Feliz Dia do Escritor!
Bom dia, queridos escritores!
Hoje é um dia especial! Hoje é o seu dia! O post de hoje é uma singela homenagem a todos vocês, que tornam nossos dias mais felizes, mágicos e coloridos!
O dia do escritor foi criado a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.
Solitários em seu ofício, os escritores, esses incansáveis, tecem os sonhos que vão alimentar nossa imaginação. Do nervosismo desperto por Stephen King à repugnância causada por Clive Barker. Sozinhos, tendo como companhia apenas a aguda criatividade e a incansável vontade de completar seu trabalho, acreditando, somente eles, a princípio, que podem despertar os melhores e piores sentimentos em seus leitores, comovendo, emocionando, atiçando a curiosidade. Das imortais obras de Shakespeare ao cotidiano de Machado de Assis.
Horas insones, dias em isolamento, a ansiosidade dominada pelo senso crítico, bloqueios inesperados, a angústia pela solução ideal que não vem, mas, quando chega, arranca um sorriso daquele que castiga seus dedos ao teclado ou ao peso da caneta. Tudo para si mesmo, tudo para o resto do mundo. Construindo terras distantes, como o fez Tolkien, ou levando-nos a um mundo de magia, como C. S. Lewis. Movidos por aquela idéia que ganha nomes, locais, situações, conflitos e personagens, muitos personagens, que seguem seu caminho, guiados, mas não dominados, pelo escriba. Cavaleiros medievais, elfos encantados, mafiosos com sorrisos cínicos, vampiros nas sombras, sofredores, apaixonados, tomados pelo ódio, eles estão ali.
O trabalho pronto, muitas vezes incompreendido, vai as mãos do leitor que, assim como o escritor, entrega-se solitariamente a leitura, um segundo ofício esse. O de interpretar, entender e se apaixonar pela obra.
Hoje, dia 25 de julho, deixo aqui essa pequena homenagem aos escritores, para que saibam que seus esforços tremendos e todas as dificuldades se diluem nas mãos e na imaginação do leitor que os admira, e aqueles que trabalham com a matéria dos sonhos, podem saber que sonhando estão os que os seguem.
Um feliz dia do escritor.
A Cachola Literária parabeniza a todos os escritores que com sabedoria proporcionam o despertar da imaginação . Com muito carinho, dedico esse post aos queridos escritores parceiros do blog.
Parabéns escritores!
12 comentários
Que homenagem maravilhosa, Zilda Mara!
ResponderExcluirTexto super completo e emocionante. Citados estão lá, todos meus mestres literários.
De fato, é uma dádiva poder trabalhar diretamente com a matéria bruta dos sonhos e poder entregá-los lapidados ao leitor.
Obrigado e parabéns!
Adorei o post!
ResponderExcluirNão sabia de muitas informações contidas ai... obrigada pela lembrança!
lilianpoesiablogs.blogspot.com
Linda a homenagem! São leitores como você e nosso amor pela palavra escrita que nos motivam a prosseguir nessa estrada! bj gde
ResponderExcluirBoa tarde Zilda, parabens a todos os escritores que nos fazer viajar pelo mundo da imaginaçao, atraves de suas historia reais e irreais.
ResponderExcluirBjks
Oi, Zilda, querida! Fiquei emocionada com esse texto, é bem assim mesmo, a ansiedade, o senso crítico (exagerado, às vezes rs), o isolamento (e a sensação de que não está se "vivendo" de fato), o estranhamento face à realidade (e por isso a criação de uma nova realidade) e essa louca obsessão que é imaginar e depois escrever. Até a parte ruim de ser escritor é boa rsr E você, com sua resenha linda e inteligente, já me fez muito muito feliz como escritora.
ResponderExcluirUm forte abraço,
Zilda!!!! Que texto mais maravilhoso!!!!!!! :D
ResponderExcluirPara começar, adorei saber a origem do dia de hoje....... e AMEI a maneira como essa homenagem foi desenvolvida, fazendo referências imortais (Shakespeare! Machado.... uau!) e nos remetendo a tantas lindas obras, a cada exemplo dado!
É maravilhoso saber que esse nosso trabalho (que não ouso chamar de trabalho, ocupação ou profissão.... pois é baseado unicamente no amor!) significa tanto, e para tanta gente!!!
Espero apaixonar muitos e muitos corações com minha história!
Um beijo enorme! Obrigada pela linda homenagem!
Samanta Holtz
autora de O Pássaro
Ah me emocionei, pode? rsrsrsrs Lindo demais! Obrigada, minha linda! Você sempre uma fofa com todos nós!
ResponderExcluirBeijo, beijoooooo
Linda homenagem! Parabéns a todos os Escritores!
ResponderExcluirObrigada, Zi! Homenagem mais linda essa, hein...! *-*
ResponderExcluirEscrever é uma arte e como todo artista, o escritor precisa lutar muito para manter-se fiel e firme na luta. Um passo de cada vez e os sonhos pesando sobre os ombros... descobrimos, de repente que, uma vez seguindo nesse caminho, não há como voltar atrás.
Eu me sinto privilegiada pelos amigos que tenho feito nessa longa viagem e muito realizada por ter descoberto a minha verdadeira paixão. Amo escrever e minha vida só tem sentido se posso extravasar isso.
Que bom que há leitores como você, que valorizam e apoiam a literatura. Parabéns a você também. A todos nós que amamos literatura e que lutamos por ela. Somos guerreiros e vencemos todos os dias.
Beijocas,
Lu
@LuPiras80
www.equinocioaserie.com
Que lindo texto, querida!
ResponderExcluirGraças ao amor e o carinho de vocês, somos motivados a caminhar cada vez mais... Um grande beijo!
Oi amiga!!
ResponderExcluirLindo post!! Eles merecem a nossa homenagem, o que seria de nós, a nossa vida, sem os livros?? Adoro
Bjinhs amiga!!
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Olá Zilda, primeiro obrigado por visitar e seguir meu blog, e pelo elogio tbm. E queria te dizer que ADOREI o seu blog, e que ganho o dia todas as vezes que encontro um blog tão bom como o seu. Espero que tenhamos mais contatos futuramente e vou te ler como mais calma, prometo voltar por aqui sempre que puder. Bjs
ResponderExcluirObrigada pela visita! Sua participação é muito importante.