Só a leitura salva!

by - sexta-feira, novembro 11, 2011

Olá,amigos e leitores da Cachola!
O post de hoje vem falar sobre algo muito familiar para todos nós,blogueiros e amantes do universo da leitura.Porém,esse prazer que sentimos pelo hábito da leitura não é (infelizmente),compartilhado com a maioria.Todos nós sabemos o déficit que existe em nosso país em relação ao ensino de qualidade,ao acesso à cultura e principalmente, à leitura. 





















Sei que nada de novo estou dizendo mas eu farei uma pergunta para vocês:
Você é apenas um leitor passivo ou utiliza-se dessa habilidade com a leitura para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor?
Provavelmente,todos os blogueiros e pessoas ligadas ao mundo da leitura dirão que sim.Que já cumprem com o seu papel.Seja divulgando um livro, um evento ou  qualquer outra coisa relacionada à leitura. Pensando muito sobre assunto,que por muitas vezes vem sendo abordado de forma superficial e repetitiva, deparei-me com um vídeo muito interessante.
E por isso,venho compartilhá-lo com vocês para que possamos refletir mais sobre o assunto,sobre o nosso papel enquanto formadores de opinião,pois sabemos o quanto isso é valioso para os nossos leitores.
Será que estamos fazendo nosso papel de cidadão, e sabemos utilizar essa ferramenta tão preciosa que está sobre o nosso domínio.Para que possamos mudar essa situação,nem que seja  aos poucos,vamos disseminar a leitura com aqueles que não a conhecem, ou que não a apreciam.Abra um livro,uma revista ou até mesmo um jornal.Leia em voz alta.Conte histórias.




Semeie à leitura pois somente ela pode nos salvar da verdadeira ignorância.Pois,como diria nosso mestre Monteiro Lobato: " Um país se faz com homens e livros!"
Agora,percam um minutinho assistindo esse vídeo.Vale muito a pena.



Manifesto - Só a leitura salva from Marcos Felipe on Vimeo.


E aí,me digam o que vocês acharam?
Você acredita que a leitura pode nos salvar?
EU ACREDITO!
Então,compartilhem essa ideia.Seja nas redes sociais,no blog,no seu círculo familiar,etc.
Expressem suas opiniões.E não esqueçam de comentar!!!
Bjs à todos!

Você pode gostar disso também

45 comentários

  1. Ótimo manifesto, mas da mesma forma que me incomoda os pregadores de religião no ônibus enchendo a paciência, não me atreveria a incomodar ninguém também. :(

    www.lernaoatrofia.com

    ResponderExcluir
  2. Achei a ideia do manifesto interessante só não gostei muito da ideia de pregar, acho que o manifesto poderia ter outro tom e não lembrar religião, porque não existe nada mais chato em religião do que justamente esse hábito de pregar de alguns. Então sinto um certo desconforto ao fato da leitura virar uma pregação, mas achei a ideia interessante só não faria essa associação. ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  3. Oi Zilda!
    Adorei o manisfesto, mas não sei se teria coragem de ler em um ônibus ou praça pública em voz alta. Mas, faço isso o tempo todo quieta no meu canto...rsrrsrsrs...
    Bjos!!!AndréiaSentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei arrepiada com esse video... Leitura salva e transforma.. EU ACREDITO!!! 
    perfeito!!!

    ResponderExcluir
  5. Histórias de Alguém9 de dezembro de 2011 às 22:46

    Incrível, vou divulgar no meu blog! :D

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu apoio totalmente!!!
    As vezes eu acho que meus amigos me acham meio chata, porque estou quase sempre falando de livros, lançamentos, enfim, mas eu tenho certeza que já fiz muita gente mudar de idéia em relaçao as minhas loucuras e chatices.
    Tenho uma amiga que não lia nada nunca. E fiquei imensamente feliz quando ela me disse que tinha comprado um livro da Zibia Gaspareto. Não é o tipo de livro que eu leio, mas só o fato dela ter comprado e lido já mudou tudo.
    Tenho um filho de 8 anos, que é tão doido quanto eu. Vive me pedindo livros e lendo para os amigos do condomínio que ainda não leem como ele. A mãe coruja aqui fica cheia de orgulho!! :)
    Adorei Zilda!!
    A Cachola é tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  7. Pode até ser um tema batido, clichê, nada original... mas
    temas importantes não podem ser esquecidos. Este post é importantíssimo porque
    temos que discutir isto. O Brasil ainda é um país sem leitores e “ninguém”
    parece se preocupar com isso. Os cursos e escolas que prometem dar o “melhor”
    ensino, só se preocupam em arrecadar mais e mais alunos. Mas no final das
    contas, quem é que gosta de ler? E ai temos uma discrepância dividida em dois
    grupos: os que não lêem e aqueles que lêem compulsivamente.


    Por acaso o link para o seu vídeo não está rodando aqui pra
    mim, mas já assisti a este vídeo e além de bonitinho e original, é bacana pela
    intenção que tem. Sinceramente, pode não mudar nada, mas já é uma tentativa.
    Enquanto o governo faz o que para incentivar a leitura? Criar mais bibliotecas
    não faz ninguém gostar de ler, como o governo diz ingenuamente acreditar. Só a
    educação muda e esta salvação chega através dos livros.


     
    Leonardo Zegur

    www.umlugarescuro.site.com.br
    umlugarescuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A leitura salva....

    E como já dizia um grande teórico da literatura chamado Afrânio Coutinho: A leitura dos grandes livros coloca-nos em mão o universo"

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Zilda! Que bela inciativa! Eu sempre dou livros de presente e não eprco uma oportunidade de falar sobre aquilo que mais amo, a leitura. Sempre estimulei meus filhos a ler e hoje, além de mim, tenho mais dois "papa-livros" aqui em casa ^^
    Vou sugerir algo q tenho certeza dará certo. Que tal fazermos uma blogagem coletiva sobre o estímulo à leitura? Convidaríamos alguns blogs, marcaríamos um dia e todos faríamos um post sobre dicas e experiência acerca desse hábito tão prazeiroso. O que acha?
    Qualquer coisa, me avisa, ok?
    Beijos, bom findi =*

    ResponderExcluir
  10. Zilma amiga, amei o vídeo! Nossa, que manifesto eim! Sabe, eu não leio em voz alta no ônibus nem nada (eu nem ando de ônibus *sad*) mas acho que eu ajudo sim sabe. Criei um clube do livro na minha escola (em breve vamos expandir ele), sempre isentivo meus amigos e minha família a lerem (por mais que esses últimos relutem muito!). Acho que minha marca é o livro (digo, sem ser aqui na internet, no dia a dia mesmo!), onde vou estou com um ou mais livros. Sempre tem um na minha mochila, sempre pego algum diferente na biblioteca, saio pelos corredores lendo, leio no shopping, na escola, em praças! Quem me conhece sabe que nunca estou sem meus companheirinhos literários! 
    Adorei o recado, vou divulgar esse post ok amiga? 
    Que os livros vençam! haha

    Beijos,
    Marcella Jordanna - Letras de Chá

    ResponderExcluir
  11. Zilda, serei sempre à favor ao incetivo à leitura, seja ele em forma de manifesto, ou em qualquer outra maneira que atraia para si a atenção merecida.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oi Zilda..Acho sim que a leitura pode nos salvar, de diversas maneiras, pois cada pessoa tem seu tipo de algoz, pode encontrar um caminho seguro na leitura. Seria bom se todos pudessem conhecer, ter acesso, de forma mas ampla..

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu a-do-rei o vídeo!!! Me deu até vontade de pegar alguns livros e começar a ler em praça pública, bem alto e emocionante! rs *-* Seria tão legal se todos lessem! Vou passar o vídeo no meu blog também, achei super inovador!!!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  14. Nossa, muito legal o video! Concordo com tudo que esta escrito! Ótima iniciativa. Depois colocarei no meu blog também o video posso?


    Beijos
    Wallce- ecolivros.com.br

    ResponderExcluir
  15. oi Zilda nossa concordo com você um livro pode sim mudar e salvar as pessoas, eu acho que o interesse pela leitura ou melhor a falta de interesse nela, é consequência da nossa cultura e também falta de incentivo por parte do governo porque livros são caros,  ler é uma questão de abito e isso precisa ser intensificado nas próprias escolas e em casa também, no meu caso a leitura instiga a imaginação a concentração e me acalma, mas isso só aconteceu quando peguei um livro que me chamou a atenção me interessou, não adianta querer que as pessoas adquirem o abito de ler obrigados, com coisas que elas não gostem de ler depois isso vai ficando natural você começa a ler porque gosta, eu adorei o vídeo grande Beijo

    ResponderExcluir
  16. MUITO BEM BOLADO ESSE MANIFESTO!!! ADOREI!

    BJINHOS!

    @swannx 
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  17. Realmente adorei o movimento. É só assim mesmo que conseguiremos salvar o mundo.
    As pessoas são não leem muito por conta de não conhecerem, precisam pegar em um livro e saborear. Assim não vão parar nunca. Vamos então nos manifestar.
    Obrigado, Zilda, por sempre twittar indicando a postagem. Nem sempre temos tempo para passar.
    Parabéns pelo post,

    R.S.Merces,
    Clube Novos Autores.

    ResponderExcluir
  18. adorei o vídeo muito bem feito, e bem bolado...uma coisa que todo mundo deveria fazer....uma vez uma amiga me disse que não gosta de ler, livros que não nenhuma figura,porque ela não conseguia imaginar nada...isso é muito triste...

    apoiado total a ideia..

    bjissss

    ResponderExcluir
  19. Olha, eu acho que nós leitores podemos e devemos espalhar a nossa paixão, porque a leitura realmente muda a vida da gente. Mas acho que essa abordagem indicada pelo manifesto é um pouco tensa. Sou da área de publicidade e sei que qualquer mensagem passada de forma invasiva mais afasta do que aproxima o receptor. Um bom exemplo disso são essas propagandas do youtube, agora, que irritam profundamente. Acho que seria mais positivo indicar livros aos amigos que não costumam ler, falar bem dos livros preferidos pra eles, etc.

    Porque pensa só, você já foi convertido em praça pública? Ou sempre que você vê alguém pregando na praça vc pensa "putz, moço... ninguém tá te levando a sério"? Acho super válido a gente espalhar a leitura pelo mundo, mas isso deve ser feito com inteligência e estratégia, não de supetão.


    Beijinho!
    Mariana Melowww.felizvros.comhttp://www.facebook.com/blog.felizvroshttps://twitter.com/#!/maripmelo

    ResponderExcluir
  20. Achei o manifesto excelente, pena que sou tímida demais pra ler em público. Mas como já foi citado aqui, só o fato de vocês estar concentrado no seu livro no tumulto do transporte coletivo, já é incentivo para outros leitores porque as pessoas começam a se perguntar se aquilo distrai de verdade e acabam fazendo o teste. Afinal, você viaja no livro e até meio que deixa de lado o tumulto.

    ResponderExcluir
  21. Um excelente manifesto. Aliás, não é preciso ler em voz alta no meio do ônibus ou fazer algo escadaloso e chamativo. As vezes o simples fato de você estar concentrado na leitura em meio ao tumulto de um ônibus, metro ou aeroportos já desperta a curiosidade alheia. Posso enumerar as vezes que estava lendo em público, seja na fila do banco ou no aeroporto e alguma pessoa me perguntou sobre o livro e continuou a conversar perguntando. No fim tinha certeza que a pessoa ficou curiosa a ponto de procurar ler. Pequenas coisas assim funcionam e muito. Ler em viagens enquanto todo mundo só fica atoa, ler onde quer que seja chama a atenção. Basta mais um empurrãozinho quando a pessoa vier perguntar e pronto. Está começado a conversão de mais um. Pena que demorou tanto para nosso país se interessar por leitura. Está devagar, mas comparado aos outros anos está melhor. Notasse pelo investimento das editoras que o mercado melhorou. Enfim, espero que um dia fique tão bom quanto nos EUA e na Alemanha. :) Ótimo post. Vou divulgar no meu twitter e colocar um link no meu blog encaminhando para cá. Bjo

    ResponderExcluir
  22. Acho que tudo depende da cultura e do acesso a ela. No brasil, se comparado com o salário, os livros são caros, então a maioria não tem acesso com nós blogueiras. Com isso, não se incentiva a cultura. Na faculdade eu tinha um professor que tinha duas paixões: Leitura e França, e ele vivia a me contar histórias da cultura de lá. De como é normal num domingo a tarde as pessoas lotarem as bibliotecas que são enormes, de como é normal ler enquanto se espera o onibus na parada, ou de como é barato o acesso aos livros, já que  as pessoas tem o costume de muitas vezes sairem do trabalho e irem a uma livraria. Por isso os franceses são inteligentes, e o país incentiva a leitura, dando acesso, coisa que aqui não acontece. Gente, vcs já pararam pra pensar em quanto pagamos de imposto sobre um unico livro sequer? Penso que mais da metade, ou quase isso. Tempos atrás rolou uma conversa de que o governo iria dar bolsa-cultura (e não to me arriando), porém obviamente isso não iria funcionar. Como um governo que dar dinheiro para as pessoas irem ao teatro se elas não tem nem o que comer, enfim.. tem coisas que só no Brasil né.

    E quando há projetos interessantes, são mal-feitos. Numa cidade vizinha a minha, a prefeitura reduziu a grana que destina a projetos esportivos pra instalar tipo baús em diversas ruas com jornais e revistas dentro.. Tipo, a idéia é boa, se morássemos na França né... hsausha. Nunca ninguem pegava os tais jornais e revistas lá. Passou-se tempo e passei por um destes baús e peguei um jornal e uma revista e estavam desatualizados a no mínimo meio ano. 

    Enfim, eu sou uma que gosto de incentivar, e não tenho vergonha de dizer que leio livros infantis, e livros fantásticos, pois também leio os clássicos. Enfim né.. uhsausha, tá parei de divagar...hsaushuas

    ResponderExcluir
  23. Oi, gostei bastante. É vdd.
    Dependendo a leitura ela realmente salva.
    Beijoca :)MODA E EU.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o vídeo do M.Felipe!! é pra ser divulgado!! 
    É muito bom falar de livros; trocar experiencias literárias e induzir alguém a ler!
    O habito de ler aumentar nosso vocabulário,ampliar nosso conhecimento, emocionar, melhora a comunicação, além de tudo isso, uma leitura pode sim mudar nossa vida!!SÓ A LEITURA SALVA! Lais

    ResponderExcluir
  25. muito bacana. eu por ler muito, recomendo livros a varios amigos e amigas que nem gostam de ler, hoje alguns amigos meus ja leem. acho isso muito interessante. pois apesar de o país ter crescido bastante no numero de leitores, eles ainda sao poucos.

    Beijos! :D

    ResponderExcluir
  26. Adorei o vídeo!
    Realmente, só a leitura salva.
    E cabe a nós, blogueiros e leitores passar o gosto pela leitura pras pessoas!
    BeijinhosMichelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  27. Poxa! Que demais, adorei mesmo! E é isso ae:  SÓ A LEITURA SALVA! 

    ResponderExcluir
  28. A leitura ensina a compreender, ter vários pontos de vista e respeitar uma visão diferente da sua. Não só acho que salva, como também é essencial para a formação de um indivíduo consciente e que preza seu total desenvolvimento e discernimento psicológico, emotivo e social.

    ResponderExcluir
  29. Amei o vídeo, amei a mensagem dele... Já leio em ônibus, trêm, fila do banco, do médico, banco da praça... hehe
    E é verdade, a cada dia que passa os transportes coletivos estão mais cheio de leitores, as filas ficou menos cansativas graças ao nosso amigo inseparável "O livro" e outras pessoas tem nos observado, curiosas e... despertam!! Eu apoio a campanha.
    Nizete
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei o manifesto linda, eu jamais teria vergonha de ler em público, ou falar em quanto gosto de ler. Além do mais, tenho gosto de fazer isso, pra mim ler é a coisa mais importante do mundo, além de ser o melhor dom que tenho. Bem interessante, eu costumava guardar pra mim esse sentimento de literatura, agora eu quero mesmo é espalhar cultura mesmo que para o meu vizinho ou para meu irmão! Adorei Zi!

    ResponderExcluir
  31. Jayane Fereguetti de Oliveira9 de dezembro de 2011 às 22:47

    Perfeito, a leitura é a melhor coisa para nos salvar da miséria de personalidade e informação, além de nos inspirar e enriquecer nosso conhecimento. 
    Acho que não tenho coragem de fazer isso sozinha em praça publica, mas ajudar meus amigos que tem preguiça de ler a descobrir esse mundo incrível que é a literatura isso eu tenho. Aqui onde eu moro (ES) é um pouco escasso de bibliotecas publicas, mas a empresa de transporte publico da Grande Vitoria criou (não sei se tem em outros estados também) a Biblioteca Transcol, dai a pessoas podem pegar livros no terminal de ônibus. Isso é ótimo, pq depois desse projeto vi mais pessoas lendo livros (livros que são da biblioteca), principalmente os funcionários da empresa de transporte.
    Bjos
    http://jayfereguetti.blogspot.com
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir
  32. Ah que ideia bacana hein, adorei a ideia de ler no ônibus hahahaha
    Já que conheço diversas pessoas que leem 
    Acredito que ainda é possível, estou tentando mudar a minha irmã que não gosta muito de ler
    Beijo

    http://marifriend.blogspot.com/

    @Storieandadvic 

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Amei o vídeo!
    Eu me considero uma incentivadora da leitura. Às vezes parece dificel nosso papel, parece que as pessoas não entendem como é importante ler! Tem momentos que desanimo, mas ru não deisisto!!
    bjinhs

    ResponderExcluir
  34. Bem legal a dinâmica do vídeo e a proposta do manifesto! Também acredito que a leitura possa mudar o homem e, quiçá a nação. Torcendo para que dê certo!

    ResponderExcluir
  35. Adorei o vídeo, e é muito interessante a maneira como eles abordaram o problema.
    Legal ter postado aqui pra gente. Eperamos que de certo, beijos

    ResponderExcluir
  36. Gostei da idéia!
    É importante todos ajudarem essa idéia!
    bjs

    ResponderExcluir
  37. nossa amei o video... muito legal....

    ResponderExcluir
  38. territoriodascompradorasdelivr9 de dezembro de 2011 às 22:47

    Ai que lindo amiga,que meio de se expressar legal. Adorei o vídeo e vi que sou uma leitora mesmo.
    Só total favor do manifesto e concordo em tudo que estava escrito.
    Perfeita a dica amiga.
    Território das
    garotas
    @territoriodcl
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. A leitora - Aos Leitores9 de dezembro de 2011 às 22:47

    Oi!!
    Vi o título do post via twitter, e logo  chamou minha atenção!
    Primeiro gostaria de dizer (na verdade repetir o que sempre digo ^^) que admiro muitíssimo o trabalho dos blogs literários, acho que a internet nunca foi tão bem utilizada a favor da leitura quanto hoje em dia, pois os blogueiros brasileiros estão dando um verdadeiro show... uma verdadeira demostração de amor pela leitura, acho que nossos índices devem ter melhorado pelo menos um pouquinho rsrs. Gostaria de poder me dedicar ao meu blog como pessoas como você fazem ( realmente admirável!)
    Quanto ao manifesto, digo que atingiu-me em cheio!
    Formei-me no ano ano passado na faculdade de Letras e ingressei no magistério esse ano, leciono em uma escola de período integral do estado de São Paulo, dou aulas da oficina de "Hora da Leitura", e realmente não é fácil despertar os alunos para a leitura, ainda mais quando diversas outras coisas são cobradas do professor paralamente a isso... 
    Sinto na pele a necessidade da formação de leitores competentes.Tenho muuuito a aprender, mas tento diariamente fazer a minha parte, e é realmente gratificante quando um aluno vem compartilhar comigo alguma leitura, principalmente quando gosta de um livro que indiquei, é maravilhoso ^^ (são esses pequenos e raros momentos que me fazem ganhar o dia, pois, repito, não está sendo fácil).

    Para encerrar meu comentário/desabafo... que já está enorme ;P rsrrs digo que temos que disseminar a ideia... eu assino embaixo! A leitura salva! 

    Até mais!
    :*

    ResponderExcluir
  40. Eu adorei esse video... já tinha assistido em outro blog!

    ResponderExcluir
  41. Ótimo vídeo!
    Eu acredito que ainda dá para salvar o resto da população que não ler.
    Eles precisam de incentivo!
    Principalmente as crianças. Com certeza farei a minha parte ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Eu utilizo habilidade com a leitura para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor

    Acho que o que faço ainda é pouco, por mais que eu poste no meu blog os lançamentos e resenhas, poucas pessoas que não gostam de ler se interessam pelos blogs literários, acho q existe uma descriminação, muita gente acha que leitura é bobagem, eu discordo, leitura é tudo! Se vc lê um livro aprende a escrever, interpretar melhor, tem mais conhecimento sobre o mundo e sempre imagina coisas novas, se coloca em um mundo fictício, enfim, pra mim leitura é muito importante, se eu fosse falar mais disso iria dar um livro kkk. Acho que só faria meu papel por completo se fizesse todas as pessoas a gostarem de ler, mas tenho observado que formei muitos leitores durante o tempo que estou com o meu blog, mas como disse: ainda é pouco :/
    VAMOS LER GALERA!!!

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  43. Leitura é um ato cognitivo político!

    ResponderExcluir
  44. Adorei hein que bacana essa ideia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.