[Resenha] Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar

by - quinta-feira, dezembro 29, 2011

Olá,queridos leitores!
Hoje irei compartilhar com vocês a resenha de um dos livros que solicitei a editora  Martin Claret. Estou me referindo à Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se  podem imaginar. O livro é uma seleção de contos celtas, selecionados por Joseph Jacobs.
Então, confiram a resenha:



Sinopse: Bruxas... Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas. É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer. Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo – o mago celta que ajudou o Rei Artur?







Título: Bruxas, bruxos, e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar 
Contos de Fadas - Celtas
Seleção de Joseph Jacobs
Editora: Martin Claret
ISBN:9788572328289
Páginas:136





Classificação: 





No primeiro momento do livro somos apresentados a importância dos contos de fadas. Por que ler contos de fadas? Esse será um questionamento à cerca da importância desses contos no decorrer da vida de cada um de nós. Quem não conhece, pelo menos os contos de fadas de Walt Disney? Muitos de nós crescemos ouvindo histórias como: a dos Três Porquinhos, Branca de Neve e os sete anões ou A Bela e a Fera. Enfim, é sobre essa questão que Taís Gasparetti irá nos conduzir, a refletirmos sobre a importância e relevância de tais contos. Pois, acredito que todos nós,em algum momento de nossas vidas já construímos em  nossas mentes arquétipos quase que indestrutíveis. Seja sob aquele príncipe que salva a princesa da bruxa má, ou a princesa que sempre tem que ser boazinha.

Tais personagens são projetados com muito glamour e excitação por cada um de nós. E quando tal personificação é desconstruída, chegamos a ficar um tanto descontentes. Seja numa adaptação cinematográfica ou numa peça teatral. Dessa maneira, consideremos que contos de fadas são um bem comum a todos nós. Seja para representação folclórica ou apenas como fim educativo.
Enfim, dada a devida importância aos contos de fadas, o que podemos perceber é que, nesse livro de contos celtas, eles são um pouco mais cruéis que os demais. As figuras representativas de bem ou mal compartilham do mesmo espaço. 

O livro conta com 10 contos. Todos eles são ambientados em palácios ou zonas rurais.São contos trazidos pela tradição oral por Joseph Jacobs. Os personagens são típicos de contos de fadas, só que a personificação de cada um é bem mais explorada que nos contos que normalmente conhecemos. Ainda que vistos de forma cruel, cada conto nos transmite um encantamento espetacular. Ora seu teor inexorável nos espanta. Mas, em sua maioria, a magia e todo seu encantamento nos desconcertam. Esses contos são mais fortes,cheios de mensagens implícitas. Cada conto é mais horripilante que o outro. Todas as mazelas que o homem pode nutrir de ruim estão explicitados em cada um deles.

Gostei de vários contos,mas citarei apenas alguns: A Batalha dos Pássaros, Os Filhos de Lir, A Dama do Cavalo e Powel, o Príncipe de Dyfed e O Fazendeiro de Liddesdale.
O primeiro motivo que me levou a escolher esse livro para ser resenhado foi a beleza de sua capa. Ela é muito bonita.E o outro, foi o fato de se tratar de um livro de contos,pois eu adoro esse gênero.
Enfim, eu super recomendo à leitura desse livro. Ele é magnífico em toda sua amplitude, a diagramação é ótima e sua leitura infinitamente prazerosa. 

Espero poder em breve, ler o primeiro volume dessa coletânea de contos, pois Bruxas, Bruxos e e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar é o segundo volume dessa coletânea. Os demais são:
  • Princesas e damas encantadas
  • Heróis  muito espertos 
  • Duendes, gigantes e outros seres mágicos.
O livro também conta com lindas ilustrações representativas de cada conto. Então, o que vocês estão esperando? Leiam esse maravilhoso livro de contos celtas. Vocês irão se surpreender!
"Ao subir, ele pressionou os ossos do corpo de Auburn Mary contra o tronco da árvore, usando-os como degraus, até pisar no último osso e chegar ao ninho. Pegou os ovos e desceu pisando em cada um dos ossos, levando-os consigo para baixo, até chegar ao último osso, que estava tão perto do chão  que ele se esqueceu de tocá-lo com o pé."
A Batalha do Pássaro, pág 42.
 
Espero que tenham gostado da resenha e peço a todos que comentem bastante.
Conto com a participação de todos!


Você pode gostar disso também

33 comentários

  1. Adorei!!!
    Não conhecia este livro, e agora me pergunto pq não conhecia rs
    Eu amo contos de fadas, mas acho todos muito bonzinhos por assim dizer, acho que contos celtas seriam ótimos para mim então kkks.
    E essa capa é lindíssima, adorei

    Beijos
    Lis - Batalha Literária

    ResponderExcluir
  2. Zilda parece ser um livro mágico e eu vou querer ler ele claro, histórias que distorcem as outras é comigo mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Eu já disse te que eu queria esse livro antes!!
    Pois é, agora quero já, rsrs
    Adorei sua resenha como sempre!! Adoro todas mesmo!! RS
    Mas como eu disse, quando eu tenho vontade de ler um livro, vejo sua resenha e passo que desejá-lo agora!!
    Parabéns!
    Bjkassssss

    ResponderExcluir
  4. Eu recebi o exemplar de "Princesas e Damas Encantadas", tem esenha lá no meu blog tbem ^^
    Esse é o próximo livro q pedirei à Editora, pois adorei sua resenha =)
    Beijos =*

    @morenalilica 

    ResponderExcluir
  5. Oi Zilda!
    Eu também recebi esse livro da editora, ele é muito fofo!
    Quero muito ler essa série.
    Achei as ilustrações muito fofas!

    Bjinhos

    Tati'
    http://coracaoliterario.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  6. Lilian de Souza Farias Lilian29 de dezembro de 2011 às 12:32

    Quero muito ler. Adorei a resenha, zilda!

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo esse livro e já estou terminando, alguns contos são ótimos mesmo.
    Abs,

    ResponderExcluir
  8. Que legal... eu já tinha visto o livro Princesas e damas encantadas ,agora vou anotar mais esse na lista... adoro conto de fadas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. GabrielaLaganowskiReis29 de dezembro de 2011 às 13:03

    Um livro de contos não faz muito meu gênero... Porém por se tratar de um livro de contos voltado para fantasia e seres fantásticos acho que até leria... Resenha bem detalhada e sem spoilers dos contos! Excelente!

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro e gostei bastante, o conto que mais gosto foi A Batalha dos Pássaros que também está na sua lista. Amei a prefácio da Tais, achei fantástico!
    Também quero ler os outros livros dessa coletânea, também comecei pelo segundo! 

    ResponderExcluir
  11. Que delícia esse livro! Gostei muito da resenha. =D O título é bem legal também, fiquei interessada haha ;) Beeeeijos! 

    ResponderExcluir
  12. Oi Zilda!
    Nossa! Que medo desses bruxos e bruxas... mas ainda assim pretendo conferir, gosto muito desse mundo mágico... e também de séries de livros, que parece ser o caso... valeu pela dica...
    Bjuss

    ResponderExcluir
  13. Oi Zilda!!!
    Amei a resenha! 
    A Martin Claret sempre trazendo ótimos livros né?!
    Já li esse e adorei. Vi que temos como favoritos os mesmos contos. Adorei principalmente "Os Filhos de Lir".
    Aaaaah feliz ano novo!!!
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  14. Zil!
    Devo comentar que senti um medo destes bruxitios e magos e feitiços, mas gostei do fato de ser de contos =D

    Delicia de resenha Zil!

    BEIJAO
    Matheus
    http://www.livrosebiscoito.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  15. Que bom que gostou do meu blog lindonaa, o seu nem preciso falar nhe, meu sonho é ter esse tanto de seguidoras rss, qto tempo faz q tem o blog, amei td akii viu

    parabens

    Blog - www.puraseducaoo.blogspot.comFace - www.facebook.com/Puraseducaoo@PuraSeducaooBjinhusss

    ResponderExcluir
  16. Que legal, parece ser bom, não é a primeira resenha que leio e me mostra isto...
    não gosto muito do gênero, mas gostei da resenha :D

    Bruno Herbert.'
    www.vivendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. Achei esse livro diferente e interessante o livro, quando eu tiver oportunidade quero lê-lo. E sua resenha está ótima, parabéns :D
    beijos, Camila
    http://www.coffeplusbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nunca li um livro de contos celtas, mas sua resenha já despertou minha curiosidade!

    http://pamlobo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Já tinha ouvido falar desse livro, parece ser ótimo *---*
    Vim retribuir a visita no meu blog. Adorei aqui, adoro resenhas de livros, to seguindo!
    Bjin*

    http://deardiary-sucker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. deve ser um otimo livro zil e sua resenha está impecavel !

    ResponderExcluir
  21. Que coisa mais interessante... Um livro de contos celtas! Amei! Ahhhhh e a sua resenha simplesmente belíssima! Minha Linda, vc resenha bem demais, viu?! Adoro o jeito que vc brinca com as palavras com maestria e português perfeito! Achei o livro muito, mas muito interessante! Também adorei a capa!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, fiquei até feliz que ainda exista livros de contos de fadas!!
    Gostei muitíssimo de sua resenha, bem explicada e tentadoramente sugestiva!! ..rsrs e como você mesma disse a capa é belíssima!
    Parabéns meu anjo
    10 para o livro e 10 para a resenha.
    bjo
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  23. Oi, meu bem

    Eu gostei primeiro da capa desse livro, eu tenho uma quedinha por bruxas e tudo que tenha haver com isso...adorei a resenha...vou pedir esse pra eles também rsrsrs 

    bjisss 

    Livros e Versos 

    ResponderExcluir
  24. Desejo que tudo o que almeja, torne-se realidade...


    Que o amor pelo próximo seja uma constante em seu viver e
    que sua jornada esteja sempre repleta de bênçãos angelicais!


    Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias e
    dividir seu entusiasmo de ser feliz com os que ama e quer bem!


    Muita saúde, paz e amor em seu coração!


    PRÓSPERO ANO DE 2012!!


    Cheirinhos


    Rudy


    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Bom... como tu deve ter lido minha resenha, já deve saber que eu gostei muito deste livriinho de contos, e principalmente deste da citação, da filha do gigante.
    Mais uma resenha perfeita amiga. tb quero ler os outros volumes da coleção.

    Bjossss

    ResponderExcluir
  26. Oi, o livro parece ser muito interessante, já tinha lido a sinopse dele antes.
    Adoro contos. Ótima resenha :D

    Beijos, Juh
    livroseconversas

    ResponderExcluir
  27. Caramba!
    O Livro parace ser o máximo!
    Ganhei ele no em uma promo no blog Mimos Literario!

    Não vejo a hora que o correio me traga!!!

    Obrigada pela visita!

    Ja estou te seguindo também!!!

    Beijos e Parabéns pelo Lindo Blog!!!

    http://aestranhaestantedagi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Nossa Zilda, gostou mesmo do livro heim?
    Faz bastante tempo que não leio contos e este livro parece ser muito interessante.
    Espero conseguir ler em breve vlw pela dica e parabéns por sua ótima resenha, bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  29. Nossa, o livro parece super interessante! Quero ler também!
    Parabéns pelo blog, ficou lindão! E pela resenha flor, ótima como sempre!Beijos,Marcella Jordanna - Letras de Chá.http://www.letrasdecha.com.br 

    ResponderExcluir
  30. Carmen da Silva Machado6 de janeiro de 2012 às 10:28

    Com certeza vai pra minha estante "quero ler"! 0/
    bjokk,
    Cármen.
    Ideias de canário

    ResponderExcluir
  31. Oi Zilda!
    Muito interessante essa coleção! Com certeza vou querer comprar, pois adoro livros de contos de fadas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Amei este livro, contudo teve algumas histórias que tive um pouco de dificuldade de extrair o objetivos simbólicos dos contos... O primeiro capítulo mesmo, ainda tenho dúvidas se consegui entendê-lo de maneira correta. Você lembra qual seria a possível "lição de moral" que o primeiro capítulo tratava?
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.