Grávida, Rapunzel faz 200 anos nos contos maravilhosos dos irmãos Grimm

by - quinta-feira, dezembro 20, 2012


A história oral, aquela que se conta sem tomar nota disso sempre foi uma das grandes paixões dos irmãos Grimm, Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859).




O tema era tão importante a ponto desses dois irmãos alemães tomarem notas, mesmo que fossem contraditórias, dos relatos populares para escrever todas as narrativas que fazem parte do livro "Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos" que, nesta quinta-feira (20), completa 200 anos de existência.

Até o Google homenageou os irmãos com o seu Doodle - aquela "capinha" animada que aparece de vez em quando na página inicial de buscas. Clicando nas setinhas laterais, você muda as imagens inspiradas no conto "Chapeuzinho Vermelho", escrito há dois séculos pelos irmãos Grimm.

Esse universo traz fadas, bruxas, elfos, gigantes, diabos, animais que falam, princesas e reis em histórias fascinantes, por vezes curtas e, em muitas outras, surpreendentes para os padrões dos chamados contos de fadas - sempre dialogando com personagens religião, vida após a morte e outros temas fantásticos, alguns deles com um tom meio macabro.


Claro, alguns personagens mais famosos também estão lá: Rapunzel, João e Maria e o Gato de Botas também ganham contos próprios. Mas não espere uma história semelhante àqueles desenhos animados a que você provavelmente assistiu, porque são bem diferentes. Isso porque os contos originais, mais sombrios, foram adoçados ao longo dos tempos. Por exemplo, na história original, Rapunzel engravida do príncipe na torre e é banida pela bruxa má ao exílio num deserto.

A celebração na Alemanha é tanta que haverá uma série de eventos até 2013 (clique aqui e veja, em inglês).


Recentemente, famosa revista alemã "Der Spielgel" aclamou a obra, dizendo que ele é o "mais bem-sucedido dos livros em língua alemã".


LANÇAMENTO

De olho no aniversário de 200 anos, a editora Cosac Naify lançou recentemente a reedição de 158 "Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos" em português, num box divididos em dois volumes.

O mais legal é que os livros trazem os prefácios à edição original feitos pelos próprios irmãos Grimm. A primeira edição foi lançada em 20 de dezembro de 2012.

CONTOS MARAVILHOSOS INFANTIS E DOMÉSTICOS
AUTOR Jacob e Wilhelm Grimm
TRADUÇÃO Christine Röhrig
QUANTO R$ 99

Você pode gostar disso também

2 comentários

  1. Oi amiga!
    Ai, eu adoro contos de fadas, e tem uns livros muito fofos!!


    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  2. Ai que tudo!
    Amo contos de fadas e quero muito adquirir esses!
    Um Beijo*


    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.