|Resenha| O Advogado da Vida - Jean Postai @talentoslitbr
Quando começa o direito à vida? Essa pergunta fica quase impossível de ser respondida quando o médico Arthur Galanidel é preso por supostamente realizar abortos ilegais em sua clínica, inclusive em uma menor de idade.O advogado David é escalado para defender o caso, sofrendo a pressão da imprensa e da sociedade, que discutem se uma mulher tem ou não o direito de abortar e se o médico é ou não um criminoso. Será que David conseguirá convencer os jurados a inocentar o médico? Em quais situações é permitido a uma mãe optar por dar ou não à vida a seu filho? Neste emocionante thriller jurídico, as perseguições, tramas e provas são misturadas a todo momento, criando um romance fantástico, de tirar o fôlego. Tudo isso para, no final das contas, o caso ser julgado por sete jurados que decidirão onde começa e até onde vai o mais fundamental dos direitos: o direito à vida.
O Advogado da Vida traz à tona um dos temas mais polêmicos discutidos pela sociedade: o aborto. O advogado e escritor Jean Postai apresenta um thriller jurídico bem escrito e fundamentado ao longo de 416 páginas.
A premissa do livro baseia-se na história do renomado cirurgião obstetra Arthur Galanidel. Dr. Arthur possui uma clínica de alto padrão onde realiza abortos. O médico defende o direito da mulher optar pela gravidez ou não.
A vida de Arthur Galanidel sofre uma grande reviravolta desde que dois jornalistas se passam por pais interessados em fazer o aborto. A mídia e a opinião pública entram em ação e tornam Dr. Arthur em um verdadeiro monstro.
A questão levantada é realmente polêmica, pois ainda que o leitor tenha uma ideia formada sobre o assunto, inevitavelmente sua opinião poderá ser influenciada pelo o posicionamento dos personagens.
David é um jovem advogado de 25 anos em início de carreira. Ele está comemorando o aniversário de sua noiva Joana com alguns amigos até o momento em que recebe uma ligação do Dr. Arthur. Praticamente “induzido” a defendê-lo, David têm em suas mãos um dos casos mais difíceis da sua vida.
A narrativa de Jean é muito envolvente. É como se estivéssemos participando do julgamento. O autor conseguiu transmitir toda a adrenalina vivenciada nos bastidores de um processo criminal. Téo, o estagiário de David é um personagem incrível. O personagem rouba a cena com sua personalidade forte e seu senso de justiça. Morgana, a experiente promotora é a representação simbólica perfeita de profissionais da área que, são capazes de tudo, para conseguir o que deseja para alcançar o sucesso profissional.
Questões éticas relacionadas à profissão dos advogados também são levantadas ao longo da narrativa. Quando se trata de um tema tão polêmico quanto o aborto, o posicionamento religioso não poderia ficar de fora. Opiniões que defendem os dois lados são fortemente levantadas. É notável o trabalho de pesquisa que o autor tenha exercido para criar uma história ficcional tão verossímil, porém é importante frisar que o mesmo não tenha intenção de influenciar nenhuma das partes.
A leitura prende o leitor do início ao fim. Os meandros e artimanhas utilizadas tanto por David quanto pela promotora Morgana tornam a narrativa excitante. Jean Postai foi capaz de apresentar termos jurídicos sem que a narrativa se tornasse exaustiva. A maneira como ele os inclui fez com que a história fosse contada de forma natural.
Fiquei impressionada com a escrita de Jean Postai. Acredito que grande parte do sucesso da narrativa se dê ao fato de que, sendo Jean um advogado, ele tenha a sensibilidade e a destreza de compor personagens tão críveis numa história tão bem estruturada.
O projeto gráfico e diagramação do livro estão excelentes. Não encontrei erros e a revisão do livro está impecável. A capa do livro é muito bonita e condiz perfeitamente com o tema proposto pelo autor. A editora está de parabéns pelo cuidado com o livro.
Recomendo a leitura a todos que desejam conhecer mais sobre o assunto e que se propõem a discutir sobre o aborto. O Advogado da Vida é um livro que desafia, questiona e intriga o leitor. Bem embasado e indiscutivelmente bem escrito, O Advogado da Vida entra para a categoria TOP da literatura nacional.
Autor: Jean Postai
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
N° de páginas: 416
12 comentários
Nossa que dica bacana! Eu não conhecia! Adorei a resenha! Ainda mais que trata de uma profissão que sempre gostei e admirei, que é o Direito. E a literatura nacional cada vez mais ocupando espaço na minha estande!
ResponderExcluirCom certeza vou ler esse livro!
ResponderExcluirAfinal,curso Direito e o tema é uma paixão para mim!
Convido você a participar da promoção que vai dar o livro Simplesmente Ana autografado.
Não perca!
Rizia - Livroterapias
Livroterapias
Uma das minhas próximas leitura!! Fiquei encantada com a resenha, saber que vou ler um livro maravilhoso me deixa feliz!!!
ResponderExcluirAdorei a resenha Zilda!!! Que lindo, quando você gosta de leitura é muito incrível!!!
Bjkas
Esta é a primeira resenha que leio sobre o livro, eu ainda não tinha nenhum conhecimento sobre o mesmo e pelo visto o enredo, além de trazer um tema bem forte, possui personagens marcantes e uma ótima narrativa. Desejo sucesso ao autor, fiquei interessada em ler O Advogado da Vida!
ResponderExcluirBeijos!
Da Imaginação a Escrita
O livro me chama atenção, a capa não é uma das melhores, mas, sinto que por agora, não seria uma boa leitura... sei lá! Rsrsrsrs
ResponderExcluirÓtima resenha, Zilda!
Beijo
Oi amiga!
ResponderExcluirAchei super interessante o tema do livro, eu ainda não o conhecia.
Confesso que fiquei bem curiosa para ler.
Adoreii sua resenha!
Essa capa tbm me deixa curiosa!
Beijos*
Oiee =)
ResponderExcluirCaramba, lendo a tua resenha fiquei com vontade de ler o livro, se não fosse por isso nem seria assim, já que a capa não chamou minha atenção.
Beliscões
Oi Zilda!
ResponderExcluirAprecio os thrillers jurídicos em filmes, mas nunca li um livro desse tipo. Interessante saber que o autor abordou esse tema tão polêmico de formal imparcial e focando nas artimanhas utilizadas pelas partes no processo, de forma que os leitores devem atuar quase como jurados, não é? Ótima dica.
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Oi Zilda! Esse é mesmo um tema muito complicado... ao mesmo tempo que penso que é errado abortar, imagino como será se a criança nascer e for simplesmente jogada por aí.
ResponderExcluirLetras & Versos
Oi flor, tudo bom?
ResponderExcluirJá li esse livro e adorei.
O Autor realmente conseguiu abordar esse tema de forma majestosa. E olha que como sabemos por ser muito polemico esse tema é difícil de ser trabalhado, pois ele divide muitas opiniões.
Super dica *-*
Oi Zilda,eu já queria ler esse livro, adoro temas polêmicos e agora lendo sua resenha minha vontade de ler só aumentou, parabéns pela resenha, muito bem escrita.
ResponderExcluirBjOs!!!
@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br
Eu também gostei muito do livro, faz a gente parar para pensar nos nossos conceitos. é um tema difícil de ser abordado e acho que o autor conseguiu fazer um ótimo trabalho sobre ele.
ResponderExcluirum abraço
Gisela
Ler para Divertir
Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.