Meu Bê-a-bá Literário estreia com dicas e sugestões de leitura
Olá, queridos leitores!
Hoje estreia na Cachola uma nova coluna: Meu Bê-a-bá Literário. Esta coluna visa discutir assuntos inerentes à educação infantil. Serão discutidos métodos escolares, como os pais podem auxiliar na formação de seus filhos leitores, entre muitas dicas de leitura para a galerinha que está começando a descobrir o mundo mágico da leitura.
Quero convidar a todos os pais, professores, tios, padrinhos e todos os responsáveis pela formação intelectual de cada criança. Muitos devem estar se perguntando o motivo pelo qual o blog está dedicando uma coluna exclusiva para essa faixa etária. Primeiramente, sou mãe e sempre estou em busca de novas ideias e dicas de leitura que possam acrescentar de alguma maneira o crescimento da minha filha.
Sabemos a importância da alfabetização na vida da criança. Por isso, a Cachola tem o objetivo de auxiliá-los na escolha de bons títulos para levar ao conhecimento dessas crianças que cada um de nós tem como responsabilidade.
O mercado editorial infantil vem crescendo a cada ano. Por isso, não podemos perder tempo. Devemos selecionar boas obras que auxiliam no crescimento do intelecto infantil. Ler por obrigação não traz prazer a ninguém, quanto mais aos pequeninos. Acho relevante discutirmos maneiras que nos auxiliem na construção desse universo literário infantil. As crianças tem que se habituarem a conviver de forma prazerosa com os livros e as demais manifestações culturais.
O que não podemos é que aos cinco anos de idade, em plena fase de alfabetização, nossos filhos,sobrinhos ou netos se distanciem da leitura e cresça lendo livros apenas por indicação escolar, seja na hora de fazer um resumo na prova ou para prestar um vestibular e nunca mais lembrar quem fora Machado de Assis. Esse é um exemplo bem pessimista em relação à geração iPad.
É claro que precisamos conviver com a tecnologia, pois quem vive de passado é museu, porém precisamos fortalecer os princípios básicos da educação. É exatamente na fase da alfabetização que vamos inserir as crianças no mundo imaginário da leitura. A Cachola tem o compromisso de zelar por esses leitores também, independentemente se alguns acreditem que esse público não deveria fazer parte do blog.
Almejamos o melhor para nossas crianças. Sonhamos para elas um futuro com mais oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam tornar-se realidade, nossas crianças precisam desenvolver-se cada vez mais e melhor.
Pesquisas mostram que o envolvimento da família na vida escolar das crianças é fundamental. A família capaz de despertar o interesse e a curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Por isso, o seu compromisso é indispensável. É a partir das atitudes simples que este envolvimento se concretiza como: valorizar as tarefas escolares, estimulando o gosto pela leitura e pelo aprendizado em geral como também a serem curiosas na vida fora da escola.
Que fique bem explícito que, a Cachola Literária é um blog indicado e feito para todas as idades. O compromisso é incentivar a leitura seja para qual for a idade. Gostaria da colaboração de todos os responsáveis por crianças dessa faixa etária na construção dessa coluna. Pois ela deve ser dinâmica e interativa. Conto com vocês!
Hoje quero apresentá-los a primeira dica da coluna Meu Bê-a-bá Literário. Sugiro o lançamento " A Espetacular Fuga de Mimi" de Tania Zagury, publicado pelo selo Galerinha Record.
Sexto volume da Coleção Ecológica, dedicada às crianças. Nela, Tania tem por objetivo instruir de forma lúdica e divertida, tratando de questões ambientais. Nesta nova aventura, Bibito, um menino muito curioso, fica vidrado em seu novo bichinho de estimação, uma hamster chamada Mini. As horas no colégio demoram a passar e as tardes são preenchidas com brincadeiras entre os dois novos amigos. Até o dia em que Mini some da gaiola e o garoto se vê desesperado atrás dela.
A ESPETACULAR FUGA DE MINI
Tania Zagury
Ilustrações: Vinicius Vogel
Ano: 2012
Páginas: 40
ISBN: 978-85-01-09926-6
A premiada autora dos best seller Limite sem traumas e O professor refém lança seus primeiros livros infantis na Coleção Ecológica, transmitindo lições de respeito à natureza sem perder a diversão. Em O desmaio do beija-flor e O mistério da lixeira barulhenta (Tania Zagury), vamos conhecer Caquinho e Bibito e viver muitas aventuras!
Conheça os demais títulos da Coleção Ecológica de Tania Zagury.
Assista ao Book Trailer dos livros de Tania Zagury.
Acesse a FanPage da Coleção Ecológica da Galerinha e fique por dentro de todas as novidades.
Visite o site da editora e conheça cada exemplar dessa linda coleção.
Espero que tenham curtido a coluna e a indicação inaugural. Espero que todos compartilhem a coluna com seus amigos.
A Cachola Literária quer contribui de alguma maneira com o crescimento do indivíduo.
Sintam-se à vontade nesse espaço!
Gostaram?
Compartilhem suas opiniões.
Até mais!
27 comentários
Parabéns pela nova coluna, está linda!!! Não tenho mais criança em casa, mas tenho muitos sobrinhos e vou passar para eles as suas dicas, tenho certeza que vão adorar.
ResponderExcluirbjussss
Muito boa essa iniciativa, Zilda! Parabéns. Muito sucesso!
ResponderExcluirAdorei a coluna! Muito legal mesmo! Super importante incentivar a paixão por livros desde a infância. Aprendi a ler com os livros que meu pai comprava pra mim (alguns guardo com carinho até hoje). Sou professora e trabalhei alguns anos com Educação infantil, e sempre gostei de trabalhar com livros, estimulando a leitura desde a pré-escola.
ResponderExcluirAliás, posso dar uma diquinha? um livro que conheci ano passado e trabalhei muito com minha última turma (hoje em dia conto as histórias para minhas sobrinhas): "um peixe de calças jeans", do autor brasileiro Allan Pitz, que trabalha na questão do bullying diretamente para a criança, com várias historinhas curtas e super fofas. Recomendo demais! =)
Beijos e parabéns pela iniciativa!
Iniciativa excelente, Zilda!
ResponderExcluirMeus parabéns pela criação de espaço. Definitivamente, a leitura e o gosto por ela é algo que deve ser adquirido ainda nos primeiros anos da vida - isso ajudará a criança a desenvolver seu potencial leitor e o que mais isso puder trazer para seu crescimento intelectual.
Eu mesmo, dou graças a Deus por minha mãe ter lido pra mim, ainda criancinha, quando eu nem sabia mesmo ler. A presença dela me formou pra me tornar no leitor e escritor que sou hoje.
E a criança precisa dar o pontapé inicial com leituras acessíveis, construtivas e sobretudo prazerosas. Ninguém já começa lendo Dostoiévski ou Machado de Assis - tampouco os compreendendo.
Portanto, como dica deixo os livros da Ruth Rocha, Sylvia Orthofo, Maria Clara Machado, Ana Clara Machado, Pedro Bandeira e a obra britânica "As Crônicas de Nárnia" que, além de ter todos os elementos aventurescos desejados por qualquer criança, possui um ensinamento moral imprescindível para a formação do bom senso na criança.
Abraços.
http://eltonsdl.blogspot.com
Parabéns, Zilda. ÓTIMA ideia e ÓTIMA estreia da coluna. O gosto pela leitura tem que começar desde criança mesmo, então as dicas serão de mt valia para mães, pais, tias, de plantão. :)
ResponderExcluirBeijoooos
Parabéns pela ótima idéia e a coluna ficou show! Bjus
ResponderExcluirMuito legal sua iniciativa, Zilda.
ResponderExcluirVou sugerir uma ótima autora infantil: Adriana Aguiar Ribeiro.http://www.skoob.com.br/livro/69276-puny-em-alto-mar
Bjs.
Muito legal sua iniciativa, Zilda.
ResponderExcluirVou sugerir uma ótima autora infantil: Adriana Aguiar Ribeiro.http://www.skoob.com.br/livro/69276-puny-em-alto-mar
Bjs.
Muito bom seu blog Zilda, parabéns mesmo!
ResponderExcluirSó agora tive a oportunidade de visitá-lo e realmente fiquei surpreso.
Abraços.
Beleza, Zilda!
ResponderExcluirÉ pelos o caminho ´passa pelos pequenos leitores, com certeza.
Parabéns pela iniciativa.
Lá no Ideias de canário tem uma resenha de literatura infantil também. Se quiseres dar uma olhada: http://ideiasdecanario.blogspot.com.br/search/label/literatura%20infantil%20ga%C3%BAcha
Oi Zilda!
ResponderExcluirAdorei a novidade, e tenho certeza que o Cachola Literária irá alcançar muitos pais, avós, tios e padrinhos com essa coluna, dando ótimas dicas para introduzir a garotada no universo da leitura.
Beijos... Elis Culceag.
Parabéns pela iniciativa moça!
ResponderExcluirSempre que puder, vou colaborar!
Um beijo,
Nica
Vi o link lá no meu Facebook! Parabéns. Adorei! Sucesso para o seu Blog!
ResponderExcluirOi, Zilda :)
ResponderExcluirQuerida, em primeiro lugar, PARABÉNS pelo tema super interessante e, acima de tudo, IMPORTANTE!!!
Tenho uma sobrinha em casa, de 7 anos de idade, e ela se interessa demais por livros, em grande parte, devido ao nosso incentivo. Não que a gente fique "enfiando" livros para ela ler, mas ela nos vê lendo, e amando os livros, e começa a sentir o mesmo!!! A gente a deixa à vontade para escolher os livros que quer ler, e isso torna tudo muito mais prazeiroso. Como você disse, a leitura, nessa etapa da vida, não pode se resumir aos "Obrigatórios pela escola"!!
Um beijo,
Samanta Holtz
autora de O Pássaro
Esses livros infantis são bem interessantes, lindos e engraçados, vale a pena os pais incentivarem a garotada =D.
ResponderExcluirAdorei a nova coluna, parabéns!
Boa ideia para a coluna, Zilda! Parabéns!
ResponderExcluirMuito bacana o seu post,gostei da idéia da coluna Meu Bê-abá Literário. Os livrinhos são lindinhos.
ResponderExcluirBeijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com/
@blogescutaessa
Adorei a nova coluna. Não sabia que vc tb era mamãe. Eu tenho um menino de 4 anos e ele ama livros. Vai sempre comigo na livraria, escolhe o que quer comprar e eu incentivo. Mesmo ele ainda não sabendo ler eu permito esse contato e acho super importante.
ResponderExcluirOi Zilda!
ResponderExcluirUma coluna interessante, não tenho filhos mas uma sobrinha esperta que já demonstra interesse por esse universo. Parabéns, e sucesso!
Um abraço
Luciana
http://www.apaixonadaporromances.com.br/
Zilda, querida,
ResponderExcluirAdorei a coluna e acho de fundamental importancia o incentivo da leiteratura para as crianças, pois tudo se inicia na mais tenra idade. Ademais para termos um leitor que evolua e se torne proficiente ele precisa passar por todas as fases: literatura infantil, infanto juvenil e adulta...
bjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/
Oi Amiga,
ResponderExcluirAdorei a iniciativa...\o/..ainda mais eu que vivo dando livros infantis para crianças, seja para ler ou colorir amo presenteá-los assim....adorei a dica e agora que meu sobrinho está quase chegando a coluna será ótima para mim...beijoaks elis!!
Oi Zilda, achei muito legal a iniciativa, inclusive vou divulgar no facebook.
ResponderExcluirEu venho de uma família simples, mas meu gosto pela leitura despertou por incentivo do meu pai me dando gibis de presente. Acho importantíssimo para as crianças o desenvolvimento do hábito de leitura.
Gostei demais e super aprovo a iniciativa!
bjsss
Own que fofo, amei ... srsrs
ResponderExcluirParabéns, minha Linda, por mais essa iniciativa, achei sensacional! Desejo sucesso! ;) Beijo, beijo!
ResponderExcluirZilda...que maravilhoso!
ResponderExcluirSempre tô seguindo e acompanhando as novidades por aqui!
Busco como professora estar diretamente aplicando e envolvendo os meus educandos em atividades de leitura.Na prática da alfabetização além dos contatos com o mundo dos livros, precisamos encontrar estratégias para fazer a criança aprender o código alfabético em grafema e fonema.Exige muita pesquisa, inovação e criatividade, pois nem todos conseguem de imediato esta leitura...e as práticas na alfabetização são repetitivas.Exigem renovação,descobertas de novas estratégias.Penso que o mundo mágico da literatura infantil e o letramento formam com certeza...o caminho encantado para a descoberta de mundo, de sentimentos, experiências e aprendizagens.Parabéns por esta iniciativa e conte comigo.Lá no blog tem promoção de Incentivo à leitura com KIt de livros para o ganhador(A).Link:http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/06/ganhe-um-kit-de-livrospromocaoincentivo.htmlDê uma passadinha lá.Sua filha poerá ser contemplada. Os livros são muito bons!
muito legal essa coluna, uma ideia bem diferente e interessante.
ResponderExcluirparabéns
Amei esse post, e de sabe essa novidade, até porque tenho vários sobrinhos, tento incentivar na leitura mais só duas gostam :s
ResponderExcluiressa coleção aí tá com cara que vai cativar a galerinha mais nova *.*
parabéns
Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.