|Resenha| O diário de Suzana para Nicolas - James Patterson @editoraarqueiro

by - quinta-feira, fevereiro 16, 2012


Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.


O diário de Suzana para Nicolas é um livro lindo e extremamente emocionante. O autor James Patterson nos encanta com uma estória de amor surpreendente, onde o amor é abordado de uma maneira simples,delicada e singela. O livro apresenta a estória de Katie, Matt e Suzana, três pessoas que se encontram e que terão suas vidas entrelaçadas.Um grande elo entre os personagens será Nicolas,filho de Suzana e Matt. Embarcaremos nessa linda e comovente estória de amor através do diário que Suzana dedica a Nicolas.

Inicialmente, conhecemos Katie. Uma jovem muito bonita,independente e que trabalha como editora. Katie vivia um relacionamento feliz com seu namorado Matt, até o momento em que Matt a abandona sem dar explicação alguma.

Katie não compreende o motivo da separação e Matt partirá deixando apenas um diário. É através desse diário que Katie tomará conhecimento de sua partida. Katie viverá uma experiência inexplicável e terá em suas mãos algo muito valioso que ela mais tarde reconhecerá como uma das grandes lições que carregará para o resto de sua vida.

Nesse diário, Katie toma conhecimento da estória de Matt,Suzana e Nicolas. Ela descobre que Matt era casado com Suzana e que tinha um filho chamado Nicolas. Será muito difícil para Katie a leitura do diário mas será preciso lê-lo para compreender o motivo da partida de Matt. 

Na sequência quem narra a estória é Suzana.Ela escreve o diário para seu filho Nicolas. Suzana era uma médica muito dedicada ao seu trabalho. Sua vida era muito estressante e por esse motivo, ela acaba sofrendo um infarto. É a partir desse momento em que ela decide mudar sua vida bruscamente. 

Suzana deixa a cidade de Nova York e muda-se para a pequena ilha de Martha's Vineyard, lugar onde viveu sua adolescência com seus avós. Tentando recomeçar sua vida,ela compra uma casa que definirá como seu verdadeiro "lar". Nesse momento,ela conhece Matt,um típico "faz tudo" e que trabalha fazendo pequenos reparos. Ela o contrata para ajudar na pequena reforma de sua casa. O previsível acontece. Suzana e Matt se apaixonam.Ambos nasceram um para o outro. Apaixonados perdidamente,eles viverão uma linda e emocionante estória de amor. 

Eles se casam e Suzana engravida.O pequeno Nicolas nasce e Suzana decide escrever um diário para relatar suas experiências. Suzana descreverá para Nicolas o amor que ela e Matt vivenciam e o quanto Nicolas é importante em suas vidas. 

O que posso dizer é que O diário de Suzana para Nicolas é um livro extremamente tocante. O livro narra uma emocionante estória do amor de uma mãe para com seu filho. São muitas as mensagens de amor incondicional transmitidas no livro. A lição das cinco bolas é uma delas. Certamente, nesse momento o leitor se questiona sobre o que realmente é importante na sua vida:

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas _ família, saúde, amigos e integridade _ são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida. (pág. 23,24) 

O livro é triste, profundo e intenso.É uma estória de amor e devoção na qual há muito tempo eu não via. É aquele tipo de livro que te faz derramar muitas lágrimas e que no mínimo, muda a nossa visão de como enxergar as pessoas e de que devemos viver intensamente cada minuto de nossas vidas. A estória de Suzana,Matt e Nicolas é um verdadeiro conto de fadas. apesar de parecer clichê, o livro nos ensina algo de muito valioso. 

A leitura flui naturalmente, pois os capítulos são curtos e ocupam pouco mais de duas páginas. A estória é narrada em 1ª pessoa (na voz de Suzana) intercalando-se na 3ª pessoa (na voz de Katie). O autor James Patterson tão conhecido por seus romances de suspense prova que é mesmo um autor brilhante, capaz de escrever uma estória tão simples e singela,uma verdadeira lição de amor. A leitura é tão prazerosa e emocionante que não nos damos conta do seu término. Uma coisa é certa: Quando fechamos o livro e terminamos a leitura, sentimos uma dor imensa,aquele típico nó na garganta. 

Em alguns momentos, repeti diversas vezes: "_ Ai, eu não quero mais ler esse livro!", "Que lindo!", "Que triste!" 

Enfim,gostaria de agradecer a editora por conceder a oportunidade de ler um livro tão especial. Esse é um romance bem dramático que perdura na sua mente por muito tempo. E se o leitor realmente se entregar a estória, certamente, irá rever sua vida por um outro ângulo, e daí por diante nunca mais se esquecerá da lição das cinco bolas. 

Recomendo a leitura para todos que apreciam uma linda estória de amor. Ler O diário de Suzana para Nicolas é leitura obrigatória. Entregue-se e reveja seus conceitos e valores. Certamente, após essa leitura eles mudaram!

"Boas lembranças são com o talismãs,Nicky. Cada uma delas é especial. Vocês as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido." (pág.65)

"Lembro-me de um ditado que minha avó costumava usar: um hoje vale dois amanhã." (pág.143)

"A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta." (pág.185)



Me acompanhe também nas redes sociais: 





FICHA TÉCNICA
Título: O diário de Suzana para Nícolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224





Você pode gostar disso também

28 comentários

  1. Oi, Zilda! Como vai?

    Acho que quase todos os blogueiros que leram "O Diário de Suzana para Nicolas" se sentiram tocados, de alguma forma, invariavelmente positiva, pela história. Tive meu primeiro contato com a narrativa de James Patterson recentemente, um suspense, do qual confesso não ter gostado muito, mas mantenho minhas esperanças para este romance que parece ser tão bonito. Sua resenha expressou muito bem isso :)

    Beijinhos,
    naparededoquarto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Anna Carolina Schermak Alves16 de fevereiro de 2012 às 18:29

    O livro parece realmente interessante, acho que até mesmo um bom presente para a mãe da gente né *-*

    Gosto das suas resenhas elas são super completas ;D

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  3. O que dizer? Estou querendo ler esse livro a muito tempo, e a sua resenha me emocionou a vontade que eu tenho agora é der ir correndo comprar esse livro (bom se eu tivesse dinheiro para isso). Sem palavras mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida,
    Bela e instigante histöria,fiquei curiosa...esta resenha,deixou um gosto de quero mais,como certos chocolates que vc prova e não aguenta,tem que comer todo,rsrsrsrs.
              Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos livros que já está na minha lista há um tempo. linda sua resenha, mto bem elaborada. Como vc escreveu esse deve ser um daqueles romances que continuam em nossas mentes, adoro livros assim, pois tornam-se inesquecíveis!!
    Parabéns!
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Zilda! Parabéns pela resenha. Ficou muito boa! Tenho muita vontade de ler este livro. Até agora, todas as resenhas que li falam muito bem deste livro. Só pelo trecho das cinco bolas, citado em sua resenha, dá para se ter a noção do aprendizado que se obtem ao ler esta obra.

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  7. Oi, que legal!
    O unico livro que li do James foi O Dia da Caça, que não gostei muito não.
    Esse parece ser bom!

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Zilda, sua resenha está muito emocionante, achei o trecho das cinco bolas muito  importante. No mundo atual, acelerado como está, muitas vezes o trabalho atropela todos os outros aspectos da vida, que deveriam vir em primeiro lugar.
    Bjs...Elis.

    ResponderExcluir
  9. Zilda que linda a resenha,amei demais! Seus textos me deixam super curiosas para ler os livros!
    Parabéns....
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  10. Oi Amiga!
    O livro é realmente triste e emocionante e nos faz refletir e muito sobre a vida!
    Eu li ele em um dia e quando terminei as lagrimas escorriam no meu rosto! É lindo demais!!
    Adorei sua resenha!!
    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Zilda amei sua resenha! Tão linda!
    Fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro!
    Aaaah parabéns pela parceria com a Draco.

    BjOhttp://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Gostei, Zilda. Ler é um dos meus maiores prazeres. Aproveito para agradecê-lá pela presença na minha casa cibernética. Seja bem vinda. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por essa resenha maravilhosa, essa dica de leitura me deixou muito animada, nunca li nada do Patterson e  vou começar com esse livro, com certeza.Lindo, comovente, amo livros assim .

    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha!!!!
    Menina, chorei tanto quando li esse livro!!! Dei ele de presente pra uma amiga, ela me ligou dizendo que a fiz chorar muito!!! rsrs Ainda bem que não fui só eu!!!
    Adorei lembrar dessa leitura!!! Me fez bem!!!

    Bjkas amore!!!!

    ResponderExcluir
  15. ADOREI A REsenha,
    Estou querendo esse livro já há algum tempo.. a história realmente é maravilhosa...

    Ficou ótimo
    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Zilda!
    Eu nunca li nada do James Patterson mas esse livro parece ser realmente muito bom. Adoro um bom romance então ele vai pra minha listinha :)
    Bom saber que os capítulos são curtos, eu gosto quando é assim porque acho que a leitura fica menos cansativa.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    Tati
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  17. Oiii! 
    Já me recomendaram esse livro! *-*
    Até hj so vi elogios..
    Não é prioridade na minha lista nao, rs, mas fiquei curiosa! 
    AMEEEEEEI a  parte que vc escolheu do livro:  "Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida. "
    *-----------------*
    Beijos, ótima resenha (como sempre, ne?! rs ;D)Lara E.
    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  18. Eu ganhei ele de promoção, está aqui e estou ansiosa para ler.
    Espero gostar tanto quanto você. Não costumo chorar, mas quem sabe esse me leva as lágrimas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Fiquei curiosa para ler esse livro, apesar dele parecer um pouco triste.
    *bye*
    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é fantástico... E sei disso só pelas resenhas que li sobre ele até hoje! Estou com ele aqui para ler... Devo ler em breve... Antes preciso tirar da frente alguns livros que estão deixando minha pilha enormeeee! hehehe

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela resenha Zilda! Estou ansiosa para ler O Diário de Suzana para Nicolas! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Tô com muita vontade de ler este livro desde que o vi, todas as pessoas falam bem ;D

    Beijos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books 

    ResponderExcluir
  23. Resenha emocionante! Todos estão falando das obras de James Patterson, mas achei muito legal essa "pegada" que ele veio mostrar que tem em relação à obras de romance *-* Acho a capa magnífica, e o enredo é completamente novo e diferente! Preciso de uma oportunidade para lê-lo, haha tenho uma boa noção do porquê a caixinha com lenços. Obrigada pelo convite lá no twitter para fazer uma visita aqui no post Zilda.

    bjs,Ana Lu - Ofício dos Livros

    ResponderExcluir
  24. Sim, claro, adorei!
    Estava de olho neste livro, achei a sinopse interessante. Foi atração imediata!
    Claro que ao ler sua resenha, esclareceu ainda mais as dúvidas e curiosidades que tinha, adoro romance e adoro quando no final tiramos o melhor dele, as mensagens e as experiencias.
    Bom, vou ler, é fato!
    agradeço pela dica!
    Bjoooooo
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Adorei Zilda amore *-* Sua resenha está espetacular, como sempre s2
    Eu quero esse livro desde a primeira resenha que eu li :B
    Digamos que foi paixão a primeira vista haha
    É meu desejo de consumo *--* Muito lindo o post diva. Perfeito.
    Sucesso SEMPRE, você merece, beeijão.

     PS: Desculpe o sumiço... Ano de vestibular (:

    Estou estudando e deixando o PC bem de lado haha :(

    Por isso que não tenho vindo aqui com frequência :)



    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura

    papeldeumlivro.blogspot.com

    @Papeldeumlivro 

    ResponderExcluir
  26. Que lindo eu quero! Adoro romances apesar da minha lista de leitura estar enorme...sempre cabe mais um lugarzinho pra mais um...

    Tem resenha premiada lá no blog..te espero lá flor!

    Beijos
    Amanda

    ResponderExcluir
  27. Nossa! O livro deve ter uma linda história. Quem sabe um dia eu não leia esse livro. Gostei da resenha. 

    ResponderExcluir
  28. Oi zilda, nossa que resenha é essa heimm?!
    No inicio eu achei que ia ser complicado, tres pessoas.. sei lá...
    Mais ai td mudou conformo ia lendo sua resenha, bom, posso dizer que até leio o livro, mais não curto muito livros q te fazem chorar!!
    ótima resenha amiga, gosto muito de vir aqui, pois vc escreve muito bem!!

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.