUMA TROCA DE BLOG, E PASME MINHA MAO TAVA DURA. EU MAL CONSEGUIA FAZER DESLIZAR A CANETA. OBRIGADA POR ME ADD E ME FAZER SENTIR FALTA DAS LEITURAS. VOLTAREI SEMPRE. ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  47. Obrigada pela dica Zilda, nome e capa bem chamativos.
    Vou separar a dica aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  48. Olá Zilda!
    Achei super interessante este livro, mas confesso que nunca havia ouvido falar dele antes. Despertou minha curiosidade com um enredo cheio de segredos e, pelo visto, mentiras. Quando tiver alguma oportunidade, espero lê-lo.
    Parabéns pela tua resenha! (:

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Oi Zilda! Quem me falou do livro foi a Mari do Stories and Advice, na hora fiquei curiosa por que adorei a capa e a sinopse, então encontrei resenha no teu blog *-*
    E devo dizer, ô resenha que me deixou "com a pulga trás da orelha". Quem é Ana? Ela é do bem? O que acontece? Genteee, tu me deixou morrendo de curiosidade!
    Eu quuero ^---^
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  50. Olá:)
    Eu li o livro e amei *--*
    Meus parabéns pela resenha :)

    Beijos e tudo de bom

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.