Uma dose diária de Martha

by - quinta-feira, dezembro 15, 2011

" Existe uma sensível diferença entre gostar de ler e gostar de livros. Muitos dos que se incluem no primeiro grupo leem apenas revistas, manuais de instruções, outdoors, bulas de remédio, encartes de discos, volantes distribuídos em sinaleiras e um que outro best-seller, tudo em nome da informação. 




Nada contra, antes isso do que ser analfabeto. E há os fanáticos. Aqueles que têm com o livro uma relação íntima, quase religiosa, e que não deixam para abri-lo só quando a TV está estragada. Eu, por exemplo, gosto do cheiro dos livros. Gosto de interromper a leitura num trecho especialmente bonito e encostá-lo contra o peito, fechado, enquanto penso no que foi lido. Depois reabro e continuo a viagem. Gosto de sublinhar as passagens mais tocantes. Gosto do barulho das páginas sendo folheadas. Gosto das marcas de velhice que o livro vai ganhando: orelhas retorcidas, a lombada descascando, o volume ficando meio ondulado com o manuseio. Tem gente que diz que uma casa sem cortinas é uma casa nua. Eu penso o mesmo de uma casa sem livros. É como se fosse habitada por pessoas sem imaginação, que não têm histórias para contar. Prefiro casas assombradas pelos fantasmas de Virginia Woolf, Monteiro Lobato, Dorothy Parker..."

Você pode gostar disso também

43 comentários

  1. Lara Emerich Machado Veloso15 de dezembro de 2011 às 23:11

    Achei o máximo! 

    Concordo plenamente...
    Uma casa sem livros é como uma casa nua :DPor isso, (futuramente, qd estiver morando sozinha), vou ter uma biblioteca em casa *-*Beijos, http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que, as pessoas estão perdendo o hábito da leitura, sabe? Antigamente a leitura era um hábito de toda a família, não do Pai lendo o jornal da manhã, ou a menina da casa.

    Temos que resgatar essa cultura, imediatamente, já!

    ResponderExcluir
  3. Bom pensamento. Acho o mesmo. Eu, por exemplo, não consigo me imaginar sem os livros. Abração.

    http://obcecadosporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh Ler....
    A maravilha para todas nós!
    Mto bom o post, parabéns! :)

    Laila - Blog do Livro

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de ler livros e mangás... é tããããão bom... *_*

    ResponderExcluir
  6. AMEI!!! Amo Martha, e tudo q ela escreve..
    Adorei a nova "capa" do blog *=
    Beijos!!
    Welen Medeiros
    obs.: parece q aprendi a comentar,rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Adoro a Martha, ela escreve muito bem! Adorei o post flor!

    beijos s2

    ResponderExcluir
  8. Penso do mesmo jeito Zi, eu quando fico apaixonado pelo livro fico meio que bobo... Ainda falo com ele, abraço ele, mas depois pego e fico olhando pra ele, e entro nele... Fico me imaginando se algum personagem está me espiando, ou se eu estou invisível na história, a imaginação vai além, por isso adoro ler livros, eu começo a imaginar coisas, e as pessoas costumam me rotular de louco! 

    leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  9. Sheyla Valença Xavier16 de dezembro de 2011 às 00:17

    Zilda
    Realmente, parar de ler e encostá-lo no peito, relembrando trecho que leu, não tem preço!!! Pena que ando apenas lendo livros de direito.. rsrs O post tá perfeito!!
    bjinhosss

    ResponderExcluir
  10. "Eu penso o mesmo de uma casa sem livros. É como se fosse habitada por pessoas sem imaginação, que não têm histórias para contar."

    Ótima frase, realmente, é como se o morador não tivesse aquela criança que bate dentro de si nos momentos de imaginação e viajem mesmo que num livro não tão fantástico!Eu gosto de ler e de livros rsrs'Bruno Herbert.'
    www.vivendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  11. Alô, Zilda. É um prazer tê-la como seguidora do Mil Maneiras.Agradeço os elogios a ele em seu comentário. Também já sou sua seguidora. Até breve, quando irei me deliciar com seus posts.

    ResponderExcluir
  12. Rosana Soares Galvão Dias16 de dezembro de 2011 às 03:30

    Tenho que admitir que ultimamente tem lido muito pouco,preciso corrigir isso meu marido mim cobrar isso direto.

    Linda estou te seguindo passa no meu blog e mim segue também,será uma honra ter vc como seguidorahttp:cadacabelosentenca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. ...mas ler é exatamente isso, viajar (seja através de um livro revista, etc.). Entendi a visão que você quer passar e concordo parcialmente...rs. 
    Enfim, leitura é tudo de bom (amei a imagem, tudo haver... parabéns!).
    Att.,
    Luks 

    ResponderExcluir
  14. Oi Zilda!!
    Adorei o texto! Concordo com a Martha Medeiros!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Ler é cultura desde de sempre .
    Concordo com sua mensagem um livro é o melhor amigo.
    Quando estou lendo um livro gosto de estar sozinha em total silencio..
    Obrigada pela sua visita estou seguindo seus blogs.
    Beijos lindo final de semana.
    Evanir

    ResponderExcluir
  16. Ler é cultura desde de sempre .
    Concordo com sua mensagem um livro é o melhor amigo.
    Quando estou lendo um livro gosto de estar sozinha em total silencio..
    Obrigada pela sua visita estou seguindo seus blogs.
    Beijos lindo final de semana.
    Evanir

    ResponderExcluir
  17. "Gosto de interromper a leitura num trecho especialmente bonito e encostá-lo contra o peito, fechado, enquanto penso no que foi lido. Depois reabro e continuo a viagem. Gosto de sublinhar as passagens mais tocantes. Gosto do barulho das páginas sendo folheadas."Acho que todos os amantes de livros tem o mesmo gosto!!! \o/

    ResponderExcluir
  18. Ah, a minha casa está cheia de fantasmas. Inclusive um meu.
    FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia. Quria te agradecer a visita.
    Fantasmas com esse nível, eu adoraria que morassem lá em casa (risos).
    Me identifiquei muito com o texto, me tocou bastante.
    "Gosto
    de interromper a leitura num trecho especialmente bonito e encostá-lo
    contra o peito, fechado, enquanto penso no que foi lido. Depois reabro e
    continuo a viagem." - faço exatamente isso.=DTenha um belo dia.Eu seu Lar

    ResponderExcluir
  20. Adorei o texto e concordo com a Martha, quem ama livros adora o cheiro das folhas, de pegar no livro, de cuidar, de ler sofregamente... Amo livros
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  21. Muitos não sabem comprar e também não sabem a diferença, que é grande. Mas basta a cada um ter o seu jeito de ver, não é mesmo?

    Espero a sua visitinha no meu blog,

    Beijos,
    http://paraisodemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Seu blog tá cada dia mais bonito e mais legal, parabéns querida =)

    ResponderExcluir
  23. Ah adoro os textos da Martha sempre sábias palavras *-*

    Sou como ela gosto do cheiro do livro =D 
    Te adoro flor *-*
    Mari

    ResponderExcluir
  24. Adorei o texto,também adoro cheiro de livro,e sou meio fanática para livros,acho que se tenho vícios seria o blog e livros!
    Sou a antiga caahwolf.blogspot.com/ ocorreu um erro com esse blog então criei esse wolftheideia.blogspot.com/ mas já estou seguindo Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi adorei teu blog. Passando tb para agradecer a visitinha e te seguir . Bjus 

    http://betysaj.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  26. Oi Amiga!
    Bem vc sabe que eu adoro a Martha!
    Adorei este texto e diz muito do que eu gosto! Adoro sentir o cheiro do livro novo, muito bom! Não sei como eu seria sem os livros, acho que não seira eu!

    Bjinhs!!
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi menina, sou como você, adoro o cheiro dos livros e cada leitura é uma viagem nova e empolgante que faço. Com os livros tenho uma relação de carinho e amizade. Sou tão apegada, que tenho ciúmes dos meu livros...

    ResponderExcluir
  28. Lindo!!
    O sentimento de quem é apaixonado por literatura é bem esse mesmo.
    Beijos
    http://giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Bruna Rodrigues dos Santos16 de dezembro de 2011 às 16:22

    Lindo,amei! Sinto exatamente a mesma coisa.
    Descreveu muito bem como é amar os livros.

    http://fleurdylis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo post! Realmente há uma grande diferença entre ler algo e ler LIVROS!
    Beijinhus... www.robertamaquiagens.blogspot.com@roohmake 

    ResponderExcluir
  31. Muito bom o texto ") Eu amo livros hahah

    ResponderExcluir
  32. Amei... também penso que uma casa sem livros é uma casa nua. Ela me fez lembrar agora de Dorothy Parker e seu humor ácido! Que saudade de um clássico :)
    Adorei esse post!

    Bjs
    Tati
    http://coracaoliterario.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  33. Oi Florzinha!!

    Uma gracinha seu canto viu!!

    Ah tem SORTEIOS no meu blog viu, dá uma passadinha por lá e participe amada!!

    Ótimo final de semana

    Beijinhos e fique com Deus

    www.ohlouka.com

    ResponderExcluir
  34. Eu tb adoro ler e sempre que tenho um tempinho livre estou lendo algum livro. A sensação que a leitura proporciona é fantástica, a imaginação flui, não existe explicação, só quem gosta entende!  Adorei o seu blog, não o conhecia.

    Já virei seguidora através do twitter, estou com algum problema no navegador que não consegue seguir através do google.
    Bjs
    Cajumila 
    http://cajumila.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Lindo esse post!
    Seu blog é mesmo muito massa!
    Obrigada pela visita no meu <> e pelos elogios.
    Há outro blog no qual eu post coisas mais inclinadas para o seguimento do seu, o <>, se puder fazer uma visitinha será muito bem vinda. Estou seguindo o seu, comcerteza, e pretendo voltar para conferir novos posts.
    Sucesso e um abraço!

    Jacilene Silva (@jacilene_sil)

    ResponderExcluir
  36. Olá querida! =)
    Vim agradecer pelo teu comantario no meu blog, super querida tuu ! =')
    O teu cantinho é lindo mesmo, ja me tornei seguidora, eu tambem ADORO ler ! ! ! <3 *-*



    Beijoqiinhasss

    Caty<3

    ResponderExcluir
  37. Ai amiga, finalmente alguém entendeu a minha loucura!!!!!
    É isso aí!!

    bjkasssssss

    ResponderExcluir
  38. Jayane Fereguetti de Oliveira20 de dezembro de 2011 às 13:02

    Eu tenho uma paixão por livros. Mas não pode ser em versão digital. Eu tenho que sentir a textura do papel, da capa. Tenho que pode deixar ele a vista na minha escrivaninha. Não para mostrar para alguém. Eu acho que é uma coisa psicológica. 

    ResponderExcluir
  39. Que texto lindo!
    Acho que os verdadeiros amantes dos livros são os que realmente acham que qualquer hora é uma boa hora para leitura!

    beijo!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  40. Poxa, a Martha arrasou! Adoro seus textos!
    É, existe esta diferença mesmo. Eu adoro ler, e amo colecionar os livros. Todos bonitinhos... na minha estante. Ah! *-*
    Haha, adorei este texto!
    Bjs, Lucas
    http://livrosfilmeseconversafiada.blogspot.com :D

    ResponderExcluir
  41. Martha Medeiros é uma ícone da literatura Brasileira. Por duas vezes, quase comprei o "Feliz por nada", e na última optei por "O semeador de idéias", do Augusto Cury. Continuo amando a escrita dela. :) 

    Beijão. Raíssa [www.smileonly-now.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  42. Adorei esse assunto sobre os livros!Foi perfeito!Realmente são assim as pessoas que tem contato com os livros.No modo ter a leitura é obrigação.No modo ser é puro dever.A leitura acontece não só na cabeça ,mas também no ser por completo
    Os verdadeiros amantes do livro percebem nele uma verdadeira extenção humana 

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.