[Resenha] Julieta Imortal, de Stacey Jay

by - terça-feira, março 06, 2012

Olá,caros leitores!
Confiram a resenha de Julieta Imortal, de Stacey Jay publicado pela editora Novo Conceito. Vamos á resenha!



Sinopse: Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz. Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano. Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará de tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela.






Título: Julieta Imortal 
Autora: Stace Jay 
ISBN: 9788563219572
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 240
Ano: 2011
Edição: 1
Onde comprar:





Avaliação: 





Primeiramente, preciso dizer o quanto foi difícil terminar a leitura desse livro. Não que eu não tenha gostado mas é que não consegui me encantar com a narrativa de imediato. O abandonei por três vezes. Respirei.Comecei de novo e até o fim não me arrependi. De qualquer maneira, vou tentar descrever a confusão de sentimentos que esse livro me causou. Espero que consiga ser compreendida.

Inicialmente, o livro é narrado por Julieta. Ela relata os momentos de amor vividos ao lado de seu amado Romeu. O primeiro capítulo se passa em Verona,na Itália no ano de 1304. No decorrer desse capítulo,Julieta faz juras de amor ao seu príncipe Romeu. Assim como, na história tradicional Julieta e Romeu se amam perdidamente. Um amor que duraria séculos e que jamais seria esquecido. Até esse ponto, nada de novo é acrescentado à narrativa. Julieta só não imaginava que esse amor perduraria por tanto tempo e que seu amado fosse capaz de traí-la e desejar a sua morte. Ela precisaria reencarnar muitas vezes até compreender o que de fato estaria por trás dessa história de amor tão conturbada.

A história dá um verdadeiro salto. Somos levados à cidade de Solvang, Califórnia, aos dias atuais.Julieta e Romeu agora são inimigos imortais. Julieta é integrante do grupo dos Embaixadores da Luz e tem a missão de proteger almas gêmeas que buscam o amor puro e verdadeiro.Já Romeu é um ser das trevas. Ele faz parte do grupo dos Mercenários do Apocalipse, que tem por objetivo destruir as almas gêmeas que os Embaixadores tentam unir. Julieta e Romeu travam uma batalha em lado completamente opostos. Romeu fará de tudo para destruir os planos de Julieta.

Os personagens centrais da narrativa tem sua caracterização totalmente desconstruída. Romeu e Julieta tem uma nova roupagem. A fragilidade de Julieta não existe mais e Romeu não tem nada de dócil. E, definitivamente, essa é a melhor parte do livro. Toda a idealização e mistificação construída sobre os personagens da obra shakespeariana é totalmente reconstruída. Todos os novos elementos inseridos na narrativa são especialmente criados para dar vida a um romance sobrenatural. Onde Julieta e Romeu travam a luta do bem contra o mal, em prol do amor verdadeiro.

Apesar de Julieta ser uma Embaixadora da Luz, isso não faz com que ela seja um ser perfeito, inócuo, que emane luz e equilíbrio o tempo todo. Pois sentimentos como amargura e decepção estão mais presentes em sua alma como ela gostaria. Dessa maneira, sua missão será bem mais árdua como ela imaginava. Julieta terá de enfrentar seus medos,superar muitos obstáculos em sua nova reencarnação.

Nesse momento,ela habita o corpo de Ariel. Uma jovem muito tímida e insegura e, que é considerada como esquisita por todos da sua cidade,inclusive por sua mãe Melaine. 
Romeu vaga pelo mundo habitando qualquer corpo que lhe transmita alguma energia e dessa vez, ele habita o corpo de Dylan; um rapaz com um caráter um tanto duvidoso. É a partir dessa reencarnação que, Romeu e Julieta travarão batalhas inenarráveis.
Ariel é apenas um corpo, pois é o espírito de Julieta que conduz a história. Dylan também é apenas uma figura representativa. Romeu se apropria de seu corpo para materializar toda a sua perversidade.

Stacey Jay incute em Julieta características bem diferentes da tradicional Julieta que conhecemos. Romeu é totalmente reconstruído.Ele não é apenas um desertor; ele é dissimulado,perverso e diabólico.

Acreditem que, tudo o que vocês esperam de um romance com uma linguagem renovada e totalmente ousada será pouco. A autora nos surpreende a cada parágrafo, inovando e recriando a tradicional história que já conhecemos. Talvez seja por esse motivo, por tal ousadia que muitos leitores que já tiveram a oportunidade de ler Julieta Imortal não tenha aprovado tamanha modificação. E acredito que este foi um dos pontos mais positivos da narrativa escrita por Stacey Jay.

Ela tornou um amor intocável como o de Romeu e Julieta que ultrapassou décadas carregando uma carga dramática muito forte em um romance sobrenatural avassalador, aproximando os leitores de personagens mais reais,mais próximos a sua realidade, apesar do cunho sobrenatural.

Não podemos deixar de parabenizá-la por sua criação e pela nova roupagem da obra shakespeariana. Porém, devo citar alguns pontos negativos presentes em sua obra. Stacey Jay pecou na utilização demasiada de orações coordenadas. Alguns parágrafos são extensos e cansativos exatamente pelo uso excessivo dessas orações. 
Outro ponto que deve ser citado é uso repetitivo do pronome relativo "que". Talvez, a intenção tenha sido envolver e fazer com que o leitor se transportasse para o imaginário do personagem. Ainda que, tenha sido esse o propósito, acredito que não tenha sido adequado.
Por fim, um dos pontos mais críticos da narrativa é a ideia de pensamento não concluído, de períodos inteiros sem nenhum elo coesivo para melhor compreensão das frases. O uso excessivo de reticências é extremamente inoportuno.

Em relação à diagramação, a editora Novo Conceito fez um ótimo trabalho desde a produção da capa até a impecável tradução da narrativa. Resumindo, Julieta Imortal é um bom livro. É envolvente e cativante.Mas,exaustivo em alguns momentos. Ele é capaz de nos causar sentimentos muito opostos. Ou você o ama ou o odeia!

E tem mais novidade vindo por aí. Julieta Imortal terá continuação.O livro "Romeo Redeemed' ( Romeu Redimido) tem previsão de lançamento nos EUA para dia 9 de outubro de 2012. Os leitores do Brasil deverão aguardar um pouco mais, já que por aqui, o livro não tem data prevista de lançamento.Esperamos que Stacey Jay seja um pouco mais objetiva e utilize outros meios para aguçar a curiosidade de seus leitores que não seja por meio de frases incompletas.Espero que Romeu Redimido possa preencher as lacunas deixadas em Julieta Imortal. 

Não será citado nenhum quote pois, se assim o fizesse, fatalmente, muitos spoilers seriam revelados.Enfim, não sou avessa à inovação e desconstrução da tradicional história de Romeu e Julieta. Jamais! Só frisei pontos desfavoráveis a narrativa,para que possamos avaliar a qualidade do livro de acordo com a criação de Stacey, não fazendo pré-julgamentos e nos eximindo de possíveis comparações aos personagens de Shakespeare.

Leitura recomendada!

  

O que acharam? Aguardo os comentários!
Até a próxima!


Você pode gostar disso também

33 comentários

  1. Adorei sua resenha Zilda!!!!
    Eu gostei do livro, achei meio confuso algumas vezes, mas é um bom livro!!!

    Hoje vai sair a minha, está bem mais curtinha, rsrs

    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Zilda! Já li Julieta Imortal e amei! No começo fiquei bem receosa em relação ao livro, mas acabei me surpreendendo com a narrativa da Stacey Jay! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha Zilda, mas eu não acho que a autora reconstruiu toda a história de romeu e julieta, eu acho que fatalmente ela permaneceu a mesma, o conceito Shakespeariano não foi quebrado, o único personagem que me agradou foi Romeu, e só lerei a continuação por causa dele, espero que a autora não tenha o transformado em um bonzinho porque ai definitivamente vou ter que abandonar esse livro. 

    ResponderExcluir
  4. Realmente não sei se quero ler esse livro. Já li resenhas positivas e outras negativas. A sua está interessante... Mas ainda estou na dúvida. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do livro, ele acabou por me surpreender bastante. Mas senti falta da autora abordar mais a história dos Embaixadores e dos Mercenários, achei que poderia ser mais bem construída, pois essas eram as melhores partes do livro, junto com os capítulos narrados por Romeu.

    Bjo,
    restaurantedamente.com

    ResponderExcluir
  6. Como já havia mencionado, não li Julieta Imortal, estou nessa expectativa.
    Claro que você acabou de me deixar em alerta, vamos ver a minha análise a respeito do livro.. ^^
    Gostei da sua sinceridade nada de nos sentir enganados, certo?
    De qualquer forma, agradeço pela dica e amei a resenha!
    Bjão
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Zilda!
    Esse livro chegou ontem aqui em casa. Já tinha lido algumas resenhas sobre ele e acho que a opinião está bem dividida, uns gostaram mais, outros não. O bom de se ler uma resenha sincera é que ao pegar o livro você está ciente do que vai encontrar, e pode gostar ou não. Eu vou ler Julieta Imortal com expectativas moderadas, com sua resenha sabendo que vou encontrar coisas que vão me agrar e outras nem tanto.
    Sua resenha ficou ótima!

    Bjos
    Tati
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga,
    Nossa como já tinha dito não li o livro, mas estava com muita vontade de lê-lo, mas não conseguia imaginar que a história era sim, que teve essa brusca mudança, mas não me desanimou não pelo contrário fiquei com mais vontade de ler, claro que amo a obra de Shakespeare e isso não vai mudar, mas gostei da ideia de que os personagens não são 100% perfeitos, como Julieta por exemplo que é a Embaixadora da Luz , porém não é perfeita, pois assim ser parecer mais com a vida rela que ninguém é 100% bom.
    Enfim gostei bastante da resenha e pretendo ler sim o livro.

    Beijos de sua amiga Mari.

    ResponderExcluir
  9. AMEI a resenha... EU estou com ele aqui para ler... Mas tem muitos e não consigo ler todos rápidos, mas um dia chego lá!!! kkkk

    Bjks Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO (http://escondidosnolivro.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  10. Achei a Julieta uma chata, chata e chata rs
    Achei a escrita muito sem graça rs. Achei que poderia ser mais rica e ter citações da obra original.
    É um livro interessante, mas que precisa ser revisado e ser mais trabalhado. Estava muito ansiosa para ler e me decepcionei um pouco. 

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  11. oba gosto muito quando dizem a a verdade de como se sente a respeito do livro pra mim é o ponto principal eu ainda não li este livro mas quero muito lê lo justamente por ter varias opiniões,foi um livro muito bem divulgado e já li varias resenhas sobre ele.Espero não abandona lo e ser persistente assim como você.bitocas

    ResponderExcluir
  12. No início também quase desistir... Ficou muito confusa... Mais continuei e até que gostei! Acho que é por causa que já temos uma versão diferente dessa história. "Romeu e Julieta." Gostei da sua resenha, bem sincera. Também gostei da capa, e realmente as vezes a leitura ficou meia exaustiva. Beijos
    Passa lá no blog, tem post novo.
    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Bem eu ainda não li Julieta Imortal   e apesar de preferir a obra original de Shakespeare, sua resenha despertou a minha curiosidade sobre esse livro.
    Quero muito ler!!!
    *bye*
    louca por romances

    ResponderExcluir
  14. Também tenho este e livro e igualmente a você estou adiando a leitura do mesmo...rsrs

    Ótima resenha. Bem sincera.Bjo

    http://paposliterarios.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  15. Oi Zilda!
    Eu inda não li Julieta Imortal, mas morro de vontade de ler logo. Já li inúmeras resenhas a respeito e todas foram bem positivas. Gostei bastante da forma sincera como vc expôs sua opinião. Excelente resenha!
    Beijo ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  16. Oi Zilda,

    Pois é... essa história reconstruída não me cativa nem um pouco. Eu assumo que destestei a ideia de um Romeu e Julieta sobrenatural.
    Sua resenha está excelente, você tocou nos pontos importantes e fundamentou muito bem suas críticas. Como bem disse, é o tipo de livro que se ama ou se odeia. Se eu não gostei do enredo logo à partida, não vou nem me dar ao trabalho de ler.
    Do que eu gostei nesse livro foi só a capa.

    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Flor adorei tudo na resenha, você disse o que gostou e o que não gostou.
    Ganhei esse livro da Jaira e quando ele chegar vou ler o mais rápido, gosto das repaginadas de estórias que a gente já conhece a tanto tempo.E to bem curiosa pra ler ele e tirar minhas próprias conclusões.Bjs e parabéns pela ótima resenha!

    @Agda01 

    ResponderExcluir
  18. Que resenha linda e muito bem escrita!

    Concordo que o rearranjo dos personagens foi muito bem feito e foi um dos pontos positivos da obra, e foi algo que podia dar muito errado porque é Shakespeare! Tipo obra clássica! Mexer com os finais, com os personagens é uma ousadia extremamente radical...

    Mas foi uma leitura que me atraiu a continuar até o final, pra saber como a autora iria terminar a história que ela começou. Não foi um dos meu favoritos, não foi um dos melhores livros que eu li, mas alcançou os objetivos de me segurar até o final... Não me decepcionou.

    Parabéns pela resenha! Tem promoção e resenha nova lá no Mundo Sa! =)

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  19. Tem livro que é assim mesmo, né? Apesar de não acharmos ruim, dá um troço que enrola nossa leitura e acaba alongando-a. Não dá pra entender. Isso às vezes acontece comigo tb, mas no final sempre gosto da história rs

    Então, eu adorei esse livro, tanto que estou super ansiosa pela continuação (que tem uma capa muito mais bonita). E concordo sobre a "mudança" de Romeu e Julieta como conhecemos, isso tb me agrada bastante, apesar de ter visto muita gente criticando justamente esse fato rs.

    Bjs,Kel - www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do livro e antes de ler tinha muito preconceito. Sou fã da obra de Shakespeare e tinha medo do que ela ia fazer com os personagens, mas gostei de como ela caracterizou os personagens.

    O final não foi exatamente o que eu desejava, mas fiquei satisfeita.

    Quanto ao uso de orações coordenadas e do pronome "que", acho que é mais um problema de tradução que qualquer coisa.

    Beijos, Zilda!

    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Amiga!
    Gostei de sua resenha sincera!! Confesso que eu estou com receio de ler o livro, mas tenho curiosidade!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/
     

    ResponderExcluir
  22. Acho essa capa linda, mas não sei se vou gostar da estória, tenho medo dessas adaptações dos clássicos....

    mas adorei a resenha! *-*

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
     

    ResponderExcluir
  23. Eu amei casa linha desse livro, nossa, eu sou apaixonada por Shakespeare e a obra dele que prefiro é Romeu e Julieta, e hora alguma me decepcionei com o contexto usado pela autora de Julieta Imortal , ela  deu uma vida diferente a história, amei mesmo. Gostei demais de tua resenha do jeito honesto com que vc a escreveu, e mesmo tendo o livro  e já tendo tb lido não  deixei de me entusiasmar com suas palavras tão bem colocadas.

    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/03/resenha-premiada-para-sempre.html 

    ResponderExcluir
  24. Oi flor, amei Julieta Imortal, bem diferente =D.

    ResponderExcluir
  25. GabrielaLaganowskiReis7 de março de 2012 às 13:37

    Eu não li o livro, talvez um dia leia. Justamente por esses sentimentos que o livro desperta! Ele destrói o que conhecemos da história!!! Mas sua resenha está perfeita! 

    ResponderExcluir
  26. Caramba que estranho. Julieta Imortal é um livro excelente, achei que a leitura dele flui muito bem.
    O que me chama atenção foi que a autora mudou muito as personagens centrais da trama, isso deu um diferencial muito grande a história. E claro não podemos deixar de lado o fato que ambos são dois espíritos vagando.

    ResponderExcluir
  27. Oi Amiga, sua resenha ficou 10, adorei saber dos pontos positivos e dos negativos tb, ainda mais tendo o livro para ler, quero ler, e ver td isso que vc disse ai em cima, quanto a nova roupagem, nova caracterização dos personagens e conhece-los melhor..
    Adoreeii sua resenha!! ^^

    Beijoss
    Tem post novo no blog,
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi Zilda!
    Depois de ler tantas resenhas negativas eu sinceramente não tenho vontade de ler esse livro...me desmotivou totalmente... mas parece que ele é totalmente diferente do conceito que temos de Romeu e Julieta.

    Tem resenha nova no blog, se puder conferir...
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Parabéns pela resenha. Gostei bastante. Achei bem esclarecedora. Já li este livro e resenhei lá no blog. Eu vi de forma diferente esta obra. Eu gostei. Achei falho em partes, mas gostei. Enfim, cada um tem sua opinião. Alguns gostam de determinadas coisas que outros não gostam. Aguardo "Romeu Redimido", quero ver como será a continuação.

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  30. Eu confesso que a Julieta continuou muito chatinha nessa história, mas o Romeu Badboy... ai que delícia!

    Gostei muito da história, apesar de tê-la achado um tanto previsível. Mal posso esperar pelo Romeu Redimido!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  31. Olá Zilda!
    Adorei o seu blog, ainda não o conhecia e pode ter certeza que a minha presença será constante por aqui!
    Obrigada por ter visitado o meu blog (Literature Diary) e deixar aquele comentário fofo!
    Adorei sua resenha desse livro, ele está aqui em casa para eu ler faz tempo, mas nunca arranjo tempo!

    Muito obrigada pelos elogios ao meu blog e desejo todo o sucesso do mundo pra você e para o seu blog também!

    Beijos, 
    Letícia Kartalian
    <"http://literaturediary.blogspot.com" > Literature Diary

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei do livro apesar que em algumas partes achei um pouco apelativa para o universo da linguagem adolescente (vulgar), mas acredito que a ideia é essa... inovar também na linguagem...
    você ainda ajudou muito, posso ainda incluir a informação de que a obra terá continuação no meu blog (www.leituradeouro.blogspot.com.br), bem que eu achei o final um pouco vaga na parte de Romeu, pra quem gosta de romance fantasia como esse , ele esta de bom tamanho, só espero que a autora enfatise um pouco de julieta no próximo. O nome ja diz que é para Romeu!

    Gostei do livro, muito bom!

    ResponderExcluir
  33. Oiii Zilda, ainda não li esse livro, mas vi mtos comentários negativos e isso me desanimou um pouco...espero gostar...
    Gostei da sua resenha, foi bem detalhista....sem soltar spoilers...
    BjOs!!!
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.