[Resenha] Ordem e Progresso

by - sexta-feira, outubro 28, 2011

Olá,queridos!

Hoje vou falar de um livro que mexeu muito comigo.É,imagino que vocês,estejam pensando que todos os livros mexam comigo.Não é verdade.Só me envolvo com livros que de alguma maneira "cutucam' minha consciência.E, é exatamente isso que Ordem e Progresso fez comigo.Estou falando do livro de P.P.F.Simões




"Augusto Comte escrevera: 'O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.' Esse pensamento positivista é, de maneira inusitada, o lema nacional de nossa pátria amada, estampada como símbolo na bandeira do Brasil e conhecido por todos.
A protagonista Samantha Albuquerque tenta desvencilhar-se em meio a clichês sociais, questões contemporâneas brasileiras e uma sociedade dominada pelos seus próprios mitos, para obter sua ordem, seu progresso e seu amor,num relacionamento que poderia muito bem ser convencional."

Avaliação: 




Ordem e Progresso é um daqueles livros que te faz sentir mil coisas ao mesmo tempo Eu ri,chorei,me indignei,me revoltei e por vezes,gritei.Isso mesmo,GRITEI.De espanto.Tamanha a audácia do autor em escrever coisas tão óbvias e tão polêmicas ao mesmo tempo. 
Preciso dizer que,quando recebi o livro não depositei muita fé nele.É verdade!Pré-julguei antes mesmo de começar a lê-lo.E foi pelo simples fato de,eu achar que era mais um livro falando de política,desigualdade social e outros assuntos relacionados a isso. Mas,foi só ler o primeiro capítulo que não larguei mais o livro.Demorei muito para recebê-lo devido à greve dos correios e por isso,quando o recebi me dediquei ao máximo para lê-lo rapidamente.Só que não tem como você ler um livro como esse rapidamente.E sabem porquê? 
Ordem e Progresso é um tapa na cara do leitor,é um livro que te afronta.A cada parágrafo,você é levado ao espelho para se perguntar:Meu Deus,que país é esse?Que tipo de cidadão eu sou? 

É, foram essas perguntas que me fiz ao ler esse livro.

Ordem e Progresso narra a história de Samantha Alburquerque. Uma negra linda, pós-graduada e com olhos de lince.São muitos os adjetivos dados à Samantha,esses são alguns deles. Samantha é a protagonista e ao mesmo a coadjuvante da história. Pois, ao mesmo tempo que temos o enfoque na vida e cotidiano dela,os conflitos sociais são levados ao centro da narrativa. Ela tem exatamente tudo que uma mulher desejaria: tem a beleza de uma deusa,um namorado rico e “apaixonado” e um emprego “público”! 
Em meio à tiradas hilariantes, o autor usa de seu humor sarcástico para nos entreter sobre um assunto muito atual. A história gira em torno do trabalho que Samantha irá conseguir devido ao seu mérito intelectual!? Ela irá trabalhar no ICMSP(Imigrantes da Cidade de São Paulo).Lendo essa sigla,percebi a brincadeira do autor em relação à criação de tantas siglas que o governo cria todos os dias para criar novas instituições obsoletas,assim como era o ICMSP. Os funcionários Ana, Bruno Henrique são os estereótipos que encontramos nas mais diversas repartições públicas de nosso país.Ficam sentados o dia todo em frente aos seus computadores,que são utilizados para outros fins,que não sejam para trabalho.E nada fazem.Nada!Absolutamente nada! 

Samantha será mais uma desses "felizardos". Muitas mudanças ocorrerão na vida dessa mulata genuinamente brasileira. Em muitos momentos ela estará a frente de conflitos com seu namorado Albertino, seu novo emprego.com sua amiga Fumiko,enfim,ela resolverá tudo ao jeitinho brasileiro. Foram muitas as passagens do livro que pensei que o autor era louco.Isso mesmo, louco! Tudo é tão comum e tão intenso que pensei que para alguém escrever um romance que narra uma história quase que verossímil, que destaque as doenças e os vícios de nós,seres humanos, com tamanha maestria e simplicidade,tem que ser extremamente louco,insano!!!Os trechos que narram o relacionamento apático de Samantha e Albertino mas que ao mesmo tempo relatam os momentos de intimidade de ambos,me chocaram!!CHOCARAM!!! (Não vou sequer me atrever a citá-los..rss) 

Tudo acontece nesse livro.Tudo! Ordem e Progresso é um livro que embarca muitas questões: Nos faz questionar até onde podemos ir para alcançar o Progresso.E que para se chegar a ele,o que somos capazes de fazer para impor a Ordem.Lembremos que,na bandeira do nosso país temos esse emblema.Você já se perguntou o que ele significa? Ao ler esse livro,preste muita atenção na mensagem que ele irá lhe passar.Pois ,por mais óbvia que se pareça ela também é sublinhar. Todas as mazelas da sociedade,o comportamento dissimulado,a arrogância,o comodismo, o “jeitinho brasileiro” nos é colocado de uma maneira muito singular.Para não dizer,especial! Ordem e Progresso é um livro muito intenso,longo(acredito que o autor poderia ter encurtado um pouco a história,mas acredito que talvez isso tenha sido proposital)pois não há como escrever sobre o Brasil de forma simplória. Em muitos momentos, senti raiva,amor,ódio,pena,enfim,tudo ao mesmo por Samantha.Mas,também me peguei me perguntando se não faria o mesmo que ela. 

Bem,desculpem-me pela gigantesca resenha,é que é muito difícil escrever sobre algo que confunde nossos sentimentos.Que mexe com nosso brio,nossa moral.Ordem e Progresso é isso,um romance engraçado,intenso e polêmico.Uma visão de um Brasil tão pobre de espírito,tão covarde,tão imundo(no sentido amplo da palavra) e tão rico.É,parece contraditório,não é mesmo!Mas é exatamente assim que deve ser.Rico de belezas naturais,de gente batalhadora,perseverante,alegre,cheio de vida.Um livro para mexer com seu âmago,com sua personalidade. 

Foram muitos os trechos que me chamaram a atenção,mas confiram esse em especial que me fez lembrar um poema de Manuel Bandeira - O Bicho.

“João José da Silva Santos apenas abaixou a arma sem jeito, sem tato e tentou entender o que falavam. Mas antes que alguma atitude fosse tomada prontamente, uma leva de seres humanos, ou como as autoridades de farda costumam dizer, “elementos”, também saíam da mata. Sem muito a fazer, o soldado ficou com milhares de pulgas atrás de sua orelha enquanto falava em um telefone via satélite com o seu superior.— General, venha prontamente para cá.— Mas o que está acontecendo aí? São traficantes?— Não, senhor.— São garimpeiros e índios brigando?— Não, senhor.— São empresários do mercado negro? — Não, senhor. É pior. São seres humanos! “

Gostaria muito de agradecer ao Plínio por me fazer sentir tudo isso ao ler esse livro.Tenho tido muita sorte em fazer parcerias com autores tão brilhantes.E já disse "milhões" de vezes, o quanto admiro e apoio a literatura brasileira.Plínio é um desses iluminados que nos presenteiam com uma magnífica literatura.Sobre a edição da editora,alguns pontos comuns a erros de português foram novamente detectados.A Novo Século precisa atentar-se a esse fato que vem se repetindo em obras do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira.Mas,é preciso frisar o talento do autor que escreve tão bem que tais erros passam imperceptíveis. 

Enfim, não preciso dizer, mas repetir que todos devem ler Ordem e Progresso. Um livro repleto de mensagens sobre o que somos. Um livro que define muito bem o que entendemos como Ordem e Progresso

Muito obrigada e leiam esse livro.Vocês irão gostar! 

Vamos ler mais autores nacionais. Vamos ler e divulgar a nossa literatura! 

Bjs!

Você pode gostar disso também

33 comentários

  1. É legal quando um livro faz tudo isso conosco.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. olá fofa! Menina que resenha é essa!? Nossa só de ler sua empolgação com o livro me deu vontade de ler. Fiquei super curiosa com o tema e mais ainda por ser o tipo de leitura que dá um sacodi. Vou procurar e com certeza comprar. Adorei. Parabéns pela resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Zilda! Estou ansiosa para ler Ordem e Progresso! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha e passarei a visitar o blog! Muito interessante, seu trabalho é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. Oi Zilda!
    Adorei sua resenha!
    Gosto demais quando um livro mexe conosco nessas proporções, e se torna impossível não se estender no assunto!
    O autor está de parabéns por ter feito um livro tão questionador e pertubador, no sentido positivo da palavra. É bom perturbar nossa consciência, nos colocar pra pensar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Literatura brasileira é tudo de bom!
    Uma pena que nem todos conhecem ou pensam assim...

    O livro parece ser realmente ótimo, e a capa é linda, linda!

    Convido você a participar do nosso amigo secreto!
    Clique aqui! | Amigo Secreto

    Beijos!
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  7. Muito bom a resenha, igual vc falou tem muita gente q julga o livro e nao sabe o q está perdendo. Eu amo os autores nacionais;

    Participe do sorteio desse livro aki neste blog e no Entre páginas de livros:
    http://cacholaliteraria.blogspot.com/2011/10/promocao-02-eu-amo-autores-nacionais.html

    ResponderExcluir
  8. Uau, uma mega resenha :D
    bacana gostei, vejo que gostou bastante! estou com ele aqui *---* agora é esperar uma brecha para lê-lo, estou com uma pilha enorme kkkkk'

    Bom, parabéns pela resenha.

    Bruno Herbert.'
    www.vivendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Zilda, já tinha ouvido falar deste livro, mas nunca parei para ler uma resenha dele, mas quando li a sua descobri que o livro é ótimo rrs Agora quero ler \o/

    Bjkss
    Ká Guimaraes

    ResponderExcluir
  10. Uau, esse livro parece ser daqueles que você não dá nada mas acaba se surpreendendo!
    Adorei tua resenha! Eu mesmo já tinha visto ele mas nunca me interessei.. agora quero ler rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Pelo que eu vi este livro parece ser muito bom! Estou curiosa para ler!!
    Gostei muito da dica!
    bjinhs

    ResponderExcluir
  12. Olá, Zilda!!
    É a primeira vez que vejo uma resenha deste livro e devo dizer que já vou colocá-lo na minha enorme lista de desejados!
    Adoro livros que falam sobre a nossa cultura e que mostram a realidade do nosso país e suas mazelas. Deve ser mesmo um livro perturbador e envolvente e espero ter a oportunidade de ler algum dia.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha.
    É ótimo quando um livro nos agrada profundamente e que mexe com os nossos sentimentos não é mesmo?
    Achei bem interessante a proposta desse livro, onde o autor faz com que o leitor reflita a respeito do próprio país.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  14. fiquei curiosa ! *-*

    ResponderExcluir
  15. muito obrigado por tudo Zilda
    Bem interessante a resenha.


    Att
    P.P.F. Simões
    www.ppfsimoes.com

    ResponderExcluir
  16. Hmm parece ser muito interessante mas não é um livro que se encaixa no meu estilo. Otima resenha Zil ")

    ResponderExcluir
  17. Gente, que resenha legal *-*
    Fiquei MEGA empolgada viu?!
    Já tô correndo pra colocar na minha listinha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  18. Nossa eu tinha imaginado uma história completamente diferente! E confesso, gostei de estar enganada. Gostei demais da resenha e da verdadeira história do livro. Vou torcer pra ganhar ele na promo *.*

    Bjs

    Tati
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela super resenha! Adorei.

    Beijos,
    Nati.

    http://meninadelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Ei, Zilda! Eu conhecia o livro, mas não sabia exatamente do que ele tratava! Parece bem legal!
    Vou procurar para ler, pode deixar!
    Só essa capa... Uhm... Não gostei muito não! É bem sugestiva e tal, mas...
    Enfim... Ótima resenha!
    Bjinhos,
    Náh - @lerdormircomer

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela resenha! Está muito boa! Por uma sinopse que eu havia lido por aí á tinha me interessado pelo livro e agora que li sua resenha fiquei mais interessado!

    Atenciosamente,

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  22. CLINDO O THEME ZILDA !

    então. Esse livro é delicadérrimo, eu achei, a capa nao mostra nem 1 por cento do livro. Não posso dizer mais nada.

    Otima Resenha

    Matheus
    Livros E Biscoito

    ResponderExcluir
  23. Achei a resenha muito bacana,
    realemente chama a atenção.
    o livro parece muito legal.
    :D
    beijos!

    ResponderExcluir
  24. own Zilda adorei a sua resenha ! Já ouvi falar super bem desse livro e estou super curiosa para ler ele :} rsrs'.

    A Novo Século tem uma correção horrível mesmo ;s , todos os livros que li de lá tem erros ortográficos ;s, o que chega até a ser meio embaraçoso, já que é uma editora tão grande e importante '-' . Mas enfim, o que conta mesmo é o talento dos autores :3 .

    Você está super certa temos mesmo que ler e ajudar a divulgar a literatura nacional \õ/ .

    Bjim,

    Cantinho de uma garota

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Sua resenha está excelente! É admirável a paixão com que fala sobre o livro e a indignação que demostra, pois atualmente muitas pessoas perderam a capacidade de se indignar, tudo passa a ser comum, normal, cotidiano, e as pessoas fecham os os olhos, fingem não ver, ou pior, se calam.

    Para ser ,bem sincera, esse não é o
    tipo de literatura que realmente m,e atrai. Não que eu esteja desinteressada pelos problemas de nosso país, na verdade da humanidade. Sei que o que falo agora pode parecer um pouco paradoxal em relação a minhas palavras anteriores, mas a verdade é que a maioria de nós, brasileiros, quando temos algum tipo de iniciativa em relação a situação calamitosa em que vivemos, ela se resume apenas a palavras, e acho que já está mais do que na hora de as pessoas agirem (e falo isso também por mim ^^)... pois infelizmente sei que até falar não está sendo fácil hoje em dia, mas agir é o que nos flata.

    Parabéns pela resenha, muito boa, muito bem escrita! :)

    ResponderExcluir
  26. Oi Zilda!
    Arrasou na resenha! Me deu uma baita vontade de ler...
    Tbm fiquei com medo quando via a capa, mas você me fez mudar de ideia..rsrss...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  27. Ammigaaa.. que livro hein..
    E eu gosto de livros que ao parar de ler fico tempo refletindo sobre ele... bem isso né.

    Bein... talvez eu ganhe né..heheh

    Beijosss flor

    http://penseiraliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Amiga, este livro fez isso tudo em você? kkkkk
    Posso te confessar que a capa não é atrativa, mas parece que o conteúdo compensa não é?
    Que boa leitura você fez, gostei muito viu?
    Te adoro bjs *-*

    ResponderExcluir
  29. Super gostei da resenha, quando olhei para a capa desse livro no seu vídeo não gostei muito, mas pela resenha gostei e leria com muito prazer, fiquei com vontadee de ler só por causa da sua mega empolgação. Gostei da resenha amiga, parabéns, soube mostrar direitinho o que sentiu com a história.

    Beijão miga!

    ResponderExcluir
  30. Oi amiga!

    Ainda não li esse livro e nem conhecia esse autor e confessor que visse o livro numa livraria a capa nem me chamaria atenção, mas depois de ler essa sua resenha um certo interesse por ele despertou em mim.
    Sem contar o que você disse sobre como ele mexeu com você! Adoro livros assim, que fazem a gente chorar, gritar... rir! É isso que falta em alguns livros, é horrível quando você lê um livro, ele acaba e fica aquela coisa de "nossa, é isso?".

    Beijinhos.
    Marcella Jordanna - Letras de Chá
    http://letrasdecha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá!


    Acho que eu teria/ tive o mesmo pre-julgamento só de olhar pra capa, ams agora acho que vou procurar esse livro pra ler *-*.

    Samantha Monteiro
    Word in My Bag

    ResponderExcluir
  32. Ótima resenha!
    Pra falar a verdade, faz tempo que não leio um livro nacional, preciso ler! É tão bom quando a gente gosta tanto assim de um livro né? huash
    Parabéns ao Plínio pelo livro!
    Beijos

    Wallace- ecolivros.com.br

    ResponderExcluir
  33. De verdade, eu não achava que esse livro pudesse ser tãããão bom!!
    Agora que li a resenha tenho certeza que pré julguei mesmo, e fui injusta!!! Que arrependimento!!
    A resenha está maravilhosa, e o livro deve ser com certeza muito bom!!
    Obrigada pela escrita!!

    bjkasss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.