[Resenha] Terra Ardente, de Janice Diniz

by - segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Olá,queridos!

Hoje trago-lhes a resenha do livro Terra Ardente de Janice Diniz publicado pela editora Multifoco. Preparem para conhecer um livro apaixonante!


Título: Terra Ardente – Amor e Ódio onde nem os fortes têm vez
Autora: Janice Diniz
Série: Matarana
Editora: Multifoco
Selo: Desfecho Romances
Ano da Edição: 2011
N° de páginas: 286
Onde comprar:  Compre autografado 

Adicione o livro no Skoob
Avaliação:  





Sinopse: 
“Karen tem má fama na cidade. Envolvida com corridas de cavalo, dívidas que podem levá-la à falência e uma vida afetiva que segue a regra dos três encontros e nunca mais, ela não pode fracassar. No seu encalço, dois fazendeiros ambicionando tomarem-lhe a propriedade. Com a vida em risco e sozinha num lugar hostil, ela tenta sobreviver e cuidar da avó e do filho. Se for preciso, seduzirá o delegado de polícia de Matarana para protegê-la – um caubói da lei que se comporta como um xerife durão do velho-oeste americano. Mas Karen não é a única mulher em apuros. A jornalista Nova Monteiro investiga um latifundiário suspeito de aliciar trabalhadores. Abandonou o sudeste para ficar ao lado do homem que ama desde a infância. Um amor que tem tudo para não se concretizar. O que Nova não sabe, porém, é que, segundo boatos, a chuva de cinzas na estação do estio não é somente das queimadas, mas também dos corpos dos forasteiros que se metem com os poderosos da região. Assim, ela faz duas descobertas: que luta pela causa errada e que o amor verdadeiro é um sentimento bruto que pode nascer do medo. Matarana, a cidade das aparências, onde nem sempre o mocinho é bom e o vilão, mau. Um faroeste moderno com mulheres fortes, homens destemidos, pistoleiros, matadores de aluguel e paixões devastadoras. A humanidade posta à prova em situações-limite.”


Meu primeiro contato com o livro foi através da leitura do primeiro capítulo, pelo qual a autora disponibilizava-o em seu blog. Após conhecê-lo fiquei bem interessada em dar continuação a leitura. Logo,pude firmar parceria com a autora.Infelizmente, por vários motivos não pude lê-lo imediatamente,pois alguns livros de parceria demoraram muito para chegar, e quando os recebi, todos resolveram chegar de uma só vez.Sendo assim,uma pilha se formou;por esse motivo Terra Ardente demorou para ser resenhado. Enfim,minhas expectativas eram enormes em relação ao livro, e digo que todas elas foram superadas após sua leitura.Terra Ardente é um livro incrível!

Inicialmente, somos apresentados a cidade de Matarana,uma pequena cidade habitada por poucos habitantes onde o sol escaldante castiga incessantemente aqueles que a habitam.
Matarana é uma cidade explorada por latifundiários que exploram suas terras e seus habitantes.Thales Dolejal é o grande senhor das terras e que domina a cidade com seus capangas inescrupulosos. Dolejal é um homem rude e ganancioso que não mede esforços para conseguir poder e fortuna. Ele fará de tudo para se apoderar do terreno de Karen,onde ela mantem pequenos bangalôs herdados por seus pais.

Karen é amante de Dolejal há 10 anos e luta incansavelmente contra Dolejal para manter-se na cidade. Ela é uma mulher destemida, de pulso firme e que tem uma personalidade muito forte.Karen sempre agia de acordo com seus instintos,vivia sempre metida em confusões. Normalmente, estava bêbada e transava com quase todos os homens da cidade.Apesar da imagem construída pelos moradores da cidade,Karen não se importava com o julgamento dos outros.

Nova Monteiro é outra personagem feminina de personalidade forte que encontramos em Matarana. Vinda de Minas Gerais, Nova vai em busca de uma nova vida na companhia de seu amigo Cristiano, o médico da cidade. Ambos viveram decepções amorosas em seus passados e se mantem juntos para suportar a frustração. Ela é uma mulher que tem uma personalidade forte,porém é um tanto sonhadora. Em Matarana, Nova será posta a situações que a farão superar seus medos a custo de muito sofrimento e decepções.
Nova tem dois ofícios, dividindo-se entre o emprego de jornalista no pequeno jornal da cidade e durante as noites, ocupava um lugar cativo como cantora de música country no bar do Gringo.

Em toda narrativa , as personagens femininas tem seu destaque.Pois, as mulheres de Matarana são fortes,determinadas e lutam por seus objetivos  com muita obstinação. Karen e Nova são o símbolo de firmeza e determinação. Porém,nem só de mulheres fortes Matarana é habitada. Além de Thales Dolejal, o importante latifundiário,conhecemos Rodrigo Malverde; o delegado da cidade. As meninas que se segurem,pois esse personagem arranca suspiros e deixa qualquer leitora doidinha. Outro personagem marcante é Franco, o capanga de Dolejal.

Franco é um rapaz de 20 anos que trabalha como fiel escudeiro de Dolejal. Ele é um homem muito amargurado devido a uma triste infância. Mas,assim como Rodrigo Malverde, Franco é um homem de pegada. Ele é indivíduo que carrega consigo grandes decepções mas demonstra em diversos momentos que pode haver sentimentos dentro de um coração tão bruto.Ele é o tipo de homem que deixava as mulheres loucas com seu jeito rústico e sedutor.

Todos os personagens em Terra Ardente tem sua devida importância. Apesar da trama ser focada em Karen Lisboa, os demais personagens carregam consigo dramas que valorizam ainda mais a narrativa. Terra Ardente é aquele tipo de livro que não conseguimos largar por um só minuto durante sua leitura. Janice soube criar uma estória cheia de realidade com personagens fortes e que ao mesmo tempo são sentimentais em demasia. Ousou em narrar um romance que descreve a vida de caubóis num espaço muito próximo ao leitor, trazendo a narrativa para o cerrado brasileiro. Todos os relacionamentos são muito bem articulados. 

Karen Lisboa é a figura de uma mocinha diferente. Ela não é puritana como as demais personagens como costumamos conhecer em outras estórias. Ela não tem papas na língua e deixa qualquer homem de calças arriadas literalmente. Janice insere palavrões a fim de dar mais realidade aos personagens rudes e impulsivos que compõem a narrativa. Sempre com um vocabulário um tanto rústico e limitado a gentilezas.

O livro é narrado em 3ª pessoa e possui alguns diálogos que aprimoram a interlocução dos personagens. A narrativa é simples e traz algumas referências bem atuais,como por exemplo,o Facebook. Fazendo com isso,que nos aproximemos da narrativa levando-se em conta a inclusão de termos bem conhecidos da realidade do leitor.Não seria exagero algum dizer que, Terra Ardente deveria ter uma adaptação cinematográfica.Pois, a narrativa é muito bem elaborada, os elementos e personagens são muito bem construídos. Logo, o livro merecia ser adaptado para o cinema.

Terra Ardente é um romance muito diferente dos demais.Pois,Janice dá vida a caubóis que transitam facilmente a nossa realidade.Porém, esses caubóis não são aqueles tipos estereotipados em alguns romances, que sempre denotam superficialidade e que normalmente habitam terras americanas. Outro ponto positivo, é a maneira como cada personagem convive com seus dilemas e sentimentos dúbios. Dessa forma, somos envolvidos diretamente com o drama de cada um deles.E por último, o ponto mais alto é a maneira como Janice conduz a narrativa,nos envolvendo com maestria numa estória cativante e totalmente sedutora. Terra Ardente entra sem sombra de dúvidas para a lista dos favoritos. Recomendo a leitura para quem curte um romance repleto de aventura e  regado à muita sensualidade. Com certeza, o leitor irá se render facilmente a esse livro.

Durante a narrativa, o leitor dará boas risadas, ficará apreensivo a cada novo acontecimento e sentirá aquele arrepio durantes as passagens bem quentes que os personagens se relacionam. O único ponto desfavorável, foi a elaboração da capa do livro que deixou a desejar por faltar uma luminosidade.Apesar de ilustrar um personagem central como um caubói, acredito que a capa poderia apresentar além da figura do caubói, a presença marcante da mulher já que a mesma está presente durante toda a narrativa.No mais, dou nota máxima ao romance de Janice por sua construção,elaboração e perfeição no conjunto da obra.

Terra Ardente é o primeiro volume de uma série, que compõem outros dois volumes,são eles: Céu em Chamas e Fogo no Cerrado. Estou bem ansiosa para conferir o segundo volume da série, já que Janice deixa alguns pontos a serem esclarecidos no fim da trama.
Gostaria de agradecer a Janice pela oportunidade de ler uma obra tão maravilhosa. Eu super recomendo mais um livro nacional de excelente qualidade.
Terra Ardente é um livro perfeito, intenso, magnífico. Dentre tantos parágrafos marcantes,cito alguns que irão encher os olhos e dar água na boca dos leitores. São eles:
" Através do reflexo do vidro da cozinha, ela via o rosto dele, os olhos brilhando, o cabelo castanho claro cortado como o de um executivo. Conhecia aquele olhar assim como conhecia aquele homem.Mas nunca seria fácil entre eles. Tentou ignorá-lo e concentrar-se em lavar a louça da manhã. Podia oferecer-lhe um café, um copo de uísque ou um pedaço do seu coração." 
“Os fracos torravam ao sol de Matarana. Morriam de sede. Eram mortos pelos pistoleiros. Eram comidos pelo câncer de pele. Os fracos vacilavam diante da esfinge. Contavam verdades embrulhadas em celofane.”
"[...] A resposta quase veio quando ela desceu a mão até o cós da cueca e parou. Rodrigo suspirou pesadamente e percebeu que estivera de olhos fechados.[...] Ela castigava-o? Desafiava-o? O que, diabos, aquele inferno gostoso de mulher queria?,ele pensou, querendo morder-lhe a boca e avançar sobre ela como um bicho."
"[...] Matarana é um vespeiro envenenado. Só que quando a gente é picado não morre por causa do ferrão; a gente se torna outra vespa e passa também a espalhar o veneno".
Preparem-se para um romance avassalador,onde amor e ódio duelam o tempo todo e que nem mesmo os fortes dominam seus instintos. Curtam o book trailer de Terra Ardente:


Até a próxima!
Não esqueçam de comentar!



Você pode gostar disso também

32 comentários

  1. Adorei Zilda...fiquei até curiosa,um romance diferente para o publico \o/\o/
    beijokas....
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  2. Fiquei um pouco com o pé atrás em relação à esse livro por me remeter à novela da televisão. Como eu tenho um pouco de preconceito com novelas... Mas mesmo assim me pareceu uma história muito bem construída e desenvolvida. Parece ser interessante, e bem diferente das leituras que estou acostumado.

    Abraço,
    Restaurante da Mente

     

    ResponderExcluir
  3. Uau, Zilda! Estou emocionada com sua resenha! Fiquei meio apreensiva quando vi que já tinha lido Terra Ardente. Pensei: Ai, meu Deus, o que ela vai achar? rs Não sabia que encontraria, em seguida, a resenha. Que bom que o suspense não durou muito tempo! rs Poupou meu coração! Nossa, o que posso dizer? Estou encantada, extasiada. Adorei a sua resenha, o seu texto impecável! Muito obrigada pelo carinho e apoio!

    Beijão, Zilda! ♥Ah, quero deixar um recadinho para o pessoal que se interessar em ter Terra Ardente: O livro, agora, só está sendo comercializado comigo, devido ao valor que eu consigo, como autora, junto à editora. Portanto, desconsiderem a Multifoco e a Cultura. São os olhos do dono que engordam o gado! rs

    ResponderExcluir
  4. SOU LOUCA POR ESSE LIVRO!!!!!!!!!!!!! Sua resenha ficou ÓTIMMMMAA e fiquei com mais vontade de ler ainda *-*
    a Capa é lindona também e todos estão dizendo bem dele! BEM QUE VC PODERIA FAZER UMA PROMOÇÃO EM *-*


    BJOKAS

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!!!

    Já li algumas rsenhas desse livros em outro blogs e fiquei interessado, e a sua resenha me deixou ainda mais curioso, parabéns.

    Abraços.

    Tem uma nova promo no blog, participe!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

     

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto a capa, mas nenhuma resenha!!!!
    Ameeeeeiiiiiiiii!!!!
    Intenso é pouco. 
    O que eu achei  engraçado é que ele nem tem tantas páginas assim pra ter tanta coisa!!!!
    A autora aproveitou e muito cada palavra pelo jeito!!!!
    Gosto assim, sem enrolação,  com muito conteúdo!! Parabéns!!

    Bjaks

    ResponderExcluir
  7. Huuuum... Um romance no oeste brasileiro! rsrs
    Deve ser quente! Gostei da ideia. Quero ler!
    Maratada é uma cidade fictícia né? nem pesquisei!! hehehe
    Gostei! Valeu pela dica.
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bruna Rodrigues dos Santos13 de fevereiro de 2012 às 22:31

    Concordo que a capa poderia estar melhor, mas gostei dela.O céu parece estar pegando fogo e acho que combinou.
    Otima resenha.
    Amo esse tipo de estoria e é sempre maravilhoso achar bons livros nacionais.
    Sem duvida na lista de comprar.
    Beijos e parabens pela resenha

    fleurdylis.blogspot
    @ NinaHenker

    ResponderExcluir
  9. Zilda eu adoro as suas resenhas, eu consigo sentir mesmo sem ler o livro o poder dos personagens, e morrer de vontade de ler o livro. Me interessei pelo livro, me parece ser bem interessante, o que mostra que os nacionais estão cada dia melhores. Adoro romances então esse livro vai para a minha lista de desejados. 

    Luana
    lendoaoluar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Boa resenha, Zilda!
    Fiquei curiosa com a história. Gosto de romances onde as mocinhas não são bobas.

    Beijos!

    @carissinha 

    http:!!artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Zilda! Estou ansiosa para ler Terra Ardente! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece bem intenso, adorei os trechos que você escolheu, fiquei bem interessada no livro através da leitura deles! Bjs...Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  13. Terra Ardente é um livro maravilhoso! E você não sabe, Zilda, o quanto me sinto feliz por ler resenhas assim tão lindas e que valorizam tanto a obra...
    Parabéns! Adorei o modo como você escreveu, os pontos que colocou,... ficou ótima! :D

    Agora é só torcer MUITÃO pra Janice fazer muito mais sucesso e encantar todo mundo com sua escrita gamante *-* (ela é fofa né?!)

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  14. Eu quero esse livro!!

    Deve ser maravilhoso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Tipo, quero esse livro, sua resenha me entusiasmou demais,ainda mais sendo esse um romance nacional, e pelo que tudo indica com uma trama  excelente e hot...ui
    Zilda, cada vez que volto em seu blog fico mais pobre, pq lá vai um livro pra anotar na list ade compras ...rsrs
    Amei  a resenha, tudo que explicou sobre a história, muito legal mesmo.

    Beijão
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/02/resenha-um-mundo-brilhante.html 

    ResponderExcluir
  16. Não costumo gostar de romances porque as mocinhas sempre são ingênuas e bobas, então saber que a mocinha desse livro não é assim já é um ponto positivo.
    Me interessei pelo livro, mas concordo sobre a capa. Se eu visse só a capa não me interessaria em saber mais sobre a história =/
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Adoreiiii sau resenha! O livro parecer ser incrível! Fiquei com muita vontade de lê-lo! *--*
    bjãoooooo

    Acabei de postar! Faz uma visita? http://olhosleem.blogspot.com/
     

    ResponderExcluir
  18. Nossa!! Que livro!! Muito boa resenha =)
    A melhor coisa é quer é livro nacional e de qualidade!
    Beijos, Laís

    @ livroeleitor

    ResponderExcluir
  19. Oii.
    Obrigada pela visita lá no blog.
    Que bom que você gostou.
    Também gostei muito do seu blog, voltado para a leitura e literatura, muito massa!
    Obrigada por me seguir e saiba que eu já estou a te segui também.

    Seja bem vinda ao Segredo e volte sempre!!

    Xerinhos!! =*
    http://osegredodasunhas.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  20. Olá :)
    Gostei da resenha *-*
    Mais um livro pra minha lista :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Que história interessante. Confesso que não faz muito meu tipo de leitura, mas a trama é bem curiosa!
    Parabéns pela resenha Zilda!;PPapos Literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  22. Oi Amiga!
    Estou super curiosa para ler este livro. Parece ser incrível. Tudo nele me agrada, o cenário, a história em si, os personagens!! Quero muito ler. Tenho visto ele em varios blogues!!
    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2012/02/quotes-que-me-marcaram.html

    ResponderExcluir
  23. Oi zilda, quanto tempo né?! desculpa a demora?!
    Bom, eu li sua resenha e é uma história bem interessante, e que nome essa cidade tem heimm... essa história não faz meu tipo, apesar de ter ficado com um pouco de vontade de ler, mais só por causa da karen, a que não tem papas na lingua e deixa qualquer homem de calças arriadas... hehehebeijosspassa láhttp://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Maravilhosooooooo! Zilda, você foi perfeita em todas as suas observações e também nos trechos que transcreveu... aumentou muito a minha ansiedade para ler esse livro! A Janice escreve muito bem. Suas palavras têm força, são intensas, são fortes. Uau.

    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Muito boa sua resenha, Zilda! Parabéns! Eu já havia lido algo sobre o livro e já havia criado um pouco de curiosidade à respeito do livro, e, agora, após ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. A trama parece muito boa, e a presença de personagens marcantes, de personalidade forte, chama muito a atenção. Os romances geralmente têm o clichê das mulheres serem frágeis, o que às vezes chega a "irritar". É legal quando um quebra a "regra" e traz algo marcante, assim.

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  26. Esse livro é O LIVRO!!! Estou louca para ler ele! Primeiro porque sou louca por romances e segundo porque amo cowboys!!! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  27. Olá Zilda,
    Primeiro queria dizer que simplesmente me encantei pela capa do livro, me fez lembrar dos romances de Diana Palmer.
    Parabéns pela excelente resenha.*bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Flor....adorei a resenha....deu até saudade do livro...\o/...bem só discordo em um ponto...kkkkk.....eu ameiiii a capa....sou fascinada por ela, só de olhar já me derreto.....rsrs.....mas essa é minha opinião....adorooo passar aqui....\o/....beijokas elis!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Tive o prazer e a honra de receber um exemplar da Janice e posso afirmar que, 
    Matarana é uma terra que arde em romance, ação, aventura, amor, ódio e segredos que apaixonam, divertem, emocionam e pede mais... muito mais xD

    ResponderExcluir
  30. O livro está chegando a minha humilde residência e mal posso esperar para ler.
    Resenha ótima e linda!!!

    ResponderExcluir
  31. Eu comprei esse livro, está na pilha esperando para ser lido.

    ResponderExcluir
  32. Cara! Eu amei esse livro!!!
    Tive a oportunidade de ler por conta do book tour, e fiquei encantada demais! Indico pra todo mundo, porque é uma leitura deliciosa demais!
    Zilda, entre o Rodrigo e o Franco, eu fiquei apaixonada pelo diabo loiro! A cada vez que ele entrava em cena eu me desmanchava...

    Gostei muito da resenha!

    Bjinhus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.