[Resenha] Ordem e Progresso
Olá,queridos!
Hoje vou falar de um livro que mexeu muito comigo.É,imagino que vocês,estejam pensando que todos os livros mexam comigo.Não é verdade.Só me envolvo com livros que de alguma maneira "cutucam' minha consciência.E, é exatamente isso que Ordem e Progresso fez comigo.Estou falando do livro de P.P.F.Simões.
"Augusto Comte escrevera: 'O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.' Esse pensamento positivista é, de maneira inusitada, o lema nacional de nossa pátria amada, estampada como símbolo na bandeira do Brasil e conhecido por todos.
Ordem e Progresso é um daqueles livros que te faz sentir mil coisas ao mesmo tempo Eu ri,chorei,me indignei,me revoltei e por vezes,gritei.Isso mesmo,GRITEI.De espanto.Tamanha a audácia do autor em escrever coisas tão óbvias e tão polêmicas ao mesmo tempo.
Preciso dizer que,quando recebi o livro não depositei muita fé nele.É verdade!Pré-julguei antes mesmo de começar a lê-lo.E foi pelo simples fato de,eu achar que era mais um livro falando de política,desigualdade social e outros assuntos relacionados a isso. Mas,foi só ler o primeiro capítulo que não larguei mais o livro.Demorei muito para recebê-lo devido à greve dos correios e por isso,quando o recebi me dediquei ao máximo para lê-lo rapidamente.Só que não tem como você ler um livro como esse rapidamente.E sabem porquê?
Ordem e Progresso é um tapa na cara do leitor,é um livro que te afronta.A cada parágrafo,você é levado ao espelho para se perguntar:Meu Deus,que país é esse?Que tipo de cidadão eu sou?
É, foram essas perguntas que me fiz ao ler esse livro.
Ordem e Progresso narra a história de Samantha Alburquerque. Uma negra linda, pós-graduada e com olhos de lince.São muitos os adjetivos dados à Samantha,esses são alguns deles. Samantha é a protagonista e ao mesmo a coadjuvante da história. Pois, ao mesmo tempo que temos o enfoque na vida e cotidiano dela,os conflitos sociais são levados ao centro da narrativa. Ela tem exatamente tudo que uma mulher desejaria: tem a beleza de uma deusa,um namorado rico e “apaixonado” e um emprego “público”!
Em meio à tiradas hilariantes, o autor usa de seu humor sarcástico para nos entreter sobre um assunto muito atual. A história gira em torno do trabalho que Samantha irá conseguir devido ao seu mérito intelectual!? Ela irá trabalhar no ICMSP(Imigrantes da Cidade de São Paulo).Lendo essa sigla,percebi a brincadeira do autor em relação à criação de tantas siglas que o governo cria todos os dias para criar novas instituições obsoletas,assim como era o ICMSP. Os funcionários Ana, Bruno e Henrique são os estereótipos que encontramos nas mais diversas repartições públicas de nosso país.Ficam sentados o dia todo em frente aos seus computadores,que são utilizados para outros fins,que não sejam para trabalho.E nada fazem.Nada!Absolutamente nada!
Samantha será mais uma desses "felizardos". Muitas mudanças ocorrerão na vida dessa mulata genuinamente brasileira. Em muitos momentos ela estará a frente de conflitos com seu namorado Albertino, seu novo emprego.com sua amiga Fumiko,enfim,ela resolverá tudo ao jeitinho brasileiro. Foram muitas as passagens do livro que pensei que o autor era louco.Isso mesmo, louco! Tudo é tão comum e tão intenso que pensei que para alguém escrever um romance que narra uma história quase que verossímil, que destaque as doenças e os vícios de nós,seres humanos, com tamanha maestria e simplicidade,tem que ser extremamente louco,insano!!!Os trechos que narram o relacionamento apático de Samantha e Albertino mas que ao mesmo tempo relatam os momentos de intimidade de ambos,me chocaram!!CHOCARAM!!! (Não vou sequer me atrever a citá-los..rss)
Tudo acontece nesse livro.Tudo! Ordem e Progresso é um livro que embarca muitas questões: Nos faz questionar até onde podemos ir para alcançar o Progresso.E que para se chegar a ele,o que somos capazes de fazer para impor a Ordem.Lembremos que,na bandeira do nosso país temos esse emblema.Você já se perguntou o que ele significa? Ao ler esse livro,preste muita atenção na mensagem que ele irá lhe passar.Pois ,por mais óbvia que se pareça ela também é sublinhar. Todas as mazelas da sociedade,o comportamento dissimulado,a arrogância,o comodismo, o “jeitinho brasileiro” nos é colocado de uma maneira muito singular.Para não dizer,especial! Ordem e Progresso é um livro muito intenso,longo(acredito que o autor poderia ter encurtado um pouco a história,mas acredito que talvez isso tenha sido proposital)pois não há como escrever sobre o Brasil de forma simplória. Em muitos momentos, senti raiva,amor,ódio,pena,enfim,tudo ao mesmo por Samantha.Mas,também me peguei me perguntando se não faria o mesmo que ela.
Bem,desculpem-me pela gigantesca resenha,é que é muito difícil escrever sobre algo que confunde nossos sentimentos.Que mexe com nosso brio,nossa moral.Ordem e Progresso é isso,um romance engraçado,intenso e polêmico.Uma visão de um Brasil tão pobre de espírito,tão covarde,tão imundo(no sentido amplo da palavra) e tão rico.É,parece contraditório,não é mesmo!Mas é exatamente assim que deve ser.Rico de belezas naturais,de gente batalhadora,perseverante,alegre,cheio de vida.Um livro para mexer com seu âmago,com sua personalidade.
Foram muitos os trechos que me chamaram a atenção,mas confiram esse em especial que me fez lembrar um poema de Manuel Bandeira - O Bicho.
“João José da Silva Santos apenas abaixou a arma sem jeito, sem tato e tentou entender o que falavam. Mas antes que alguma atitude fosse tomada prontamente, uma leva de seres humanos, ou como as autoridades de farda costumam dizer, “elementos”, também saíam da mata. Sem muito a fazer, o soldado ficou com milhares de pulgas atrás de sua orelha enquanto falava em um telefone via satélite com o seu superior.— General, venha prontamente para cá.— Mas o que está acontecendo aí? São traficantes?— Não, senhor.— São garimpeiros e índios brigando?— Não, senhor.— São empresários do mercado negro? — Não, senhor. É pior. São seres humanos! “
Gostaria muito de agradecer ao Plínio por me fazer sentir tudo isso ao ler esse livro.Tenho tido muita sorte em fazer parcerias com autores tão brilhantes.E já disse "milhões" de vezes, o quanto admiro e apoio a literatura brasileira.Plínio é um desses iluminados que nos presenteiam com uma magnífica literatura.Sobre a edição da editora,alguns pontos comuns a erros de português foram novamente detectados.A Novo Século precisa atentar-se a esse fato que vem se repetindo em obras do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira.Mas,é preciso frisar o talento do autor que escreve tão bem que tais erros passam imperceptíveis.
Enfim, não preciso dizer, mas repetir que todos devem ler Ordem e Progresso. Um livro repleto de mensagens sobre o que somos. Um livro que define muito bem o que entendemos como Ordem e Progresso.
Muito obrigada e leiam esse livro.Vocês irão gostar!
Vamos ler mais autores nacionais. Vamos ler e divulgar a nossa literatura!
33 comentários
É legal quando um livro faz tudo isso conosco.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
olá fofa! Menina que resenha é essa!? Nossa só de ler sua empolgação com o livro me deu vontade de ler. Fiquei super curiosa com o tema e mais ainda por ser o tipo de leitura que dá um sacodi. Vou procurar e com certeza comprar. Adorei. Parabéns pela resenha. Beijos.
ResponderExcluirParabéns pela resenha Zilda! Estou ansiosa para ler Ordem e Progresso! Beijos!
ResponderExcluirGostei muito da resenha e passarei a visitar o blog! Muito interessante, seu trabalho é maravilhoso!
ResponderExcluirOi Zilda!
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Gosto demais quando um livro mexe conosco nessas proporções, e se torna impossível não se estender no assunto!
O autor está de parabéns por ter feito um livro tão questionador e pertubador, no sentido positivo da palavra. É bom perturbar nossa consciência, nos colocar pra pensar!
Beijos!
Literatura brasileira é tudo de bom!
ResponderExcluirUma pena que nem todos conhecem ou pensam assim...
O livro parece ser realmente ótimo, e a capa é linda, linda!
Convido você a participar do nosso amigo secreto!
Clique aqui! | Amigo Secreto
Beijos!
Bia | Blog Livros e Atitudes
Muito bom a resenha, igual vc falou tem muita gente q julga o livro e nao sabe o q está perdendo. Eu amo os autores nacionais;
ResponderExcluirParticipe do sorteio desse livro aki neste blog e no Entre páginas de livros:
http://cacholaliteraria.blogspot.com/2011/10/promocao-02-eu-amo-autores-nacionais.html
Uau, uma mega resenha :D
ResponderExcluirbacana gostei, vejo que gostou bastante! estou com ele aqui *---* agora é esperar uma brecha para lê-lo, estou com uma pilha enorme kkkkk'
Bom, parabéns pela resenha.
Bruno Herbert.'
www.vivendolivros.com.br
Oi Zilda, já tinha ouvido falar deste livro, mas nunca parei para ler uma resenha dele, mas quando li a sua descobri que o livro é ótimo rrs Agora quero ler \o/
ResponderExcluirBjkss
Ká Guimaraes
Uau, esse livro parece ser daqueles que você não dá nada mas acaba se surpreendendo!
ResponderExcluirAdorei tua resenha! Eu mesmo já tinha visto ele mas nunca me interessei.. agora quero ler rs
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirPelo que eu vi este livro parece ser muito bom! Estou curiosa para ler!!
Gostei muito da dica!
bjinhs
Olá, Zilda!!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que vejo uma resenha deste livro e devo dizer que já vou colocá-lo na minha enorme lista de desejados!
Adoro livros que falam sobre a nossa cultura e que mostram a realidade do nosso país e suas mazelas. Deve ser mesmo um livro perturbador e envolvente e espero ter a oportunidade de ler algum dia.
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirÉ ótimo quando um livro nos agrada profundamente e que mexe com os nossos sentimentos não é mesmo?
Achei bem interessante a proposta desse livro, onde o autor faz com que o leitor reflita a respeito do próprio país.
Beijos.
Books e Desenhos
fiquei curiosa ! *-*
ResponderExcluirmuito obrigado por tudo Zilda
ResponderExcluirBem interessante a resenha.
Att
P.P.F. Simões
www.ppfsimoes.com
Hmm parece ser muito interessante mas não é um livro que se encaixa no meu estilo. Otima resenha Zil ")
ResponderExcluirGente, que resenha legal *-*
ResponderExcluirFiquei MEGA empolgada viu?!
Já tô correndo pra colocar na minha listinha!
:*
Mi
Inteiramente Diva
Nossa eu tinha imaginado uma história completamente diferente! E confesso, gostei de estar enganada. Gostei demais da resenha e da verdadeira história do livro. Vou torcer pra ganhar ele na promo *.*
ResponderExcluirBjs
Tati
Coração Literário
Parabéns pela super resenha! Adorei.
ResponderExcluirBeijos,
Nati.
http://meninadelivro.blogspot.com/
Ei, Zilda! Eu conhecia o livro, mas não sabia exatamente do que ele tratava! Parece bem legal!
ResponderExcluirVou procurar para ler, pode deixar!
Só essa capa... Uhm... Não gostei muito não! É bem sugestiva e tal, mas...
Enfim... Ótima resenha!
Bjinhos,
Náh - @lerdormircomer
Parabéns pela resenha! Está muito boa! Por uma sinopse que eu havia lido por aí á tinha me interessado pelo livro e agora que li sua resenha fiquei mais interessado!
ResponderExcluirAtenciosamente,
Mateus Noremberg - Livros Preciosos
CLINDO O THEME ZILDA !
ResponderExcluirentão. Esse livro é delicadérrimo, eu achei, a capa nao mostra nem 1 por cento do livro. Não posso dizer mais nada.
Otima Resenha
Matheus
Livros E Biscoito
Achei a resenha muito bacana,
ResponderExcluirrealemente chama a atenção.
o livro parece muito legal.
:D
beijos!
own Zilda adorei a sua resenha ! Já ouvi falar super bem desse livro e estou super curiosa para ler ele :} rsrs'.
ResponderExcluirA Novo Século tem uma correção horrível mesmo ;s , todos os livros que li de lá tem erros ortográficos ;s, o que chega até a ser meio embaraçoso, já que é uma editora tão grande e importante '-' . Mas enfim, o que conta mesmo é o talento dos autores :3 .
Você está super certa temos mesmo que ler e ajudar a divulgar a literatura nacional \õ/ .
Bjim,
Cantinho de uma garota
Olá!
ResponderExcluirSua resenha está excelente! É admirável a paixão com que fala sobre o livro e a indignação que demostra, pois atualmente muitas pessoas perderam a capacidade de se indignar, tudo passa a ser comum, normal, cotidiano, e as pessoas fecham os os olhos, fingem não ver, ou pior, se calam.
Para ser ,bem sincera, esse não é o
tipo de literatura que realmente m,e atrai. Não que eu esteja desinteressada pelos problemas de nosso país, na verdade da humanidade. Sei que o que falo agora pode parecer um pouco paradoxal em relação a minhas palavras anteriores, mas a verdade é que a maioria de nós, brasileiros, quando temos algum tipo de iniciativa em relação a situação calamitosa em que vivemos, ela se resume apenas a palavras, e acho que já está mais do que na hora de as pessoas agirem (e falo isso também por mim ^^)... pois infelizmente sei que até falar não está sendo fácil hoje em dia, mas agir é o que nos flata.
Parabéns pela resenha, muito boa, muito bem escrita! :)
Oi Zilda!
ResponderExcluirArrasou na resenha! Me deu uma baita vontade de ler...
Tbm fiquei com medo quando via a capa, mas você me fez mudar de ideia..rsrss...
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros
Ammigaaa.. que livro hein..
ResponderExcluirE eu gosto de livros que ao parar de ler fico tempo refletindo sobre ele... bem isso né.
Bein... talvez eu ganhe né..heheh
Beijosss flor
http://penseiraliteraria.blogspot.com/
Amiga, este livro fez isso tudo em você? kkkkk
ResponderExcluirPosso te confessar que a capa não é atrativa, mas parece que o conteúdo compensa não é?
Que boa leitura você fez, gostei muito viu?
Te adoro bjs *-*
Super gostei da resenha, quando olhei para a capa desse livro no seu vídeo não gostei muito, mas pela resenha gostei e leria com muito prazer, fiquei com vontadee de ler só por causa da sua mega empolgação. Gostei da resenha amiga, parabéns, soube mostrar direitinho o que sentiu com a história.
ResponderExcluirBeijão miga!
Oi amiga!
ResponderExcluirAinda não li esse livro e nem conhecia esse autor e confessor que visse o livro numa livraria a capa nem me chamaria atenção, mas depois de ler essa sua resenha um certo interesse por ele despertou em mim.
Sem contar o que você disse sobre como ele mexeu com você! Adoro livros assim, que fazem a gente chorar, gritar... rir! É isso que falta em alguns livros, é horrível quando você lê um livro, ele acaba e fica aquela coisa de "nossa, é isso?".
Beijinhos.
Marcella Jordanna - Letras de Chá
http://letrasdecha.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluirAcho que eu teria/ tive o mesmo pre-julgamento só de olhar pra capa, ams agora acho que vou procurar esse livro pra ler *-*.
Samantha Monteiro
Word in My Bag
Ótima resenha!
ResponderExcluirPra falar a verdade, faz tempo que não leio um livro nacional, preciso ler! É tão bom quando a gente gosta tanto assim de um livro né? huash
Parabéns ao Plínio pelo livro!
Beijos
Wallace- ecolivros.com.br
De verdade, eu não achava que esse livro pudesse ser tãããão bom!!
ResponderExcluirAgora que li a resenha tenho certeza que pré julguei mesmo, e fui injusta!!! Que arrependimento!!
A resenha está maravilhosa, e o livro deve ser com certeza muito bom!!
Obrigada pela escrita!!
bjkasss
Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.