[Resenha] Confissões de um turista profissional

by - sexta-feira, dezembro 30, 2011

Olá,caros leitores!
Hoje venho compartilhar mais uma resenha com vocês. O livro resenhado foi Confissões de um turista profissional, de Kiko Nogueira, publicado pela editora Novo Conceito. Espero que curtam!
Vamos à resenha.



Sinopse: Quem gosta de viajar e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou. Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá? Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, o alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante. Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão. Escrito pelo ex-diretor da revistaViagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissionalé uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: "E não é que era isso mesmo...?"



Titulo: Confissões de um turista profissional
Autor: Kiko Nogueira
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219435
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 94
Categoria: Não-Ficcção
Assuntos: Viagens
Classificação:








Bem,antes de começar a resenhar esse livro tive que dar aquela pausa estratégica de 5 minutos.Sim,foi esse o momento exato que tive de esperar para me recompor, já que estava quase tendo uma síncope de tanto rir. Passado a euforia, comecei a colocar as ideias no lugar. E pensei: como resenhar este livro?

Seria demasiadamente chato, repetir inúmeras vezes que ele é muito engraçado, divertido e agradável. Enfim, eu teria que recorrer a muitos sinônimos para expressar o quanto foi prazerosa sua leitura.

A princípio, temos a impressão de estar lendo um diário, onde Jota Pinto (alter ego de Kiko Nogueira) é representado. Toda transmutação que ocorre em sua vida gira em torno das experiências nem tão bem sucedidas como turista. Seremos apresentados a lugares que vislumbramos como verdadeiros paraísos. Logo, Jota Pinto irá nos mostrar o lado negro, quase obscuro dos cartões postais nacionais e internacionais. Situações cômicas serão descritas para entender o que um turista presencia entre um ponte aérea e outra.

Confissões de um turista profissional é composto por 37 crônicas. Os temas abordados são diversos: turismo sexual, consumismo exacerbado, entre outros temas que se interligam o tempo todo. Ainda que você não tenha viajado de avião, você se identificará com muitos fatos relatados por Jota Pinto. Porém, deve-se destacar a crítica ferrenha ao descaso das companhias aéreas para com seus consumidores. 

O livro é bem curto,possui apenas 94 páginas, sendo assim, é um livro que se lê numa "piscadela". Minha leitura durou apenas 25 minutos e quando terminei fiquei bem triste com seu fim.Pois, eu queria mais,muito mais.Tenho certeza que muitos roteiros ficaram de fora, pois situações como as relatadas nas crônicas provavelmente são infinitas.

A leitura é bem leve e flui naturalmente. A diagramação do livro é impecável. Devo destacar o humor ácido que Jota Pinto nos relata cada uma de suas crônicas, descrevendo de forma simples e objetiva as intempéries vividas por um turista. Ele mescla com uma boa dose sarcástica cada investida mal sucedida de um turista deslumbrado ou simplesmente imprudente e avarento.

Foram muitas as crônicas que me fizeram rolar de rir, justamente por causa desse humor um tanto escrachado. Citarei algumas; são elas: 
  • Made in Brazil
  • Haja paciência
  • Viajantes contra turistas
  • Is that an elephant?
  • A natureza chama
  • Por que só com fumantes?
Enfim, espero que todos tenham a oportunidade de ler esse livro. Provavelmente, cada um já passou por um momento narrado por Jota Pinto, se não por vários deles.
Gostaria de compartilhar um dos trechos brilhantes do livro:

(...) Criemos companhias exclusivas para: 1. mães com bebês de colo _ não bastasse a criança chorando, ainda há a sensação de que ela não merece sofrer o inferno da classe econômica; 2.gordos _ podemos estabelecer um limite de peso. A ver; 3. franceses e outros que não tomem banho; 4. franceses; 5. para quem leva marmitinha, comidinha etcinha; 6. para quem gosta de aplaudir a aterrissagem; (...)

Por que só com fumantes, pág.89

Bom,pessoal. Espero que tenham gostado,apesar da breve resenha. Gostaria de agradecer à editora Novo Conceito pelo exemplar concedido para resenha. Adorei recebê-lo, já que sou apaixonada por esse gênero literário. Eu super recomendo o livro. Pois, com certeza, irá lhe render boas risadas!

Me digam o que acharam!
Beijos e até a próxima!


Você pode gostar disso também

37 comentários

  1. Só em um pequeno do trecho eu já morri de rir, imagina com o livro completo? 
    Definitivamente o livro está na minha lista, gosto de livros escritos por jornalistas, geralmente são muito irônicos. 

    ResponderExcluir
  2. tô doida pra ler esse livro :D com certeza vou comprá-lo para 2012, haha =* beijão, feliz ano novo para todos. *-* visitem o Academia de Leitura, lá tem uma resenha, especial Fim de Ano! haha.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, vou procurar pra ler, parece engraçado... ^^)
    Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Kkk, adorei a resenha, bem completa... parabéns! (Adorei o livro)
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  5. Oi Zilda!
    Gostei da resenha!! Achei que o livro era uma série de dicas para quem vai viajar, mas não sabia que eram crônicas.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh que legal! Deve ser bem interessante, só acho que não conseguiria ler antes de ver com os meus próprios olhos os lugares citados nas crônicas. Gosto muito de crônicas! Achei sensacional a dica! ;)
    Beijo, beijo querida!She

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKK QUE LEGAL \O/\O/ EU AMEI A RESENHA!!!! DEVE SER SUPER DIVERTIDO O LIVRO NEH?AMO CRONICA!!!
    BEIJINHOS! 
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  8. O livro está fora do meu universo, pois não tenho nenhuma vocação para turista. Só viajo obrigado pela Luzia, e, mesmo assim, se a distância não for maior que 200 km. De qualquer maneira, achei interessante o tema e, se é pra dar risadas, vale a pena uma conferida. Ótima resenha, Zilda.
    Bjs.
    Sergio Carmach 

    ResponderExcluir
  9. Lilian de Souza Farias Lilian30 de dezembro de 2011 às 13:20

    Adorei! quero ler... achei super informativo!

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei ler este livro. Foi uma leitura leve e divertida, embora eu não concorde com algumas opiniões pessoais do autor. 

    ResponderExcluir
  11. Amigaaa... saudadeee
    Sabe que eu ainda não o li, mas assim que recebi, dei uma olhada na relação de crônicas e só com os títulos eu ja dei algumas risadas imaginando as confusões dentro de cada uma destas histórias. 
    Adorei sua resenhaaa flor...
    Bjokasssss

    ResponderExcluir
  12. Oi Zilda!
    Já era para mim ter terminado esse livro faz é tempo, só que ando meio preguiçosa! haha
    Ele é bem engraçado mesmo. Em várias partes eu relia só para rir mais um pouquinho. haha
    ótima resenha.

    Beijos
    http://manialiteraria.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  13. Kkkkkkkkkkkkkkk, caraca, que bacana, viajei aqui pro Rio e meti ele na mala, não podia deixá-lo pra trás, ainda não pude ler, mas em breve estarei apreciando, e sei que vou adorar. Só pela sua resenha vi que o livro prende o leitor numa leitura gostosa e cômica =D.

    Parabéns pela resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkk.....eu rolei de rir com o quote selecionado.....kkkk....e flor sua resenha ficou incrível, adorei com certeza é um livro com o qual devemos presentear muitos amigos.....beijokas elis

    ResponderExcluir
  15. Olá Zilda,
    Mais uma vez a resenha ficou ótima!
    O livro parece muito bom. Lê-lo deve ser uma verdadeira comédia. Confesso que já ri lendo alguns livros. Esse deve ser mais um que iria me fazer rir. hehe
    Parabéns pela resenha.

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  16. Pelo pouco que li parece que o livro é mto bom e se pudermos sortear um no meu blog acredito que iremos divulgar bem. O convite esta feito e sinta-se a vontade e, sucesso :)

    Andreia Napoleao
    @andreianapoleao
    http://napoleaoandreia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu estou lendo... e estou me divertindo muito! E aprendendo bastante coisa também... Não sabia dessa diferença entre Viajante e Turista! kkkk! 

    ResponderExcluir
  18. Uau! Parabéns Zilda pela resenha! O livro parece ser bem legal para aqueles que adoram viajar, assim como eu! :)

    ResponderExcluir
  19. ÓTIMA RESENHA, QUERIDA! TBM CURTI BASTANTE ESSE LIVRO, QUE ME FEZ DAR BOAS RISADAS.

    BJINHOS!

    @swannx 
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  20. Linda resenha!!! 
    Eu tenho esse livro, minha filha acabou de lê-lo e amou!!
    Ela faz faculdade de turismo, por isso ela pegou correndo pra ler antes de mim!!
    Amei Zilda!!

    bjkassssss

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela resenha Zilda! Estou ansiosa para ler Confissões de Um Turista Profissional! Beijo!

    ResponderExcluir
  22. oi , eu vou começar a ler esse livro amanha :D estou bem curiosa pois vou viajar em janeiro e quero pear algumas dicas, bjnhos Pri

    Pri e Os Livros

    ResponderExcluir
  23. Não achei esse livro grande coisa, portanto discordo em parte de você :/ O autor tem hora que é muito reclamão e fala de mais coisa que não deveria criticar, bom minha opinião. Mas ainda assim curti o livro, mas não foi um dos melhores. A diagramação dele realmente ficou d+! A Novo Conceito sempre inovando e fazendo um ótimo e incomparável trabalho. Ainda assim Zilda, achei sua resenha ótima, você escreve super bem e sabe passar para os leitores os seus sentimentos do livro  tal..

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Oi,Caique!
    Concordo com você ao dizer que o autor é um pouco reclamão,mas acredito que essa é uma das características dos cronistas.Pois,como não falar de algo do nosso cotidiano, no caso do livro, as frustadas situações vividas por um turista, senão reclamando..rsss..
    Acho que esse é o ponto forte do livro,reclamar e nos divertir com toda sua acidez!Obrigada pelos elogios,também admiro muito sua escrita.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi, meu bem....se vc gostou do livro, já sei que é bom.....pq minha amiga tem bom gosto eih =) 
    ele ta na minha lista de leitura, e como ele é curtinho vou ler logo...adoro livros que me façam rir..é bom demais ...
    adorei a resenha meu bem.,....

    bjissss

    ResponderExcluir
  26. uma das minhas proximas leituras ! deve ser bem legal,deu pra sentir pela sua resenha ") 

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Só de saber que é um livro engraçado dar vontade de ler. É bem difícil encontrar livros assim a não ser que sejam totalmente de piadas ou um romances com partes engraçadas mas ainda mais com fortes depressões. Boa resenha.

    Atenciosamente, 
    R.S.Merces

    ResponderExcluir
  28. Zilda, fiquei com uma impressão muito boa do livro. Adoro crônicas e acho que vou gostar muito dessa obra.
    Como sempre, sua resenha está maravilhosa!
    Grande beijo!
    Marina - Instante Literário

    ResponderExcluir
  29. Olá Zilda!
    Eu amei a dica!
    Primeiro: acho crônica um gênero leve, gostoso de ler.
    Segundo: até agora não li nenhum livro assim engraçado, apesar de rir muitas vezes com alguns, nenhum era necessariamente voltado ao humor.
    Terceiro: humor inteligente? Com críticas? É difícil encontrar, e pelo que percebi esse livro tem de sobra ;)

    Amei sua resenha!

    Beijo!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  30. Realmente sua resenha está maravilhosa. Estou lendo esse livro. Tive que parar a leitura na metade dele para concluir outras coisinhas. Mas espero retornar a leitura em breve, sua resenha me deixou com mais vontade de concluí-lo.
    Bjos!
    Elaise Lima.
    elaiselima.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  31. Oi Zilda!
    Amo ler, fiquei com vontade de ler o livro todo, vou anotar em minha listinha =)
    Adorei tua visitinha flor, obrigada!!!

    Bjão e Feliz 2012!!!http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Amiga!!
    Estou curiosa para ler este livro!! Estou super feliz pois eu ganhei ele em uma promoção!!

    Bjinhs!
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2011/12/caixinha-de-correio.html

    ResponderExcluir
  33. Oi linda, tbm recebi este livro da fofa da Novo Conceito, e ele é um dos próximos a serem lidos. Depois da sua resenha, já estou querendo passar ele na frente! 
    Bjus e Feliz 2012 minha linda!
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  34. GabrielaLaganowskiReis31 de dezembro de 2011 às 09:42

    Parece ser um livro divertido e quebra alguns mitos de quem quer viajar... Porém não é o tipo de livro que gosta e esse passa longe da minha listinha! Mas a resenha está mara!

    ResponderExcluir
  35. Nossa Zilda! Acho que estou julgando demais os livros pela capa! Acreditava que este livro não era legal! Quantas vezes vi este livro, e por causa da capa, nunca tive curiosidade de ler nem a sinopse! Mais aí dei uma chance a sua resenha, e descobri que estava totalmente enganada! Preciso parar com isso! :P
    Imagina quantos livros bom não pedi por causa disso! :o
    Abraços... E Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  36. Eu esperava bem mais do livro sabe? Tendo em vista a experiência do autor com o tema... achei que podia ter explorado muito mais.
    ;x enfim.
    ficou ótima.
    beijos
    último comment do ano :(
    amanhã tem mais! kkkk

    ResponderExcluir
  37. Kkkkkk
    Ótimo!

    Até agora só tinha lido que o livro: "é muito bom!" "É muito engraçado" mas ninguem tinha explicado assim... de uma maneira mais ampla que vai alem do resumo da sinopse.....
    Gosto muito de rir com os "causos" do nosso cotidoano!
    Vc já leu algum livro do Luiz Fernando Verissimo?
    É bem esse estilo!!!
    Vale a pena conferir!!!

    Nota 10!!!
    Agora sim vou comprar pra ler!!!
    Gostei da capa! é bem alegre!!!

    Beijooooosss
    @AnnyPlata
    aestranhaestantedagi.blospot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.