|Resenha| O Rosto que Precede o Sonho - Mauricio Gomyde

by - terça-feira, novembro 27, 2012


Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam… Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente…


Acompanho o trabalho do Mauricio já faz algum tempo e assim que tive conhecimento de que ele estava produzindo um novo livro simplesmente enlouqueci. Quem já teve oportunidade de ler algum de seus livros sabe muito bem do que estou falando. Tive a oportunidade de resenhar Ainda não te disse nada e fiquei encantada com sua narrativa. Mauricio é um mestre. Escreve maravilhosamente bem, isso é incontestável. Em O Rosto que Precede o Sonho ele se supera. Rompe todas as barreiras da perfeição. Sei que pode parecer muita tietagem da minha parte, mas é que nada que eu escreva será o suficiente para mensurar a qualidade do seu último trabalho. 

Em O Rosto que Precede o Sonho conhecemos o músico Tomas Ventura. Tomas é conhecido por compor lindas trilhas sonoras para filmes. Apesar de todo reconhecimento e glamour que cerca a vida profissional de Tomas, ele não vislumbra ser um cara rico e famoso. Pelo contrário, o que Tomas realmente deseja é encontrar "A" mulher para viver um grande amor. A bordo de seu barco e na companhia do violão e dos clássicos discos de vinil, Tomas passa grande parte do seu tempo compondo e admirando a natureza que o cerca. 

Sempre focado em seu trabalho Tomas não tem muito tempo para se dedicar aos seus relacionamentos, por isso, a probabilidade de ser trocado por alguém é inevitável. É exatamente isso que acontece. Após ser traído e abandonado por sua atual namorada, nada melhor que a companhia de Benjamim, seu melhor amigo para desafogar as mágoas. Mas Tomas não ficará triste por muito tempo. Um encontro inesperado e corriqueiro acontece e Tomas conhece "A" mulher: Aurora. 

O primeiro encontro do casal ocorre no café de Benjamim e após uma disputa por discos de rock que estão à venda no bar o destino se encarrega de separá-los. Daí por diante Tomas não consegue esquecer mais Aurora e fará de tudo para encontrá-la. Até o momento você pode imaginar que nada de diferente possa acontecer. Não se engane! É neste momento que Mauricio começa a desenrolar uma comovente história de amor. 

A música está presente durante toda a narrativa. Fãs de rock vão se esbaldar com tantas referências e citações utilizadas pelo autor para compor o universo de Tomas Ventura. Mauricio também é músico e utilizou de todo seu conhecimento musical para compor o personagem. 

Entre tantas mensagens o livro fala sobre a força que o destino exerce sobre cada um. Nada do que ocorre em nossas vidas trata-se de mera coincidência. E Mauricio soube transmitir isso naturalmente. Outro ponto forte da história são as inúmeras colocações sobre o que desejar da vida, de como aproveitá-la, como desfrutar cada momento ao lado da pessoa que amamos. O que realmente importa? O Rosto que Precede o Sonho é um livro emocionante. A leitura é tão gostosa que por diversos momentos me peguei soletrando as palavras para adiar o fim da leitura. 

A linguagem do livro é de fácil compreensão assim como nos demais livros do autor. A leitura flui naturalmente e sem complexidades. Os diálogos são bem construídos e estruturados. 

O Rosto que Precede o Sonho é sem sombra de dúvidas o melhor livro do Mauricio. Ele soube construir uma história fascinante onde todos os sentimentos foram inseridos na medida certa. Sem exagerar no dramalhão, Mauricio emociona o leitor e desbanca Tio Sparks facilmente. É isso mesmo, meu povo! Deixa o tiozinho no chinelo. Nada de previsibilidade e morte anunciada. Mauricio desenvolve uma história que articula humor e drama na medida certa. A maneira como ele descreve cada um de seus personagens com tanta sensibilidade é comovente. Não há como não se apaixonar. 

Em relação ao trabalho gráfico não tenho nem o que dizer. Não sei o motivo pelo qual Mauricio ainda continua publicando seus livros de forma independente. Apesar de seus livros serem independentes todos são muito bem diagramados, revisados e possuem um belíssimo trabalho gráfico. Mais uma prova do talento e compromisso do autor com cada um de seus leitores. 

O final do livro é de dilacerar qualquer coração. O livro é lindo. Do início ao fim. Recomendo não só a leitura do livro em questão como indico todos os demais livros do autor. E preparem-se! Mauricio anunciou durante a semana em sua página no facebook que teve “O” insight. Mais uma obra-prima começa a ser desenvolvida. Ano que vem os leitores poderão continuar a se emocionar com mais uma de suas lindas histórias. Começo a contar a partir de agora os instantes para conhecer o seu novo projeto. 

Leia O Rosto que Precede o Sonho e simplesmente, apaixone-se! Mauricio Gomyde é o cara!


FICHA TÉCNICA
Título: O Rosto que Precede o Sonho
Autor: Mauricio Gomyde
Páginas: 176
Editora: Porto71
Acesse o site do autor e conheça seus trabalhos.

Siga e acompanhe Mauricio Gomyde nas redes:

Você pode gostar disso também

13 comentários

  1. Que linda resenha Zildaaaaaaaaaaaa. Vim aqui correndo pra saber o que voc

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler um livro dele, todo mundo fala muito bem :3

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Zilda!
    Essa foi uma resenha passional, sem dúvida!
    Quero muito conhecer o trabalho do autor.
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  4. Olá, zilda!!

    recebi por esses dias os três livros do maurício e estou louca para lê-los, eles estão como mais cotados para as férias. -rs

    Beijos,Samantha MonteiroWord In My Baghttp://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Zilda,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei demais, aliás todos os livros dele são ótimos....e concordo com você ele é o cara...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


     

    ResponderExcluir
  6. Oi Zilda!
    É a primeira resenha que leio desse livro, e parece ser muito bom.
    Fiquei com vontade de ler. Haha

    BjOhttp://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. GabrielaLaganowskiReis27 de novembro de 2012 às 17:37

    Nunca li nada sobre esse autor, nem mesmo resenha... E com tanto elogios e o comentário de que deixa Sparks no chinelo terei de ler... Além do mais é romance, coisa que gosto muito. Parece ser minha cara!!! Pra lista...

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa senhora, que resenha perfeita, se como diz o livro é perfeito essa resenha ficou demais, enlouquecida para ler o livro. E caramba eles desbanca o Sparks sinto que essa história é sensacional. Amiga me deixou doida aqui.
    Beijokas elis! - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Zilda! Estou ansiosa para ler O Rosto que Precede o Sonho! Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li nada do autor, e não sei se ele ainda aceita parcerias, já que devem haver milhares de pedidos! Eu não acredito em destino, mas gostaria de ler o livro sem compromisso.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,

    Bom sei que já sabe o que achei do livro, mas acredita que só de ler sua resenha comecei a relembra e fiquei com lágrimas nos olhos, realmente o Mauricio soube dosa os sentimentos explorados na medida certa.

    Amei o livro tambem.

    Beijos

    http://marifriend.blogspot.com.br/2012/11/minha-opiniao-nunca-diga-adeus.html

    ResponderExcluir
  12. Vou dizer a mesma coisa que disse em outro blog, pois esse livro é inexplicável, me deixou, tipo: que livro foda!!

    Quando eu li eu devorei o livro, terminei querendo mais, tive ressaca literária de tão bom que o livro é, um dos melhores que eu já li também, tem uma narrativa incrível e leve. O autor é fera. Gostei muito da sua resenha, não vejo a hora de ler o Mundo de vidro dele, o único que eu ainda não li.



    Abraços ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá Zilda, tudo bem? Caraca que resenha perfeita, por usa causa fiquei doida para ler o livro, ainda mais depois q disse q ele desbanca o "Tio Sparks", meu Deus o mundo precisa conhecer Maurício....quero muitooooo ler, e espero em breve conhecer o autor, ainda não li nenhum dele...Zilda vc escreve mto bem parabéns...


    BjOs!!!


    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.