[Resenha] Garota Replay, de Tammy Luciano

by - quinta-feira, março 29, 2012

Olá,caros leitores!
Confiram a resenha de Garota Replay,de Tammy Luciano publicado pela editora Novo Conceito.




Sinopse

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também... 




Titulo: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
ISBN: 9788581630076
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 144 

Compare preços:





Avaliação:





Normalmente, costumo iniciar as resenhas fazendo uma breve introdução do livro, apresentando as características principais dos personagens e pontuando os elementos mais relevantes em relação à narrativa. Contudo, dessa vez será um pouco diferente, pois acredito que a sinopse do livro acima já exerce seu devido papel. Seria desagradável adentrar na narrativa e soltar spoilers indesejáveis. Por isso, está resenha será breve e objetiva. 
Garota Replay é um livro direcionado ao público jovem. Sua linguagem é simples e informal. 

Em primeiro lugar, devo justificar o motivo pelo qual não me simpatizei com o livro em questão. A começar pelo enredo que, é consideravelmente fraco e repetitivo. Tammy Luciano pode ter escrito com a melhor das intenções, onde objetivou transmitir aos jovens uma mensagem de superação. Porém, ela fora infeliz em pontuar elementos da narrativa que já estão demasiadamente "batidos". As caracterizações de personagens estereotipados tornaram-se cansativos durante a narrativa. 

A figura emblemática da personagem central é o "calcanhar de Aquiles" da história. Thizi é uma jovem de 20 anos que se comporta como uma menina de 15. Ela passa praticamente toda a história questionando-se com perguntas vazias e repetitivas em relação ao seu namoro desgastado com o jovem "playboyzinho" Tadeu. 
Thizi mora na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro onde passa maior parte do seu tempo pensando e falando de grifes famosas e coisas supérfluas. Apesar do esforço da autora em descrever uma personagem "gente boa", Thizi soa falso. 

O enredo é lento e parece que irá engrenar a partir do 8º capítulo. Ledo engano! Thizi é quem narra à história e por inúmeras vezes interrompe com perguntas vãs e devaneios estapafúrdios. Avaliando a obra como um todo, não consegui detectar nada de inovador. 

Apesar dos pontos desfavoráveis, algo de bom deve ser levado em consideração. O trabalho exercido pela editora Novo Conceito é sempre um ponto a favor, desde a elaboração dos kits até o trabalho final, compondo um ótimo trabalho de edição, revisão e diagramação do livro. Somente a capa desfavoreceu o livro. Ou não. Pois, a personagem Thizi deveria ter um destaque à parte. O desenho retratado na capa é muito infantil e não condiz com a caracterização da personagem. Novamente, a contradição prevalece. 

Devo destacar o mérito da autora em descrever personagens cariocas que condizem com a realidade em que vivemos. O comportamento agressivo de playboyzinhos como Tadeu, a alienação e sensação de vazio vivida por Thizi apesar de todo o seu dinheiro, a empregada Nil que representa a classe pobre da narrativa e Tito, um rapaz rico e “boa praça”, o verdadeiro príncipe dos contos de fadas. Tudo funciona perfeitamente dentro do meio em que os personagens estão inseridos. 
Infelizmente, Garota Replay não superou minhas expectativas. 

Recomendo a leitura ao público jovem, porém que esteja entre a faixa etária dos 13 aos 15 anos. Apesar de Garota Replay narrar uma história voltada para um público mais maduro. Como disse anteriormente, esse é um dos pontos fracos da narrativa. Cheguei a dizer no Twitter que Garota Replay era um livro muito doido! Doido no sentido de "confuso", "perdido", no geral, enfadonho. 

Por favor, acrescentem suas colocações e opiniões contrárias, pois resenhar um livro também é discordar. 
Até a próxima!









Você pode gostar disso também

41 comentários

  1. Mariana Ribeiro Barbosa29 de março de 2012 às 23:46

    Olá, Zilda!
    Gostei da sinceridade na sua resenha. Construiu muito bem o seu argumento, Zilda. Ainda não li, mas tbm não gostei da capa. Assim como você, achei que o livro tinha uma protagonista mais nova, tipo com uns 15 anos rs. Quando eu ler vou poder dar um parecer, espero curtir a história. A Tammy é uma autora muito querida e batalhadora e merece muito sucesso!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Zilda, amei sua resenha: super direta e sincera. Todos os pontos que você pontuou como negativos, são exatamente os que me incomodam na leitura de uma livro. Confesso que estava ansiosa para ler, mas vou com menos sede ao pote e sem muitae expectativas.
    P.S: quando vi só um sinalzinho de curtir, fiquei pensando: ué, cadê os outros? ou ela só deu 1 mesmo rs Mas a nota é justificável através da resenha.
    Bjos
    Jack do www.mybooklit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Zilda!
    Ainda não li o livro mas vi outras resenhas e gostei bastante. Ainda assim quero lê-lo pra ver se vai ser do meu agrado literário. É sempre bom termos a oportunidade de tirarmos nossas próprias conclusões e compartilhar com outros leitores!
    E melhor ainda ver sinceridade nas resenhas. =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Zilda! Estou ansiosa para ler Garota Replay! Gostei da sua sinceridade! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Zilda! 
    Ainda não li Garota Replay e confesso que estou ansiosa! Já vi muitas resenhas, a maioria até poucos dias, bem positivas! Mas, como vc mesma diz, as pessoas tem opiniões diferentes! 
    Eu sou fã da Tammy e gosto muito da maneira que ela escreve. Vou esperar meu GR chegar e, assim que terminar, volto aqui para dizer se concordo ou não com vc!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  6. territoriodascompradorasdelivr30 de março de 2012 às 00:34

     Oi amiga, vou começar a ler este livrinho amanhã, estou muito curiosa, acho que vou me identificar em algumas horas, por que vive gente dizendo que me viu em uns lugares, virei até cobradora um vez.
    Realemnte me pareceu um livro infanto juvenil, mas como te disse amiga, vou ler e ver o que acho.
    Território das garotas.
    Bjs*-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Zilda,
    eu terminei o livro hoje a tarde e concordo com você em alguns pontos, mas  acredito que temos de levar em conta o público para o qual o livro é dirigido que é realmente para os adolescentes. Quanto à personagem ter 20 anos e "aparentar" 15   é "normal". Não é através da idade que sabemos se uma pessoa tem maturidade ou não. Não estou aqui defendo ou atacando ninguém, apenas colocando alguns pontos que me levaram a não "odiar" tanto o livro.
    Mesmo assim, adorei a sua sinceridade.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  8. oi...meu bem 

    eu ainda não li esse livro....ele ainda não chegou pra mim...vc sabe né..to no fim do mundo...demora uma eternidade...mesmo ...tudo kkkkk

    eu não gostei muito da capa...a Aymée leu e disse q tbm não gostou muito.....mas ou menos o q vc disse nessa resenha....vamos ver qndo eu ler..o q vou achar......nunca li nada dessa autora e tenho curiosidade em ler...


    bjjiss minha amiga coruja do meu coração....

    saudades suas...

    Jaira  - Blog Livros e Versos 

    ResponderExcluir
  9. Oi,Andréia!
    Eu não "odiei" o livro..rsss.Só me decepcionei!
    Muito obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  10. Oi Zilda, 
    eu me expressei mal mesmo, mas eu falei de mim... sei que você apenas se decepcionou...entendi! *-*
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  11. Renata (blog escuta essa)30 de março de 2012 às 04:19

    Oi Zilda,Ainda não li o Garota Replay então fica complicado emitir uma opinião sobre  livro. Espero em breve ler e fazer a resenha dele e assim trocarmos nossas opiniões.
    Achei a capa legal e com um desenho bem interessante.Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa@blogescutaessa 

    ResponderExcluir
  12. Flor é a segunda resenha que aponta os mesmos problemas.
    Acredito, que por estar com 24 anos, acho que vou ter a mesma análise.
    Ainda não li, mas assim que fizer, volto para compararmos opiniões.
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Oiiii querida..

    Amigaa, com certeza a resenha tem que ser verdadeira.. já botei muito defeito em livros por ai. Ainda não li Garota Replay, pois to lendo Cruzando o caminho do Sol,mas pretendo ler logo quando terminar este. Essa é a primeira resenha que leio da obra, acho que só tinha informações da sinopse e do book trailer. Vou ler primeiro e depois te digo, mas vou levar em consideração suas colocações..

    Bom Findiii

    Beijoooss

    Tela
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  14. Oi Zilda!!! Concordo com vc, nós que temos blogs não devemos escondendo nosso sentimentos que sentimos ao ler um livro, não é isso que o autor e muito menos o leitor quer.
    Assim como vc achei o livro sim muitoo repetitivo, porém eu gostei muiiito da história em si, das mesagens que a tammy quis transmitir e conseguiu.
    Parabéns pela resenha adorei.
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  15. OI ZIlda!
    Nossa, amiga fiquei de boca agora. Pensei que o livro fosse diferente! Vc deixou parecer bem que não gostou!! Que pena=\
    Mesmo assim continuo com vontade de ler  e eu amei essa capa, lindda. Bem, depois que eu ler te digo o que eu achei!!

    BJinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ceile Dutra de Moraes30 de março de 2012 às 10:15

    Oi, Zilda!
    Eu não tive mto problema em ler o livro, comecei no domingo e terminei no mesmo dia. Achei Thizi adolescentezinha demais para a idade que ela tem, mas dá pra entender pela vida "boa" que ela leva.
    Como eu não esperava muito do livro e não tinha lido nenhuma resenha, achei que ele cumpriu seu papel. A Thizi ficou muito caricata, a narração é como se estivéssemos no pensamento dela mesmo. Eu gostei da "superação", pois achei que ela amadureceu. Tanto que é possível ver a diferença na narração.

    Mas, como você, também acho que o livro é para meninas de 14, 15 anos hehehe.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li esse livro.
    Enfim, uma vez eu disse que pra eu não gostar de um livro, ele tem que ser muito ruim mesmo!!
    Entendi tudo que você disse, essa coisa de mulher de 20 parecer menina de 15, realmente é meio estranho no mundo de hoje. Mas garanto que depois que eu ler e tirar minhas conclusões volto aqui!! rs
    Bjkas mil!

    ResponderExcluir
  18. Amiga resenha Show de bola, admiro sua resenha, ainda não li este livro, então não tenho minhas conclusões, mais se for td isso que vc esta falando ai, não vou gostar não.... Concordo com td que vc falou, e tb achei a capa fraca e infantil.

    Posso te pedir um favor, preciso de comentarios... (carinha envergonhada :O)
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Camila Márcia (@camila_marcia)30 de março de 2012 às 12:19

    Ah, recebi esse livro hj, achei a capa fofinha, mas quem vê capa não vê conteudo. Gostei de vc ter sido verdadeira ao escrever sua resenha e dar sua opinião. Acho digno.

    Abraços


    Camila Márcia


    @camila_marcia


    http://delivroemlivro.blogspot.com/


    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Ah, que pena! Eu gostei tanto da capa, mesmo parecendo se um livro para uma geração mais teen, parecia ser super fofinho. Pena que achou a narrativa lenta. Eu detesto quando é assim, devagar. Me dá agonia, gosto de uma narrativa em um ritmo bom. Mas o kit desse livro é super fofinho!

    ResponderExcluir
  21. Oi Zilda eu tbm achei o livro meio doido mas gostei sim da historia, adorei o Tito...odiei o Tadeu...realmente as pessoas tem opinioes diferentes....e isso que eh legal neh....gostei da sua sinceridade....bjos

    ResponderExcluir
  22. Primeira resenha que leio desse livro! 
    Nossa, é chato quando um livro nao atinge as nossas expectativas :(
    Eu gostei da capa e do kit... mas ainda não li! 
    A Samella que vai ler e resenhar lá pro blog, ai dps eu leio tb e te falo oq achei :D
    Como sempre a resenha ficou muito boa! *-*  
    Beijos, 
    Lara E.
    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  23. Poxa, o tema parece ser muito bom, pena que você não curtiu hein! 
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Zilda você tirou as palavras da minha boca! Também não curti a história, tem partes em que a autora fica bem repetitiva e a Thizi achei ela bem fútil, ah sei lá acho que esse livro não foi feito pra mim, enfim, mas o que é esse Tito hein?!, um fofo :D. E concordo também com você em relação a parte gráfica do livro a Novo Conceito arrasa né?! 

    Beijos e Parabéns pela resenha! :D

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li esse livro, mais quando li a sinopse pela primeira vez, eu até achei interessante, mais depois de ler sua resenha, fiquei até desmotivada.
    Gostei da sua sinceridade na resenha.
    *bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Eu também não fui lá muito com a cara dessa capa não, apesar da Novo Conceito sempre fazer um ótimo trabalho em seus livros. E se eu já não estava animada com o livro, depois da sua resenha é que eu não leio ;P
    Existem autores que conseguem fazer milagres mesmo com clichês, agora tem outros...

    Adorei a resenha, muito sincera :)
    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  27. Não sei o que dizer da sua resenha Zilda, eu ouvi críticas maravilhosas sobre o livro, e ai a sua me pegou mesmo, não li ainda, então não tenho muita opinião para dar, mas amei a sua resenha, pois ela foi tudo o que uma resenha deve ser, sincera. Parabéns

    beijos, Lu
    lendoaoluar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li o livro, e essa é a primeira resenha negativa que leio sobre ele. A capa também não me agradou, achei infantil demais. Quando li a sinopse, imaginei uma história maravilhosa e original. Em breve eu o leio, e venho aqui compartilhar a minha opinião sobre ele.

    Abraços,
    http://livrosempauta.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  29. Zilda, tudo bemmmm? Me falaram da sua resenha e vim aqui ler. Quero agradecer muito sua opinião que apesar de não positiva com certeza é a sua opinião e ela é importante para mim. Pode ter certeza que o coração do autor bate forte nesse período de primeiras resenhas. Escritor brasileiro tem uma luta enorme, trabalhamos para superar preconceitos, dificuldades... Recebi mensagens de garotas que amaraaaaaaaaam o livro e claro receber elogio é sempre melhor. Não vou aqui defender o livro, explicar minhas teorias... O que vale é esse contato, a gente poder se conhecer através de Garota Replay. Espero que isso seja especial. Do fundo do coração, espero que a Thizi tenha trazido alguma mensagem. Seja sempre feliz. Bjinhos. Tammy

    ResponderExcluir
  30. Esse livro não me chamou muita atenção... e com sua resenha não me animou muito  não... justamente por ser bem para público muito mais jovem...

    Beijos.#Resenha falada.
    http://resenhafalada.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  31. Sério que você não curtiu o livro Zilda? Eu gostei tanto da capa e da sinopse do livro que fiquei realmente muito ansiosa para ler, ia ser até uma das minhas próximas leituras. :/

    Mas enfim, você realmente ressaltou pontos que podem comprometer um livro. Agora vou tentar diminuir minhas expectativas sobre ele.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  32.  Oie!
    Então, 1ª colocação: acho muito bom ver blogueiros que mantém a sinceridade na resenha acima de qualquer coisa. Parabéns por isso!
    2º - Não gosto dessa capa e olhando, sinceramente achava que falava de zumbis teens hahaha
    Gosto muito dessa temática mais juvenil, mas como ainda não li o livro, não tenho muito o que opinar, mas fiquei intrigada, lendo sua resenha...


    Beijos!
    Nati

    ResponderExcluir
  33. Oi flor!

    Estou doida pra ler esse livro, achei a capa linda e a estória parece bem legal! =D

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  34. Resenha sincera e perfeita! A capa ach o uma graça... A história em si não me chamou a atenção... Vou ler para tirar minhas opiniões... Acho que acima de tudo o blogueiro precisa ser espontâneo e sincero e você cumpriu com esse papel! Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. Também já li muitos pó tos negativos sobre este livro! Espero não me decepcionar tanto na hora da leitura,
    Angelica
    www.angelicabrunatto.com.br

    ResponderExcluir
  36. Zilda!
    Acabei de ler e mesmo tendo de concordar no aspecto repetitivo, devo dizer que o enredo onde aborda uma 'sósia' de si mesma e com final inesperado, pelo menos para mim foi, e valorizou o livro. Um livro voltado ao público adolescente, tem de manter uma identificação com ele e acredito que nesse ponto a Tammy conseguiu.



    Passando para desejar uma semana repleta  de alegria e um mês carregado de felicidade! Felicidade!
    Felicidade!


    Luz e paz!


    Cheirinhos         


    Rudy


    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Zilda, não cheguei a ler o livro, mas apenas o primeiro capitulo e tive a mesma impressão do discurso da personagem está em desarmonia com a idade dela. Mas li algumas outras coisas sobre o enredo e achei bem interessante - não sei como ficou a execussão, mas gostei do que ela propõe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Sério que ela tem 20 anos? Tenho o livro, mas ainda não li. Pela sinopse e capa, pensei que ela tivesse 16 ou 17 (idade padrão das protagonistas YA).

    ResponderExcluir
  39. Eu pensava pela capa e pela sinopse que a protagonista tinha 15, 16 anos também...
    Gostei da sua resenha mesmo que você não tenha gostado do livro. Argumentou muito bem e fiquei curiosa para saber minha opinião dele...

    Só uma pequena correção: A Barra da Tijuca não fica na Zona Oeste não... fica na Zona Sul. É a parte mais, digamos, elitista da cidade.

    Bjinhus,

    Sa
    PS: Tem promoção lá no blog Mundo-Sa do kit Para Sempre.  Aparece lá!

    ResponderExcluir
  40. Oi,flor!
    Que bom te ver por aqui.Amei todos os comentários que fizeste nas resenhas.Mas,o bairro da Barra da Tijuca fica na Zona Oeste da cidade SIM..rsss..Não fica na Zona Sul,não..E podemos dizer,que existe uma certa quantidade de pessoas que fazem parte da elite,mas ainda não é o bairro mais elitista da cidade.Pelo menos não por enquanto.Vamos aguardar as Olimpíadas de 2016! rsss
    Adorei te ver por aqui..Vou te visitar,com certeza!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  41. Tatiane Menna Barreto20 de abril de 2012 às 11:37

    Adorei a resenha, mito parecidas nossas opiniões mesmo rsrs Com a diferença que sou mais sucinta quando escrevo hauhauhua Querida, adorei sua visita e estou passando para retribuir e dizer que voltarei outras vezes, pois adorei a tua opinião sincera! Como sou professora, não costumo falar que gostei se não foi isso que aconteceu, pois meus alunos leem as resenhas e querem opiniões sinceras, porque senão, depois sou cobrada pelo livro ser ruim rsrs Vou continuar assim e adorei saber que tenho mais amigas blogueiras como eu! Parabéns! bjoo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.