[Resenha] Feliz Aniversário, Querida Estranha

by - segunda-feira, janeiro 30, 2012

Olá,caros leitores!
Hoje venho compartilhar a leitura de um livro muito especial.Refiro-me à Feliz Aniversário,Querida Estranha, de Tatiana Busto Garcia publicado pela Sá editora. Espero que curtam!Vamos à resenha!


Sinopse: Numa segunda-feira de extremo calor, em que todos esqueceram de seu aniversário, nada poderia ser mais tedioso para Sara que comparecer a uma sessão de terapia.
Mas as coisas tomam rumo diferente quando ela testemunha um assalto e é trancada com outro refém, um jornalista bem mais velho que ela, no depósito de um edifício comercial.
Confinada num espaço minúsculo com um desconhecido, é que Sara, ironicamente, enfrentará de verdade seus piores medos pela primeira vez. E aí, então, tudo vira de cabeça para baixo.

Feliz Aniversário, Querida Estranha
Autora: Tatiana Busto Garcia
Editora: Sá Editora
Páginas.:163
Ano: 2011


Onde comprar:
   




Avaliação:





Primeiramente, devo dizer que me surpreendi muito com o livro, pois quando decide resenhá-lo eu tinha uma visão bem diferente do que se tratava a estória.Imaginei que encontraria um estória de suspense mas, ao adentrar na narrativa, percebi que algo de muito diferente estava por vir.

Feliz Aniversário,Querida Estranha apresenta-nos Sara; uma adolescente mal humorada,temperamental e muito arredia. Como se não bastasse tamanha pertinácia,Sara estava completando seus 17 anos e sentia-se extremamente infeliz por ninguém lembrar de seu aniversário. Sara era a típica adolescente rebelde que não media suas palavras para ofender o próximo. Isso agravava-se muito,pois sua mãe a obrigava frequentar um psicanalista. Sara vivia sempre muito só, sempre com pensamentos muito pessimistas em relação à vida por se considerar uma criatura estranha.

Apesar de, querer demonstrar que não se importava com a data em questão, Sara passava o tempo todo à espera de um SMS, enviado por seu único amigo Tatá ou mesmo de sua mãe. Definitivamente,Sara odiava aquela data. Ninguém lembrara de seu aniversário.
Como de costume, a mãe da Sara a leva ao prédio onde faz terapia e ao chegar lá, Sara é obrigada a esperar pelo atendimento.É nesse exato momento que tudo acontecerá.
Sara conhecerá Francisco no saguão do prédio.Ambos estarão no lugar e na hora errada e serão surpreendidos por bandidos que assaltam o prédio. Eles trancam Sara e Francisco no almoxarifado e a partir daí, ambos enfrentaram seus medos e angústias.
Trancafiados num cubículo, Sara destilará seu veneno sobre Francisco sendo grosseira e muito arredia.Já Francisco com toda sua tranquilidade e sensatez mostrará para Sara que nem tudo na vida é o que aparenta ser.

O livro é sensacional. A narrativa é envolvente e cativante.A autora insere diversos trechos de músicas,já que Sara tem como ídolos Nirvana, Radiohead,entre outros ícones do rock. O livro tem uma linda mensagem a passar, dosando intensos conflitos familiares vividos por ambos protagonistas. 

Feliz Aniversário,Querida Estranha é uma estória de sonhos interrompidos, de sentimentos repreendidos e acima de tudo, é um livro que prima o conflito entre duas gerações, que apresenta a visão de cada uma delas a respeito de seus sentimentos.
Com uma linguagem simples e objetiva, a autora brinca com o universo jovem inserindo diálogos e referências desse mundo. Com certeza, o público jovem irá se identificar com a estória devida sua proximidade com a realidade. Na companhia de Francisco, Sara viverá uma experiência inesquecível.É através desse encontro que, ambos analisarão suas vidas ponto a ponto. 

O livro é um grande convite ao autoconhecimento. Pois, Sara representa a figura da adolescente que sempre acha que está certa diante das suas convicções, sem se preocupar com o sentimento alheio. Francisco é um homem de 40 anos, mal resolvido na vida pessoal e profissional e sem nenhuma expectativa.Ambos enfrentarão seus medos diante dessa situação tão inusitada. O livro é narrado em 1ª pessoa e Tatiana(autora) insere alguns palavrões na narrativa fazendo com que dê mais realidade à fala de uma adolescente destemida e rabugenta como Sara.

Feliz Aniversário,Querida Estranha possui uma narrativa descontraída e leva o leitor a dar muitas risadas com as comparações e reflexões de Sara. É muito difícil falar sobre o livro sem soltar algum spoiler sobre ele.Por isso, não há como aprofundar-se mais sobre a estória. Só tenho muitos elogios a fazer à editora pela excelente diagramação do livro.A capa dele é muito bonita.E claro,parabenizo à autora pela belíssima estória que construiu com muita delicadeza e profundidade. Sendo assim,recomendo à leitura e compartilho alguns trechos marcantes do livro para que possam desfrutar dessa linda estória.
"Sabe,Sara...todos nós...em algum momentos de nossas vidas...agimos como coveiros,sepultando dia após dia as nossas dores..."
"Eu odeio pessoas que escrevem blogs, não gostaria nunca de me tornar uma delas. Aliás, eu não sei se odeio mais as pessoas que escrevem blogs ou as que leem blogs."
"Parece que hoje temos que ter um orgulho tranquilo daquilo que nos tornamos, ainda que nos achemos uns merdas. Na nossa sociedade não há mais espaço para os grandes frustrados,fracassados,derrotados,arrependidos. Estamos sempre tentando ver o lado bom das coisas e, quando ele não existe,o inventamos."
" A vida de algumas pessoas cabe num parágrafo. Acho que a minha cabe num guardanapo de bar e ainda sobra espaço pra ilustração."
Enfim, emocione-se a cada parágrafo dessa linda estória. Vale muito a pena conferir. Espero que tenham curtido a resenha e que comentem bastante!
Até a próxima!

Você pode gostar disso também

36 comentários

  1. Adorei a resenha amiga, li esse livro e AMEI. Achei super legal que vc também gostou.
    Estou morrendo de saudades, aquele dia nem conseguimos nos falar direito pelo face. Quero te dizer que te adoro muito, e ja faz umas semanas que te mandei umas coisinhas, vc não recebeu?

    Beijos, te amo flor.

    ResponderExcluir
  2. Zilda, assim vc me mata rsrs! cada livro legal.. bjo!

    ResponderExcluir
  3. amei li essa semana recomendo

    ResponderExcluir
  4. GabrielaLaganowskiReis1 de janeiro de 2013 às 15:06

    Olha só, adorei a resenha! Pela capa não dá para imaginar que se trata disso: sonhos interropidos, conflitos... Gostei muito da resenha e leria!

    ResponderExcluir
  5. Zilda, você me surpreende cada vez mais sabia? Que resenha ESTUPENDA é essa? Se dependesse de mim eu corria para comprar esse livro agora mesmo! Lindas palavras, eu tenho a impressão de que esse livro se tornará um dos meus favoritos, eu amei o enredo e os quotes que você colocou. Parabéns a você e a escritora :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  6. adorei a resenha, o livro parece ser legal *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga!
    Eu não conhecia este livro. Achei interessante o título dele, e fiquei curiosa para ler!
    Pelo que vc diz, o livro é gostoso de ler! Achei legal ela citar bandas na história, isso nos aproxima do livro. Eu tbm gosto de nirvana!!
    Obrigada pela dica!!
    bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, também não conhecia esse livro. Interessante o título, nos faz imaginar um outro tipo de história. Confesso que fiquei curiosa e estou tentada a ler. Gosto de suas resenhas, elas são ótimas.

    ResponderExcluir
  9. Oiii Zilda *-*

    Ainda nao conhecia o livro...Adorei ler sua resenha...Realmente parece ser uma historia linda ;D
    Gostei de como vc falou  que o livro é um convite ao autoconhecimento!Parece q ele tem muito a nos ensinar, ne?
    Beijos, Lara E.

    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  10. ADOREI! Mesmo!
    Quando li o título eu disse "Deve ser minha cara".
    Talvez lendo eu me veja parecida com Sara, mas a conhecendo até aqui, não.
    "Conflito de gerações" me atrai, me deixou curiosa e com MUITA vontade de ler.

    Fiquei curiosa. Muito curiosa...

    Beijo ;*
    Bons dias!

    ResponderExcluir
  11. Oi Zilda, adoro suas resenhas sabia?!
    Parece ser um livro que nos faz pensar.... não compraria o livro, nao...
    beijos flor..

    Pássa no blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha!
    É a primeira que leio desse livro, não conhecia e fiquei super curiosa.
    Meu niver é hoje, à propósito. Não esqueçam, hein! :P
    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. La Mademoiselle http://mademoi1 de janeiro de 2013 às 15:07

    Oi,

    quanto mais resenhas desse livro leio, mais quero ele! Adorei sua resenha e os quotes!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Essa é a segunda resenha que leio desse livro. E as duas me deixaram malucas!!!
    Eu amei o tema do livro!!
    Principalmente pelo lance de ninguém se lembrar da data do seu aniversário. Eu sofro disso também, rsrsrs
    E é de revoltarrrrr!!!

    Amei Zilda!!!

    Bjks 

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente, parabéns pela resenha, você como sempre nos apresenta a estória de uma maneira ampla e muito bem, fazendo com que fiquemos com aquela vontade de ler o livro.
    A capa é realmente linda!! E pelo título eu também pensaria que esse seria um livro de suspense. Mas eu fiquei bem curiosa para saber o que acontece, esse desfeche de Francisco e Sara. Uma coisa que vc colocou e acho super importante, é qdo o autor adéqua a linguagem do personagem para sua personalidade e idade. Admiro mto quem faz isso!!
    O livro realmente deve ser ótimo!!
    Parabéns querida!!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, esse livro parece ser realmente muito bom. Gostei muito da tua resenha e da apresentação dos pontos positivos do livro. É uma história um pouco diferente do que vemos por aí e por isso despertou meu interesse. Mesmo gostando da história, fiquei receosa sobre os palavrões, pois não gosto em algumas narrativas. Espero que nessa história tenha realmente se enquadrado na necessidade de moldar a personalidade do personagem.
    Fiquei bem curiosa sobre esse encontro de Sara e Francisco e interessada em suas personalidades.

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Uau, não conhecia o livro mas me apaixonei pela protagonista só pelo fato dela curtir Nirvana e Radiohead...rs eu tmb sou fã de ambas as bandas, e fiquei com a maios vontade de ler. Vou adicionar na minha estante.
    bjos

    ResponderExcluir
  18. Olá Zilda,
    Parabéns pela resenha! Ficou ótima. Este parece mais um ótimo livros. Cada vez mais os autores estão conseguindo se aproximar de seus leitores através da "realidade" apresentada em suas obras. Usam fatos que ocorrem em grande escala entre os adolescentes, fazendo com que estes aprendam a gostar da leitura.

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela resenha Zilda! Realmente, a capa é bem bonita! Até então não tinha ouvido falar desse livro! Pela tua resenha, parece ser um livro que nos leva a refletir melhor sobre a vida. Com certeza deve ser uma história para emocionar!! Acho que faz bastante o gênero da minha irmã Débora! hehehe

    Bjs
    Ale
    Introducing you a Book

    ResponderExcluir
  20. Zilda adorei sua resenha!
    Ainda não conhecia o livro, mas ele parece ser bom, ainda mais depois de ler a  sua resenha.
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  21. Uau, esse livro parece ser mesmo muito emocionante! Já pelo título me chamou a atenção. Adoro livros narrados em primeira pessoa, principalmente quando a personagem é tão complicada como Sara parece ser, acho que deve ser mais fácil para acompanhar o que ela sente. Adorei a dica, bem diferente esse livro!
    Bjs

    Tati
    http://coracaoliterario.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  22. Nossa, parece que me vi na pele de Sara, eu era muito introspectiva, muito calda, e só lia...lia...lia e achava que meu mundo era um %$#  .... rsrsrs
    Adorei sua resenha, sem spoiller mas o suficiente esclarecedora para dar muita vontade de ler a obra.
    Beijinhos e parabéns por mais essa dica muito legal.

    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/entrevista-ruta-sepetys-vida-em-tons-de.html 

    ResponderExcluir
  23. Oi Zilda, gostei muito da sua resenha. Ao abrir o post e me deparar com esse livro, de cara já achei ele legal, desde o título até a capa, imaginei que ele fosse um Thriller, mas na primeira linha de sua resenha vi que estava errado. Imagino que deve ser realmente um ótimo livro, gosto de livros que trazem adolescentes ao enredo. Gostei muito desse livro, mesmo. Assim que possível irei procurar ele para ler.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Zilda não tem como não gostar da sua resenha blogueira!Você está cada vez aperfeiçoando o seu trabalho e olha só que resenha objetiva que fez agora?
    Muito bom! Parabéns....
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  25. Oii! A capa do livro já me despertou interesse. Depois de ler a resenha fiquei extremamente curiosa para saber o que acontece no livro! 
    Parabéns pela resenha!

    Beijo,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  26. Mais uma resenha maravilhosa e super completa Zilda!
    Primeiramente achei o título bastante curioso, e só issa já aguçou minha vontade de ler ele, depois que a capa que é maravilhosa e agora com sua resenha Feliz Aniversário, Querida Estranho já é mais um livro para minha lista!  :D
    Sem falar que AMO livros que nos emocionam, mas que também nos fazer rir! Esse livro parece ser perfeito!  *-*

    O Livreiro Maluco
    www.livreiromaluco.com 

    ResponderExcluir
  27. Muito boa a resenha (como sempre). O livro parece bem interessante...Uma história diferente. Por envolver tantos sentimentos deve ser bem emocionante e conflitante ao mesmo tempo. Uma ótima dica. Valeu!
    OBS.: só não gostei do trecho onde é derramado "ódio" sobre quem escreve e principalmente quem ler blogs....rs...
    Bjs
    @aplalima

    ResponderExcluir
  28. Resenha NOTA 10, como sempre. Pela sua resenha, percebe-se que o livro é muito bom e de uma criatividade enorme.Deixa eu ver se entendi uma coisa, eles passam todo o livro presos na mesma sala?

    Beijos,
    http://livrosempauta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha. Fiquei com vontade de ler o livro!
    Beijos!

    http://devoramoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Amigaaaa, mais uma ótima resenha.. Nunca tinha ouvido falar neste livro, confesso, mas pelo visto, to perdendo um belo drama...
    Gostei da capa..além dos temas relacionados a musica e a autoconhecimento...e romancinho sempre cai bem né..

    adoreii a dica amadda, vou add no skoob

    Beijosss
    Saudade,...

    ResponderExcluir
  31. Oi Zilda, ótima resenha como sempre! Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas pelo jeito ele te emocionou e deve valer a pena ser lido. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  32. Gostei da resenha, Sara pelo jeito tem bom gosto musical rsrsrsrsrsrsrs amo rock tbm sabe eu falo do meu niver o tempo todo ai chega no dia nem ligo, a estória me chamou muito a atenção parece um ótimo livro!

    Beijussss e até!

    ResponderExcluir
  33. Eu preciso ler esse livro!1 Pelo que você falou, eu sou a Sara na vida real, rsrsr, sério, tua resenha me deixou LOUCA para lê-lo, vo procurar por ele amanha mesmo!!
    Parabéns pela resenha, você conseguiu me deixar mega louca para ler!!

    Beijos,
    #iannovoudetaxicaldeiraodohuck

    ResponderExcluir
  34. Gostei do tema do livro, é bem interessante, mas ele é mais de reflexão né? Sou péssima para esse tipo de livro abandono muito rápido, gosto de um pouco mais de ação. Adorei a resenha Zilda.

    Luana - Lendo ao Luar 

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pela resenha Zilda, amore!
    Tá linda, pelo visto o livro é muuuuito bom, e emocionante s2
    Quero ler o quanto antes agora *-----* hehehe
    A autora parece escrever super bem ;)
    Adorei, adorei ♥
    Sucesso SEMPRE viu? Você merece, e o Cachola também HOHO
    Beeijão ;*

    Ewerton Lenildo - Academia de Leiturapapeldeumlivro.blogspot.com@Papeldeumlivro 

    ResponderExcluir
  36. Já tinha visto esse livro em outro blog e ficado bem curiosa quanto a sinopse. Imaginei algo completamente diferente, sua resenha me exclareceu que não é um romance como eu imaginava e sim, um pouco de suspense. Gostei bastante.

    @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.